Teoria da aprendizagem significativa De Ausubel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Advertisements

Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
A PEDRA... FORMATAÇÃO LINCOLN FERREIRA ANTONIO CARLOS VIERA
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Aprendizagem Significativa Teoria de Ausubel
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
A Aprendizagem Significativa como modelo a ser perseguido pela escola atual. Júlio César Furtado
Aprendizagem Significativa
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
FORMATAÇÃO LINCOLN FERREIRA A PEDRA....
Desenvolvimento do Raciocínio em Geometria
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Composição: Arnaldo Antunes
Por: Antonio Pereira (Apon)
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A PEDRA... O distraído nela tropeçou... O bruto a usou como projétil.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Está sujeita a três elementos fundamentais:
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A teoria de aprendizagem verbal significativa de David Ausubel
Metodologia de projetos de aprendizagem
Aprendizagem Significativa
ELIANE PEREIRA DE BRITO
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Mapas conceituais e “Cmaptools”
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Prof. Roberto Ruas Alunos: Luciano, Edar
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Ponto de partida Capítulo 3
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Situação de Aprendizagem
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
SITUAÇÕES.
Discutindo coletivamente formas de organização da turma para assegurar condições necessárias ao ensino – aprendizagem com qualidade social. SAIBA Maria.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Aprendizado de Conhecimentos Silmar da Silva Ferreira.
Atividade complementar 04
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
A PEDRA... O distraído nela tropeçou... O bruto a usou como projétil.
A PEDRA O distraído nela tropeçou; O bruto a usou como um projétil;
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Psicologia da Educação
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA DOCENTE: Dr. Giovana Gomes Albino DISCENTE:
Aprendizagem da matemática
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
FABIANA PEREIRA 6ªFASE Q PAULO RICARDO TATIANA MARTINS VERIDIANA PINHEIRO.
ENERGIA E SUSTENTABILIDADE
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

Teoria da aprendizagem significativa De Ausubel

David Paul Ausubel Psicólogo da Educação Nova York -1918

“ A escola é um cárcere para meninos “ A escola é um cárcere para meninos. O crime de todos é a pouca idade e por isso os carcereiros lhes dão castigos”. Ausubel;p.31

Aprendizagem significativa Processo por meio do qual uma nova informação é relacionada de maneira substantiva e não arbitrária a um aspecto irrelevante da estrutura definitiva.

PRINCIPAIS CONCEITOS RELATIVOS À APRENDIZAGEM Estrutura Cognitiva Aprendizagem Aprendizagem Significativa Aprendizagem Mecânica Contínuo Aprendizagem Significativa por percepção Aprendizagem Significativa por percepção

Teoria de Aprendizagem de Ausubel desenvolvida foca Década de 60 Aprendizagem Significativa David Ausubel ocorre quando Estrutura cognitiva pré-existente possui ancorados Conceitos Idéias Proposições Aprendiz Aspectos Relevantes percebe Nova informação adquire Significado através

Necessidade dos seres vivos MAPA CONCEITUAL Estados Físicos Floresta Amazônica Erosão % água no corpo humano Evaporação Chuva Queimadas Necessidade dos seres vivos ÁGUA Potável Oceano Banho Aquecimento Global Processo de Tratamento Geleiras Abastecimento Desperdício

Subsunçor É uma estrutura específica ao qual uma nova informação pode se integrar ao cérebro humano, que é altamente organizado e detentor de uma hierarquia conceitual que armazena experiências prévias do aprendiz.

Aprendizagem memorística É a aprendizagem de novas informações com pouca ou nenhuma associação a conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva.

Organizadores Prévios São informações e recursos introdutórios, que devem ser apresentados antes dos conteúdos da matriz curricular, uma vez que tenha função de servir de ponte entre o que o aluno já sabe e o que ele deve saber. Para que o conteúdo possa ser realmente aprendido de forma significativa.

“ ...O fator isolado mais importante influenciando a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe; determine isso e ensine-o de acordo”. Ausubel

Condições essenciais Disposição do Aluno para aprender. Material didático desenvolvido,que deve ser, sobretudo, significativo para o aluno.

A aprendizagem significativa é aquela que se relaciona, interliga a aprendizagens realizadas, a conteúdos pré-existentes no sujeitos. David Ausubel

Aprendizagem representacional É basicamente uma associação simbólica primária.

Aprendizagem de Conceitos É uma extensão da Representacional, mas num nível mais abrangente e abstrato.

