Educação a DistânciaEducação a Distância Cursos:Cursos: Devem ter metas realísticas que os estudantes consigam atingir; Devem ter metas realísticas que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
FACULDADE METROPOLITANA
O ESDE COM QUALIDADE.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
  Ana Carolina Castelli da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Como capacitar nossos colaboradores com sucesso, usando tecnologia
Desafios e oportunidades do EAD
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO
Escolhendo o nosso Futuro
Pibid Discente bolsista Ana Cristina O Linhares Supervisora: Maria Aparecida Coordenador: prof. George Pinto.
Propostas de layout Modelo 1
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Educação Continuada à Distância, um Estudo de Caso
Educação a DistânciaEducação a Distância Cursos:Cursos: Devem ter metas realísticas que os estudantes consigam atingir. Devem ter metas realísticas que.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)
Metodologia de Ensino e Extensão
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Novos Modelos de Empresa Graduação através do ensino pela Internet para as classes C e D da cidade de Belém (PA) Alexandre Rodrigues Duarte Angélico Erika.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Gerenciamento de e-Learning com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC Universidade de São Paulo – USP Apoio: Dilvan de Abreu Moreira,
AgentsResearch.com Ferramenta para Gerenciamento de Cursos via Internet Elaine Quintino da Silva Dilvan de Abreu Moreira
Pedro Moises de Sousa 1 ; Róger Araujo Magalhães 2 ; O USO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 1 – Mestre em Ciências da Computação; Docente.
Novos Modelos de Empresa
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
CURSO - LIVRO DIGITAL.
Universidade Corporativa Procenge
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
Um Ambiente baseado na Web 2.0 para Educação Médica Construtivista Luiz Henrique Zambom Santana Wanderley Lopes de Souza Antonio Francisco do Prado.
Soluções para universidades corporativas
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Desenvolvedora: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Educação a DistânciaEducação a Distância Cursos:Cursos: Devem ter metas realísticas que os estudantes consigam atingir; Devem ter metas realísticas que os estudantes consigam atingir; Devem estabelecer práticas colaborativas necessárias para a negociação com problemas complexos;Devem estabelecer práticas colaborativas necessárias para a negociação com problemas complexos; Os problemas devem ser semelhantes aos quais os estudantes irão se confrontar ao longo de suas carreiras. Os problemas devem ser semelhantes aos quais os estudantes irão se confrontar ao longo de suas carreiras. Estudantes:Estudantes: Devem se engajar em um aprendizado autônomo. Devem se engajar em um aprendizado autônomo. A missão da Universidade no novo milênio :A missão da Universidade no novo milênio : Assumir uma linha progressista; Assumir uma linha progressista; Incentivar o aprendizado não formal; Incentivar o aprendizado não formal; Se adequar às necessidades atuais e futuras de seus alunos; Se adequar às necessidades atuais e futuras de seus alunos; Usar programas de educação continuada, com o amplo uso da Internet e da tecnologia, sem deixar de lado os aspectos pedagógicos. Usar programas de educação continuada, com o amplo uso da Internet e da tecnologia, sem deixar de lado os aspectos pedagógicos. Caráter construcionista do uso da Internet na educação à distância:Caráter construcionista do uso da Internet na educação à distância: Não é uma simples transmissão de conhecimento; Não é uma simples transmissão de conhecimento; Interação  construção; Interação  construção; Ênfase na aprendizagem e não no oferecimento de informação apenas; Ênfase na aprendizagem e não no oferecimento de informação