Sistema de Gestão da Qualidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
Advertisements

PROGRAMA 10 S.
Prof. Edson Costa Aildefonso
5's Os Passos do.
O QUE É PROGRAMA 5 S? 5 SENSOS ( 5 S)
A ADMINISTRAÇAO JAPONESA – Filosofia da qualidade total
Método "5s".
Metodologia e Ferramentas para a Melhoria da Qualidade
Programa 5S Housekeeping.
5S (House Keeping) Fabiola Andrea Cucit Dutka Flavia Vieira Pinto
5S JEFFERSON BUENO.
5S QUALIDADE DE VIDA!!!.
Qualidade e Produtividade
Transformando o ambiente das organizações e a atitude das pessoas
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
PROGRAMA.
PROGRAMA 5S “Sempre é hora de arrumar.”.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
TÉCNICAS DE QUALIDADE E
TOCA ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS
5S´s - CONCEITOS PARA REVOLUCIONAR O GERENCIAMENTO
Edson Santos 03 de Outubro de 2012
Metodologia dos 5s.
5 Ss Por Carlos Reis.
8 - Práticas básicas da Manutenção Moderna
5 S A BASE PARA A QUALIDADE TOTAL
“Pode-se começar varrendo” Kaoru Ishikawa
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
O início de uma grande mudança
O QUE É 5 S? 5S é uma metodologia utilizada para melhorar a organização dos ambientes de trabalho. Promove integração entre colaboradores e mudança de.
PROGRAMA.
por Paulo Roberto Gil Cavina
Método 5 S's Seiri Seiso Seiton 5S´s Seiketsu Shitsuke.
História Conceito Total Profit Management
Os cinco sensos (5S) Aureliano Magalhães Franklin Lima Isaias Santos Poliana Ferreira Rodolfo Queirós Instituto Federal da Bahia Departamento.
5S´s Conceitos para Revolucionar o Gerenciamento
Projeto Esperança Cintia Dener Juari Marcela
5S QUALIDADE DE VIDA!!!.
M&M – Assessoria Técnica para confecções
Lavratti.com Slide 1/4 Laboratório de Gestão II Kaizen Kaizen significa mudar para ficar melhor. Os principais elementos são: a)Qualidade; b)Esforço; c)Vontade.
TREINAMENTO – TODAS AS ÁREAS
Os 5 Sensos da Qualidade.
Gestão da Qualidade.
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
5S’s Princípios e regras.
“Somos o que repetidamente fazemos
Programa de 5S.
Programa 5S.
Programa 5S Centro universitário Municipal de São José
Gestão da Qualidade em Serviços
5S's DA QUALIDADE EM BUSCA DA ISO
PROGRAMA.
Programa 5 “S” A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será.
NOS CANTEIROS DAS OBRAS
O Enfoque básico desta metodologia é a qualidade de vida das pessoas no ambiente de trabalho que permite maior produtividade com qualidade. A representação.
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
Princípio no.12: Seja consciência em ação. Ser exemplo. Estar consciente.
Vai mudar muita coisa nesta empresa!!!
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
5S ‘‘Um bom ambiente depende da gente’'
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
Workshop 5S.
5 S.
OS 8 S – OITO SENSOS DA QUALIDADE
Conceitos Estratégias
O NOSSO FOCO ESTÁ ONDE VOCÊ PRECISA: EM SUA EMPRESA.
PROGRAMA 5S.
Programa 5’S Stahl Brasil. 2 Dia “D” O que não é Dia do Faxinão Dia do descarte Dia do bota fora Festa do 5S’s O que é É um conjunto de ações que se criam.
ISO 9001:2000
Transcrição da apresentação:

Sistema de Gestão da Qualidade

Por que SISTEMA de Gestão?

Sistema do Corpo Humano

Empresa como Sistema

O que é Qualidade?

“ CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE UM PRODUTO / SERVIÇO QUE EM CONFORMIDADE COM AS ESPECIFICAÇÕES, ATENDEM E POR VEZES SUPERAM AS EXPECTATIVAS E ANSEIOS DO CLIENTE ”

O que é ISO? - Organização não governamental; (Organização Internacional para Normalização) - Organização não governamental; - Elabora normas de aplicação internacional; - Fundada em 23/02/47 – sede em Genebra (Suíça). 7

O que é a Norma ISO ISO deriva da mesma raiz grega das palavras Isobárica, Isométrica ou Isósceles. Elas significam igual pressão, igual medida ou triângulo de 2 lados iguais; A escolha do nome ISO teve como intenção o desenvolvimento e o uso de padrões.

Principais riscos e desafios OPORTUNIDADES RISCOS E DESAFIOS DESAFIOS DESAFIOS Exclusão e competição com outras iniciativas importantes - A não certificação poderá diminuir a aceitação Norma genérica demais A Norma como barreira não tarifária ao comércio internacional

Principais oportunidades ISO – Grande representatividade, mais de 150 países membros Convergência e consenso entre as iniciativas e organizações Comparabilidade geral e ampla As normas da ISO possuem mais de 600 mil usuários

Quem tem Interesse em um Sistema de Gestão da Qualidade? 12

Retorno sobre o investimento Acionistas: Retorno sobre o investimento 13

Clientes: Qualidade do produto 14

Crescimento na carreira e satisfação no trabalho Funcionários: Crescimento na carreira e satisfação no trabalho 15

Administração responsável Sociedade: Administração responsável 16

O Programa PROGRAMA

Qualidade de Serviço = Percepção - Expectativa Expectativa: como o cliente esperava ser tratado. Percepção: como ele foi tratado (qual a impressão que ele levou da empresa).

“Pode-se começar varrendo” Kaoru Ishikawa

O R I G E N S 1 9 5 0 JAPÃO DO PÓS GUERRA KAORU ISHIKAWA

O B J E T I V O S melhorar a qualidade de vida dos funcionários, transformando o ambiente da empresa, e a atitude das pessoas; aumentar a produtividade da instituição, diminuindo desperdícios, e reduzindo custos.

CARACTERÍSTICAS DO 5S RESULTADO: QUALIDADE DE VIDA SIMPLES fácil, prático, todos conhecem PROFUNDO ambiente físico, lógico e social NATURAL aprender praticando RESULTADO: QUALIDADE DE VIDA

Será que?  Nosso ambiente de trabalho poderia ser mais agradável?  Não estamos guardando coisas que poderíamos jogar fora ou retirar do nosso local de trabalho?  Nosso posto de trabalho está realmente limpo?  Estamos utilizando corretamente nossas máquinas e equipamentos?  Estamos evitando desperdícios?  Estamos realmente sabendo aproveitar o espaço de trabalho?  Não podemos aproveitar melhor o nosso tempo?  Não há uma forma de reduzir os custos de nossa área?  Podemos melhorar ainda mais nosso ambiente de trabalho e nossa produtividade?

5S O QUE É O PROGRAMA SEIRI UTILIZAÇÃO SEITON ARRUMAÇÃO SEISSO LIMPEZA SEIKETSU SAÚDE SHITSUKE DISCIPLINA

SIGNIFICADOS DO 5S JAPÃO BRASIL SEIRI Senso de Utilização SEITON Senso de Arrumação SEISOU Senso de Limpeza SEIKETSU Senso de Saúde SHITSUKE Senso de Autodisciplina

DEFINIÇÃO DE SENSO “Faculdade de apreciar, de julgar, entendimento; Faculdade de sentir; sentido” Fonte: Novo Dicionário Aurélio O MAIOR DOS DESAFIOS É DESENVOLVER NAS PESSOAS OS CINCO SENSOS.

5S O QUE É O PROGRAMA SEIRI UTILIZAÇÃO SEITON ARRUMAÇÃO SEISSO LIMPEZA SEIKETSU SAÚDE SHITSUKE DISCIPLINA

U T I L I Z A Ç Ã O PARA QUE SERVE S E I R Manter no local apenas aquilo que é necessário e adequado às atividades e ao ambiente de trabalho.

Utilização Sentido Adotado COMO PRATICAR Evitar excessos e desperdícios de qualquer natureza Utilizar os recursos de acordo com a necessidade, especificação e adequação Manter, no local de trabalho, somente objetos e dados necessários

Utilização Verificar o que é útil e necessário. COMO PRATICAR Verificar o que é útil e necessário. Separar aquilo que não tem utilidade para o setor. Descartar o que não serve, disponibilizando para outro setor.

