Aula 2 : Componentes do Sistema de Tráfego Vitória 2007
Componentes do Sistema de Tráfego USUÁRIO VEÍCULO Usuários são os ocupante dos veículos, guiando-o ou não, motociclista, moradores das Áreas do sistema de tráfego, ciclistas e principalmente os pedestres. Um aspecto de significativa importância para a segurança de todo o sistema de tráfego é o tempo de reação Tempo de reação é o tempo decorrido entre a ocorrência do estimulo e a realização da materialização do estímulo. Pode ser decomposto em 4 parcelas e conhecido como PIEV VIA
Componentes do sistema de tráfego: Usuário Minimizar o PIEV Maximizar a reação
Componentes do sistema de tráfego: Usuário Visão Audição PERCEPÇÃO Tato Outros
Componentes do sistema de tráfego: Usuário VISÃO
Componentes do sistema de Tráfego: Usuário VISÃO VELOCIDADE (km/h) VISÃO PERIFÉRICA (graus) DISTÂNCIA FOCAL (metros) 40 100 180 50 90 230 75 60 365 500 Um aspecto de significativa importância para a segurança de todo o sistema de tráfego é o tempo de reação Tempo de reação é o tempo decorrido entre a ocorrência do estimulo e a realização da materialização do estímulo. Pode ser decomposto em 4 parcelas e conhecido como PIEV
Componentes do sistema de tráfego: Usuário LUMINOSIDADE
Componentes do sistema de tráfego: Usuário IDENTIFICAÇÃO Reconhecimento do estímulo por parte do usuário que sofre. Corriqueiras Situações Desconhecidas
Componentes do sistema de tráfego: Usuário IDENTIFICAÇÃO Padronização da sinalização Evitar Situações Desconhecidas Soluções geométricas iguais Interferência de fontes externas
Componentes do sistema de tráfego: Usuário DECISÃO Raramente processo racional Velocidades menores Maior margem de segurança
Componentes do sistema de tráfego: Usuário TOMADA DE DECISÃO Depende também das condições individuais de motivação do motorista e das situações de risco.
Componentes do sistema de tráfego: Usuário AÇÃO Intervalo de tempo que vai desde a tomada de decisão até o início de sua execução pelo usuário.
Componentes do sistema de tráfego: Usuário Distância de parada segura PIEV Velocidade segura de aproximação Condições normais – 0,5 a 4 seg; 2,5 seg – distância de parada; 2,0 seg – distância de visibilidade de interseção.
Componentes do sistema de tráfego: Via Espaço destinado a circulação Sistema Viário Conjunto estruturado de vias que atendem a uma região.
Componentes do sistema de tráfego: Via Classificação Ao ambiente Esfera administrativa
Componentes do sistema de tráfego: Via Classificação Fluxo ininterrupto Fluxo interrompido Físico operacional Expressa
Componentes do sistema de tráfego: Via Classificação: Funcional Locais Expressas Arteriais Coletoras
Componentes do sistema de tráfego: Via
Componentes do sistema de tráfego: Via Dados de Projetos Distância de visibilidade Superelevação Alinhamento vertical
Componentes do sistema de tráfego: Via Superelevação Inclinação que se dá à seção transversal nos trechos em curva de uma via, de modo a contrabalançar a ação da força centrifuga
Componentes do sistema de tráfego: Via Alinhamento Vertical Conjunto de variados greides conectados entre si por curvas verticais Circular Curvas verticais Parábola cúbica Parábola simples ou quadrada
Componentes do sistema de tráfego: Via Distância de visibilidade Distância que lhe permite ter tempo suficiente para a partir de um determinado estímulo passar por todo o processo de PIEV.