Aprendizagem Proposicional Necessita de conhecimento prévio dos conceitos e símbolos. Seu objetivo é promover uma compreensão sobre uma proposição através da soma de conceitos mais ou menos abstratos.

ASSIM SE DÁ A ASSIMILAÇÃO NA ESTRUTURA COGNITIVA N NS S

ASSIMILAÇÃO OBLITERADORA Ocorre após a assimilação, quando uma Estrutura Coguitiva do novo conceito é definitivamente incorporado ao subsunçor integrando-o em uma Estrutura Cognitiva de forma mais prática e econômica do que se o conceito fosse armazenado separadamente.

Subordinada Onde a informação nova é assimilada pelo subsunçor passando a alterá-lo.

Superordenada Quando a informação nova é ampla demais para ser assimilada por qualquer subsunçor existente, sendo mais abrangente que estes e então passa a assimilá-los.

Combinatória Quando a informação nova não é suficientemente ampla para absorver os subsunçores mas em contrapartida é muito abrangente para ser absorvida por eles.

O sujeito traz uma história que precisa ter espaço para ser contada, uma experiência a ser contemplada no contexto educacional.

Composição: Arnaldo Antunes Saiba Composição: Arnaldo Antunes Saiba: todo mundo foi neném Einstein, Freud e Platão também Hitler, Bush e Saddam Hussein Quem tem grana e quem não tem Saiba: todo mundo teve infância Maomé já foi criança Arquimedes, Buda, Galileu e também você e eu Saiba: todo mundo teve medo Mesmo que seja segredo Nietzsche e Simone de Beauvoir Fernandinho Beira-Mar Saiba: todo mundo vai morrer Presidente, general ou rei Anglo-saxão ou muçulmano Todo e qualquer ser humano Saiba: todo mundo teve pai Quem já foi e quem ainda vai Lao-Tsé, Moisés, Ramsés, Pelé Gandhi, Mike Tyson, Salomé Saiba: todo mundo teve mãe Índios, africanos e alemães Nero, Che Guevara, Pinochet e também eu e você

O principal papel do professor na promoção de uma aprendizagem significativa é promover meios para que as informações entrem em relação com as estruturas já adquiridas pelo aluno, de forma não arbitrária.

A Construção do Conhecimento segue sete passos essenciais: O primeiro deles é o SENTIR. Precisamos sentir o que vamos aprender. Nesse momento, estamos relacionando o novo com o que já sabemos e dando sentido ao conteúdo.

O segundo passo é PERCEBER. Enquanto sentimos não conseguimos perceber. A percepção acontece quando observamos as características específicas do objeto (conteúdo).

O terceiro passo é COMPREENDER. É nessa fase que construímos o conceito Conceituar significa compreender as propriedades específicas do objeto e estabelecer um limite de aplicação dessas propriedades.

O quarto passo é DEFINIR. Definir significa esclarecer um conceito. Precisamos ser levados a definir com nossas próprias palavras. O professor, nessa hora, deve auxiliar a construção da definição.

Citar uma definição sem ter o domínio do conceito é o mesmo que falar coisas sem nenhum significado. Talvez esse seja o maior pecado da Escola Tradicional. Valorizar a definição não construída, mas dada pronta pelo professor.

O quinto passo é ARGUMENTAR. Argumentar é relacionar logicamente vários conceitos. A mola mestra da argumentação é a linha de raciocínio, somente possível a partir de conceitos bem construídos.

O sexto passo é DISCUTIR. Discutir é construir uma cadeia de raciocínios através da argumentação. O valor do discurso é dado pela capacidade de desencadear transformações.

O sétimo passo é TRANSFORMAR. Transformar é implementar um conjunto de ações que altere a realidade.

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA TRANSFORMAR DISCUTIR ARGUMENTAR DEFINIR COMPREENDER APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PERCEBER SENTIR

A pedra O distraído nela tropeçou. O empreendedor, usando-a, construiu A pedra O distraído nela tropeçou. O empreendedor, usando-a, construiu. O camponês, cansado do dia, dela fez assento. Para meninos, foi brinquedo. Drummond a poetizou. Já David matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura... E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no ser humano!

Pós-Graduação em Psicopedagogia Módulo-Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Professora: Elizabeth Nair Duarte Soares Alunas: Carla Camargo Pinto Ferreira Dirlleny Bemvindo dos Santos Nóbrega Eliani de Souza Lima Mª Aparecida das Neves Mª Magalhães Rita de Cássia Teixeira de Barros Rosilene Pacheco dos Anjos