apenas; Prepara o aluno para uma sociedade ‘baseada no conhecimento’. Prepara o aluno para uma sociedade ‘baseada no conhecimento’. MotivaçõesMotivações Variedade de tendências educacionais; Variedade de tendências educacionais; Variedade de ferramentas para o ensino a distância; Variedade de ferramentas para o ensino a distância; Necessidade de projetos que contemplem a educação cooperativa; Necessidade de projetos que contemplem a educação cooperativa; Internet: revelou uma nova sociedade: Internet: revelou uma nova sociedade: Política, econômica, ideológica; Política, econômica, ideológica; Novas mídias, novas tecnologiasinterativas e cooperativas. Novas mídias, novas tecnologiasinterativas e cooperativas. Vanderley Flor da Rosa - CEFET-PR Dilvan de Abreu Moreira - ICMC-USP Educação continuada à distância na Internet. Utilizando ferramentas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa (WebCoM): implantação, coleta de dados e análise de um curso aberto na Internet, gerando certificação aos participantes (principalmente egressos e profissionais de Informática e Engenharia), sobre o tema: Distributed Programing Using Java. COMDEX Sucesu-SP`2000 Etapas Timeline Atividades Interessados candidatam-se Candidatos Aceitos Assignments - Projetos - Trabalhos postados - Deadline p/ entrega Review - Correção e Crítica - Interação Test Discussão Certificação Alunos com rendimento satisfatório - Interação Início Fim ela do Webcom (review) Fig. 2 -T ela do Webcom (review) Grupo de pesquisa no ICMC possui vários Cursos (presenciais) disponíveis na Internet: Sistemas Operacionais (para pós- graduação), Sistemas Operacionais II, Programação Orientada a Objetos, Introdução à Eletricidade para Computação, Microprocessadores, e Programação Distribuída Usando Java (primeiro curso à distância o ICMC/USP) Educação à Distância na Internet Fig. 1 - Desenvolvimento do curso em ordem cronológica WebCoM - Ferramentas para Gerenciamento de Cursos na Internet Visam automatizar a tarefa de gerenciamento de cursos no ambiente WWW; Reserva espaços no disco para acomodação dos trabalhos a serem postados pelos alunos; Criam entradas na base de dados para gerenciamento; Serviços: –informes sobre calendário, programa e conteúdo das aulas, bibliografia, ferramentas administrativas e de apoio:News Groups, FTP; –Atividades: Assignments, Reports, Tests. O Curso e o WebCoM: Uso “à distância” (não presencial); Detecção e correção de bugs; Verificação da usabilidade (do ponto de vista do usuário) –Os usuários estão conseguindo usar ? »(com um mínimo de ajuda); –São suficientes para o gerenciamento? »É necessário intervir manualmente nos diretórios ou na base de dados ? Depuração. Avaliação do WebCoM pelos participantes do curso: Corretitude: 8,5 Confiabilidade: 8,1 Eficiência: 8,6 Integridade: 9,2 Usabilidade: 8,3 Acurácia: 8,5 Eficiência de execução: 7,1 Generalidade: 8,5 Instrumentação: 7,4 Operabilidade: 9,2 Segurança: 9,4 Treinamento: 7,2 Desempenho: 7,0 Alguns Dados Obtidos do Curso: Requisitos: conhecer inglês (somente o áudio em português); não ser iniciante em informática, ser programador em pelo menos uma linguagem de programação;Requisitos: conhecer inglês (somente o áudio em português); não ser iniciante em informática, ser programador em pelo menos uma linguagem de programação; Duração: 4 meses. Início: 3/Set/2000 – término: 16/Dez/2000 (avaliação final presencial no ICMC-USP). 07/Mar/2001: avaliação para alunos de graduação do ICMC;Duração: 4 meses. Início: 3/Set/2000 – término: 16/Dez/2000 (avaliação final presencial no ICMC-USP). 07/Mar/2001: avaliação para alunos de graduação do ICMC; Projeto pioneiro na modalidade a distância no ICMC/USP, este foi um trabalho multidisciplinar: Educação, Informática, Psicologia, etc.Projeto pioneiro na modalidade a distância no ICMC/USP, este foi um trabalho multidisciplinar: Educação, Informática, Psicologia, etc. ICMC/USP CEFET-PR / UNED-CPCAPES COMDEX 2001