Utilização Desocupa espaços. Torna mais visíveis os materiais RESULTADOS Desocupa espaços. Torna mais visíveis os materiais realmente utilizados. Torna o ambiente mais claro, confortável e fácil de limpar. Evita a compra desnecessária de materiais. Aumenta a produtividade. Prepara o ambiente para a segunda fase.

A R R U M A Ç Ã O PARA QUE SERVE S E I T O N Arrumar e ordenar aquilo que permaneceu no setor por ser considerado necessário.

ARRUMAÇÃO Analisar onde e como guardar as coisas. COMO PRATICAR Analisar onde e como guardar as coisas. Definir critérios para organizá-las. Definir lugar e modo adequados de guardá-las. Padronizar os nomes dos objetos. Criar um sistema de identificação visual. Manter tudo em seus lugares após o uso.

ARRUMAÇÃO Racionaliza os espaços. RESULTADOS Racionaliza os espaços. Facilita o acesso aos materiais e equipamentos reduzindo o tempo de busca. Evita estoques em duplicidade. Racionaliza a execução das tarefas. Melhora o ambiente de trabalho reduzindo o esforço físico e mental. Prepara o ambiente para a terceira fase.

L I M P E Z A PARA QUE SERVE S E I O Deixar o local limpo e as máquinas e equipamentos em perfeito funcionamento.

LIMPEZA Fazer uma faxina geral. COMO PRATICAR Fazer uma faxina geral. Acionar regularmente o pessoal da limpeza. Acionar regularmente o pessoal da manutenção. Desenvolver hábitos de limpeza. Limpar os objetos antes de guardá-los.

LIMPEZA Conscientiza sobre a necessidade de manter RESULTADOS Conscientiza sobre a necessidade de manter o local de trabalho limpo e arrumado. Cria um ambiente de trabalho saudável e agradável. Melhora a imagem do setor, da instituição e, por extensão, dos funcionários. Incrementa a qualidade de vida na instituição. Prepara o ambiente para a quarta fase.

Ambiente limpo não é o que mais se limpa, mas o que menos se suja. LIMPEZA RESULTADOS Manter tudo sempre limpo, eliminando o lixo e sujeiras através da atuação nas fontes geradoras. Ambiente limpo não é o que mais se limpa, mas o que menos se suja.

S A Ú D E PARA QUE SERVE S E I K T U Desenvolver a preocupação constante com a “higiene em sentido amplo”, tornando o local de trabalho saudável e adequado às tarefas desenvolvidas.

SAÚDE Praticar sempre os 3S anteriores. COMO PRATICAR Praticar sempre os 3S anteriores. Melhorar as condições ambientais de trabalho. Promover o respeito mútuo. Cuidar sempre da saúde e higiene pessoal. Criar um ambiente de trabalho harmonioso.

SAÚDE Reduz acidentes. Melhora a saúde geral dos funcionários. RESULTADOS Reduz acidentes. Melhora a saúde geral dos funcionários. Eleva o nível de satisfação dos funcionários. Facilita as relações humanas. Divulga positivamente a imagem do setor, da instituição e dos funcionários. Prepara o ambiente para a quinta fase.

D I S C I P L I N A PARA QUE SERVE S H I T U K E Melhorar constantemente. Desenvolver a força de vontade, a criatividade e o senso crítico. Respeitar e cumprir o estabelecido.

DISCIPLINA Disciplinar a prática dos “S” anteriores. COMO PRATICAR Disciplinar a prática dos “S” anteriores. Compartilhar objetivos. Difundir regularmente conceitos e informações. Cumprir as rotinas com paciência e persistência. Incorporar os valores do Programa 5 S. Criar mecanismos de avaliação e motivação. Participar dos programas de treinamento.

DISCIPLINA Elimina o controle autoritário e imediato. RESULTADOS Elimina o controle autoritário e imediato. Facilita a execução das tarefas. Propicia resultados de acordo com o planejado. Propicia o crescimento pessoal e profissional. Melhora os serviços e as relações pessoais. Prepara a instituição e os funcionários para os Programas da Qualidade mais abrangentes.

