Tempestade de idéias As sugestões apresentadas por nosso grupo tem por objetivo estimular o desenvolvimento sustentável através da implantação de políticas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Advertisements

Propostas para São Luiz do Paraitinga
ARROZ IRRIGADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ZONA SUL Pesq
Insucesso no controle quimico de doenças
INCLUSÃO SOCIAL E EQUIDADE NO CAMPO DA AGRICULTURA FAMILIAR:
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Alimentos: qualidade e modos de vida
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
CONSELHO DE PETRÓLEO, ENERGIA E QUÍMICA INSTALAÇÃO 21 de julho 2003 MEMBROS Arthur Carlos Gerhardt Santos – Coordenador; Alberto Machado Neto – Sub-Coordenador;
Profª. Sônia Maria Portella Kruppa,
Projeto de Inclusão produtiva e social
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE TECNOLOGIA
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
Rede Pantanal: Rede Pantanal: FORTALECENDO A CONSERVAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE PANTANEIRA Rafaela D. Nicola MSc. Ecologia e Conservação Coordenadora do.
Luiz José Maria Irias Cláudio Buschinelli
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.
PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P
13° Conferência Nacional de Saúde
PROGERIRH / PRODHAM.
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
Avaliação Econômica da Rochagem no Sistema de Plantio Direto
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
DIAMANTINO. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MATO-GROSSENSE, FORTALECENDO A COMPETITIVIDADE, A DIVERSIFICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS MERCADOS.
DIAMANTINO Econômico Consolidado. Propostas de projetos por estratégia 1. Investir na formação profissional continuada, permitindo ao trabalhador sua.
1APL de Agrominerais do Sudoeste Goiano – Jataí-GO, Goiás, Brasil.
Apoio Tecnológico a Agricultores Irrigantes da Região do Circuito das Frutas ORIENTAÇÃO TECNOLÓGICAREALIZAÇÃO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL BENEDITO STORANI.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
1997 à 2009 Palestrante: Nilton Broseghini. Reutilização de Sacola.
Um Banco da Amazônia.
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 2012.
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO MS
Julho 2012 CONSEMA/PE CONSEMA/PE. EQUIPE ANDREA OLINTO, ELIANE R. BASTO, GIANINNA CYSNEIROS, JOANA AURELIANO, JOSÉ SAMPAIO, LINDINALVA GIRÃO SEMAS Coordenação.
ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI
Adequação ambiental da propriedade rural
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
Programa de P&D Avaliação do uso agrícola de insumos a base de xisto: potencial agronômico, segurança ambiental e alimentar Embrapa Clima Temperado.
I REUNIÃO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
Restauração de Habitats
Novos Modelos de Empresas Janeiro 2011 Segmento Turismo Alunos: Aldo Oliveira Cintia Del Rey Daniel Silva Gustavo Porto Neide Costa Rebecca Ferreto Rodolpho.
Escola Municipal de Tempo Integral João Beltrão Projeto.
EDUCADORES AMBIENTAIS
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Ciclo de Seminários: TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS, CRISE MUNDIAL E O BRASIL Coordenação Prof. Dr. Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo Seminário de 7 de Novembro.
MONITORAMENTO HIDROLÓGICO PARTICIPATIVO DO RIBEIRÃO PIRACICAMIRIM
ASSOCIAÇÃO CIRCUITO TURÍSTICO CAMINHOS GERAIS O que é: O Circuito Caminhos Gerais é uma associação, integrada hoje por 11 municípios mais 2 parceiros.
MATUPÁ. FÓRUNS REGIONAIS DO PPA PÓLO DE MATUPÁ (Peixoto de Azevedo, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte e Guarantã do Norte)
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
CAT.
A Educação Florestal Educação ambiental focada na valorização do patrimônio florestalEducação ambiental focada na valorização do patrimônio florestal.
Fundamentos em Agronomia
Levantamento de Áreas para Agrourbania UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE UNB PLANALTINA.
Economia Popular Solidária
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
Software Luz do Saber Infantil Eusébio O programa LSI foi implantado no município de Eusébio em junho de 2011.A princípio começamos atendendo 12 escolas.
RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DAS PRÁTICAS VEGETATIVAS E MECÂNICAS DA BACIA DO RIO.
Política Nacional de Educação Ambiental José Garcia Alves de Lima.
Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e à Transferência de Tecnologia - PROETA Banco Interamericano de.
Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
EM QUE ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O PROJETO EDUQ SE APOIARÁ?
Transcrição da apresentação:

Tempestade de idéias As sugestões apresentadas por nosso grupo tem por objetivo estimular o desenvolvimento sustentável através da implantação de políticas públicas para a educação do campo em Sumé. Deverão ser ações que contemplem as principais demandas locais, ou seja: a geração de ocupação e renda, a preservação ambiental, a valorização das identidades culturais, o desenvolvimento de ações cooperativas e o avanço da estrutura produtiva local.

Produção de queijo de cabra a partir da ação cooperativa entre os produtores de leite, assessorados por professores de química, biologia e técnicos agrícolas; Utilizar o umbu para extrair polpa e fazer doces, recuperando áreas desmatadas com a implantação de pomares; Sensibilização em relação ao uso de queimadas, ensinando técnicas mais adequada para o manejo agrícola, como o uso de restos orgânicos na adubação; Reaproveitar parte da água de uso doméstico para a irrigação de plantas frutíferas nos quintais; Conscientização e estimulo para o uso sustentado dos recursos hídricos através do trabalho técnico. Difusão de tecnologias de captação de águas pluviais através da participação em redes sociais;

Estudo da qualidade e quantidade do recurso hídrico para fazer a adequação das culturas; promover a rotatividade de culturas e combater a monocultura; Produção da fruta de palma (Figo da Índia); Trabalhar a história local no sentido de identificar formas de resistência ao fenômeno das secas; Recuperação das matas ciliares e reflorestamento com plantas nativas que servem de alimento às criações; Estimular o turismo ecológico, rural e arqueológico através de parceria com empresários dos setores hoteleiro, de serviços e transporte; Culinária enquanto atrativo para o turismo. Estimular através de concursos, a criação de pratos diferenciados a partir dos ingredientes regionais;

Utilização da expressão artística para difundir o conhecimento histórico local. Teatralização do cordel, visto como proto-cartilha da cultura popular; Sensibilizar através da escola quanto a importância do consumo de alimentos agro ecológicos; Procurar alternativas locais para a substituição de uma matriz tecnológica apoiada em insumos exógenos; Melhorar os preços obtidos com a venda da produção através da comercialização conjunta; Melhorar a organização da feira agro ecológica; Produção de galinha de capoeira; Produção de algodão orgânico e algodão colorido em parceria com a Embrapa.

Componentes: José Vanderlei Lucena de S Componentes: José Vanderlei Lucena de S. Silva, Zito Nunes de Siqueira Jr., Odilon Lima Araujo, Norma Cristina Quirino,Maria de Fátima Silva, Maria Cristina de Queiroz, Ivandro Batista de Quieroz, Moisés F. de Lima, Josefa Linete F. de lima, Libna Naftali L. Ferreira, Aurizânia de Oliveira Silva, Adelina Monica de Freitas Gomes, Audicleide Batista de Sousa Oliveira, Alessandra Vilar de Souza, Nelson Muniz de Souza, José Ailton Rafael Chaves, Maria da Guia Araujo de Souza, Ivanilda Pereira dos Santos, Zuleik Patrícia Mariz de Figueiredo,José Cecílio Martins Neto, Maria Sueli da Silva, Daniel Queiroz do Carmo, Lílian Tinalli Nunes de Sousa, Vanubia Martins de Oliveira, Livio Rodrigues da Silva.