PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar
Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 2 Capítulo 4 – Projeto de Pesquisa Explicativa
Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 3 Conceito de causalidade. Critérios para inferir relações de causalidade: Variação concomitante. Ordem de ocorrência das variáveis no tempo. Eliminação de outros fatores. Experimentação Uso de projetos de pesquisas experimentais em marketing. Projeto de pesquisa explicativa
Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 4 Experimentação: Laboratório. Campo. Teste de Marketing. Métodos da pesquisa explicativa (causal) Projeto de pesquisa explicativa
Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 5 Definições e conceitos Experimento. Variáveis independentes (ou tratamentos). Variáveis dependentes. Variáveis estranhas. Unidades de testes (ou experimentais). Grupo experimental. Grupo de controle. Projeto experimental. Projeto de pesquisa explicativa
Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 6 Simbologia adotada em projetos experimentais SímboloSignificado X Representa que uma unidade de teste, ou um grupo experimental, foi exposto a um tratamento cujo efeito sobre a variável dependente deverá ser determinado. O Representa que uma média da variável dependente na unidade de teste foi tirada ou observada. R Significa que os indivíduos foram distribuídos pelos grupos de forma probabilística, e que cada grupo foi também probabilisticamente determinado para receber diferentes tratamentos. Observações : Todos os símbolos situados em uma mesma linha referem-se ao mesmo grupo ou unidade de teste. Todos os símbolos situados em uma mesma vertical referem-se ao mesmo período de tempo. O acompanhamento do experimento no tempo é feito pela leitura dos símbolos da esquerda para a direita. Projeto de pesquisa explicativa
Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 7 Projeto experimental GE R O 1 X O 2 O 2 O 1 O 1 Antes-depois sem grupo de controle (GC) Projeto de pesquisa explicativa Sendo d = efeito observado d =
Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 8 Projeto Experimental GE R O 1 x O 2 O 2 - O 1 O 1 GC R O 3 - O 4 O 3 - O 4 O 3 O 2 - O 1 - O 3 - O 4 O 1 O 3 Antes-depois com grupo de controle (GC) Projeto de pesquisa explicativa d 2 = d 1 = d real =
Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 9 Teste de marketing Segundo Achenbaum (1974): Teste de marketing um experimento controlado, realizado numa limitada, mas cuidadosamente selecionada parte de um mercado, cujo objetivo é o de prever as conseqüências sobre as vendas ou sobre os lucros, tanto em termos absolutos quanto relativos, de uma ou mais ações de marketing propostas. Projeto de pesquisa explicativa