Programming Pervasive and Mobile Computing Applications: the TOTA Approach MARCO MAMEI e FRANCO ZAMBONELLI Universit`a di Modena e Reggio Emilia Apresentado por Gabriel Simões
Roteiro Problema Redes de dispositivos móveis TOTA Campo de Tuplas Tuplas de TOTA Injeção de Tuplas na Rede Aplicação Exemplos Adaptação ao Ambiente Arquitetura Experimentos Conclusões Avaliações
Problema Dispositivos móveis tornam-se cada vez mais populares Seus recursos são cada vez mais avançados e, muitas vezes, ociosos Por outro lado... A mobilidade gera ambientes ainda mais dinâmicos Dispositivos aproximam-se e distanciam-se a todo o momento, sem prévio aviso
Problema Como solucionar ou amenizar este problema?
Problema Como solucionar ou amenizar este problema?
Redes de dispositivos móveis Ad hoc Wi-fi ou bluetooth Alcance restrito
Redes de dispositivos móveis Ad hoc Wi-fi ou bluetooth Alcance restrito Topologia Dinâmica
TOTA Tuples On The Air – Propõe a criação de um campo de Tuplas – Cada Tupla é independente e inunda a rede conforme uma regra de propagação – A rede é formada por um conjunto dinâmico de dispositivos móveis, em uma arquitetura p2p, totalmente descentralizada.
Campo de Tuplas Uma analogia ao Campo Gravitacional – A gravidade existe em todo o planeta, contido, seu valor é diferente em cada um dos diferentes lugares. Um campo de Tuplas – Cada Tupla existirá em todos os nodos da rede, contudo seu valor poderá ser diferente.
Tuplas de TOTA Em TOTA, uma Tupla é definada por: – T = (C,P,M) C é um conjunto ordenado de elementos tipados, representando o valor carregado pela tupla. P é uma regra de propagação, a qual define como a Tupla deve ser distribuída pela rede. M é a regra de manutenção, que define com uma tupla deve reagir a eventos ocorridos no ambiente.
Injeção de Tuplas na Rede Fonte: extraído do próprio artigo
Aplicação As Tuplas difundidas pela Rede podem carregar dados que auxiliam em tarefas como: – Localização de Recursos – Comunicação
Exemplo 1 Em um museu, um visitante busca uma obra de arte – O visitante injeta uma Tupla na rede Fonte: extraído do próprio artigo
Exemplo 1 Em um museu, um visitante busca uma obra de arte – O visitante injeta uma Tupla na rede – Ao receber, a obra injeta uma Tupla indicando sua localização. Esta Tupla percorre o caminha inverso. Fonte: extraído do próprio artigo
Exemplo 1 Tuplas Fonte: extraído do próprio artigo
Exemplo 2 Em um museu, um visitante busca encontrar outros visitantes com interesses semelhantes Fonte: extraído do próprio artigo
Exemplo 2 Percorrendo o caminho, em algum momento, os visitantes se encontrarão Fonte: extraído do próprio artigo
Exemplo 2 Tuplas Fonte: extraído do próprio artigo
Exemplo 1 e 2 Fonte: extraído do próprio artigo Interfaces Gráficas, rodando em cada nodo, podem auxiliar os usuários a percorrer os caminhos necessários para alcançar seus recursos.
Exemplo 1 e 2 Fonte: extraído do próprio artigo Detectando variações de potência dos sinais, ou ainda auxiliado por outros recursos, seria possível identificar a estrutura física do local. ?
Exemplo 1 e 2 Fonte: extraído do próprio artigo Tapete Vermelho
Adaptação ao Ambiente TOTA prevê que a topologia de rede pode variar a qualquer momento – Cada variação é identificada gerando eventos – Estes eventos promovem a reorganização das Tuplas – Após a reorganização, algumas Tuplas poderão ter seus conteúdos alterados ou, caso suas raízes abandone a rede, deixarão de existir
Adaptação ao Ambiente Fonte: extraído do próprio artigo
Arquitetura TOTA Fonte: extraído do próprio artigo
Experimentação Durante os experimentos, foram analisados os seguintes parâmetros – Propagação de Tuplas Em redes Wi-Fi com raio de 20m, as Tuplas se propagam a 270km/h – Overhead e Escalabilidade – Tempo necessário para reorganizar as Tuplas
Conclusões Do texto... – “Tuplas distribuídas permitem representar a informação contextual de uma maneira simples e expressiva” – “Padrões de coordenação dinâmica e adaptativa podem ser facilmente aplicadas de uma forma estruturada e modular” – “the TOTA middleware, while being light-weight, can effectively support network dynamics by automatically reshaping tuple fields according to the dynamics of the network”
Avaliações 1.Motivação e Estado-da-Arte: 5 2.Problemas a resolver e Modelo: 5 3.Protótipo, Resultados e Comparação com Trabalhos Relacionados: 3 4.Redação e Formatação: 5