“Somos o que repetidamente fazemos. A excelência portanto, não é um efeito, mas um hábito” Aristóteles 46

PROGRAMA

OS 8 S – OITO SENSOS DA QUALIDADE Programa 8S - A Base da Filosofia Seis Sigma José Abrantes

OS “8 S” OITO SENSOS DA QUALIDADE SHIKARI YARO SENSO DE DETERMINAÇÃO E COMPROMETIMENTO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO E UNIÃO DE TODOS SHIDO SENSO DE EDUCAÇÃO, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL TREINAMENTOS CONSTANTES SEIRI SENSO DE ORGANIZAÇÃO, DEFINIÇÃO, SEPARAÇÃO E DESCARTES DOS ITENS NECESSÁRIOS, DESNECESSÁRIOS SEITON SENSO DE ARRUMAÇÃO DOS ITENS NECESSÁRIOS. CADA ITEM NO LUGAR DEFINIDO SEISO SENSO DE LIMPEZA, HIGIENE, LIMPEZA, SEGURANÇA, PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE SEIKETSU SENSO DE SAÚDE, MANUTENÇÃO AMBIENTES AGRADÁVEIS, ONDE TODOS SINTAM-SE BEM SHITSUKE SENSO DE AUTODISCIPLINA, PARA RESPEITAR, NORMAS, REGULAMENTOS, PADRÕES PRÉ DEFINIDOS SETSUYAKU SENSO DE ECONOMIA, COMBATE AOS DESPERDÍCIOS, REALIZADOS POR TODOS

SHIKARI YARO – SENSO DE DETERMINAÇÃO É o Senso de Determinação onde as pessoas que ocupam a Alta Gerência devem comprometer-se para a união de todos no processo pela melhoria contínua. Não se conseguirá nada se não houver o envolvimento e o comprometimento de todos os níveis hierárquicos da empresa, pois a Qualidade deve ser baseada em um sistema de Gerenciamento participativo.

SHIDO – SENSO DE EDUCAÇÃO É o Senso de Educação, onde todo cidadão deve ser qualificado profissionalmente e receber treinamentos contínuos, buscando o aperfeiçoamento na sua área de atuação para o seu crescimento pessoal e profissional. Neste senso a preocupação principal deve ser com o crescimento do “Ser Humano”, fazendo com que ele acompanhe o desenvolvimento e se atualize.

OS “8 S” OITO SENSOS DA QUALIDADE SHIKARI YARO SENSO DE DETERMINAÇÃO E COMPROMETIMENTO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO E UNIÃO DE TODOS SHIDO SENSO DE EDUCAÇÃO, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL TREINAMENTOS CONSTANTES SEIRI SENSO DE ORGANIZAÇÃO, DEFINIÇÃO, SEPARAÇÃO E DESCARTES DOS ITENS NECESSÁRIOS, DESNECESSÁRIOS SEITON SENSO DE ARRUMAÇÃO DOS ITENS NECESSÁRIOS. CADA ITEM NO LUGAR DEFINIDO SEISO SENSO DE LIMPEZA, HIGIENE, LIMPEZA, SEGURANÇA, PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE SEIKETSU SENSO DE SAÚDE, MANUTENÇÃO AMBIENTES AGRADÁVEIS, ONDE TODOS SINTAM-SE BEM SHITSUKE SENSO DE AUTODISCIPLINA, PARA RESPEITAR, NORMAS, REGULAMENTOS, PADRÕES PRÉ DEFINIDOS SETSUYAKU SENSO DE ECONOMIA, COMBATE AOS DESPERDÍCIOS, REALIZADOS POR TODOS

SETSUYAKU - SENSO DE ECONOMIA O combate aos desperdícios realizados por todos é de fundamental importância para qualquer sistema empresarial, pois sabemos que em média no Brasil 1/3 ( um terço) de tudo que se produz é desperdiçado. Quando se tem noção do quanto se perde num processo produtivo, dar-se-á o devido valor aos custos de produção de bens e serviços. Por isso uma frase bastante sugestiva para entender bem este Senso é: quem sabe quanto Gasta, sabe quanto Ganha.

Sistema de Gestão da Qualidade 54