Prof. Leonardo Queiroga

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concordância Nominal.
Advertisements

Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
O modelo morfossintático -
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
O modelo morfossintático
MORFOSSINTAXE Classes de palavras.
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO Extra 7 O ARTIGO E O NUMERAL
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
PREDICATIVO DO SUJEITO DO OBJETO.
Pronomes Relativos.
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
Gramática da Sapatilha
PREPOSIÇÃO.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
CLASSES DE PALAVRAS Karen Olivan.
Prof. Francisco Platão Savioli
FUNÇÕES SINTÁCTICAS Elementos da oração Ano Lectivo
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
PLANO DAS CLASSES DE PALAVRAS
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
Sintaxe.
Professora: Raysa Ferreira
Sujeito Sujeito.
1. Grupo relacional: preposição e conjunção
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª Monize Diniz Silva
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Atividade de Recuperação
Classes fechadas de palavras
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
{Períodos, Frase, Oração
Representação do sujeito:
Artigo Gramática – Aula 4.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Apreender a Gramática Contextualização Parte 1.
Classe de palavras.
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Termos essenciais da oração
TERMOS ACESSÓRIOS E VOCATIVO
Prof.ª Irlane Araújo Morfossintaxe do SE.
Gramática Revisão - Morfologia Eduardo Batista.
Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
CURSO PREPARATÓRIO LÍNGUA PORTUGUESA PROJETO GUAPORÉ
Adjunto adnominal Adjunto adverbial
Palavras Invariáveis Advérbio
Adjetivo Gramática – Aula 2.
Prof.ª irlane Araújo.
Pré-vestibular Quilombo Ilha
MORFOLOGIA SINTAXE SEMÂNTICA.
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
Laboratório da Língua Classes de Palavras
Língua Portuguesa Aula 04 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso.
Particularidades Gramaticais Aula 1
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
O valor semântico das conjunções pág. 11 (Apostila 6)
Resumo Assuntos estudados
Concordância Nominal Adjetivos ( nomes ou pronomes), artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem. Ex: Aqueles dois.
Introdução ao estudo da Morfossintaxe
DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Conteúdos: Classes gramaticais Morfossintaxe
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
(FUVEST-SP) – Segundo a ONU, os subsídios dos ricos prejudicam o Terceiro Mundo de várias formas: 1. mantêm baixos os preços internacionais, desvalorizando.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Claudiana Lima.
Transcrição da apresentação:

Prof. Leonardo Queiroga e-mail: leo.queiroga@gmail.com Gramática

Generalidades sobre Classes de Palavras -> Antes de classificarmos as palavras de acordo com a classe a qual pertencem, vamos entender como se dá a formação de frases.

Para formar frases, realizamos duas operações mentais: a seleção e a combinação de palavras. Selecionamos e combinamos palavras para que elas formem enunciados com sentido. Tanto as palavras selecionadas como a combinação delas dependem do contexto.

Exemplo: caso deseja-se formar frases sobre o tema “educação”, serão selecionadas palavras como “escola”, “aluno”, “educacional” etc. Analisemos os dois casos abaixo: “A escola ideal” X “A escola ideia” -> A seleção de palavras está de acordo com o tema desejado (educação). -> Porém, a posição das palavras na frase, ou seja, sua combinação, está correta na primeira frase, e estranha na segunda. -> Por quê???

Esse “estranhamento” constatado na segunda frase ocorre porque determinadas palavras podem ocupar determinados “lugares” na cadeia da frase e não outros. Assim, a combinação “a escola ideia” não é correta porque a palavra “ideia” serve para ocupar o mesmo ponto que “escola” e não o mesmo ponto que “ideal”. Esse “pertencimento” de uma palavra ao mesmo “ponto” do de outra é o que leva à noção de Classes de Palavras.

-> Assim, somente palavras de mesmas características podem ocupar o mesmo “lugar” de outras determinadas palavras. -> Essas características comuns são o que definem se uma palavra pertence a uma dada classe ou não. -> Palavras de mesmas características ocupam a mesma classe.

Divisão das palavras em classes: -> Obedece a três critérios: I- Semântico: se a função da palavra é nomear, qualificar, quantificar etc. II- Morfológico: se a forma da palavra pode ou não sofrer variações de gênero, número, tempo, modo etc. III- Sintático: diz respeito aos “lugares” determinados que cada tipo de palavra ocupa, à maneira com ela está disposta na frase.

A língua portuguesa possui dez classes de palavras, que são definidas de acordo com esses três critérios. 1- Substantivo: Critério semântico: designa todo tipo de ser; Critério morfológico: varia em gênero e número; Critério sintático: funciona como núcleo a que se associam modificadores. Ex.: cachorro, sapato, bruxa, Brasil, raiva.

2- Artigo: Critério semântico: serve para determinar ou indeterminar o substantivo ao qual se refere; Critério morfológico: varia em gênero e número; Critério sintático: é um modificador do substantivo, sempre colocado antes dele. São artigos: o, a, os, as, um, uma, uns, umas. 3- Adjetivo: Critério semântico: atribui qualidade ao substantivo (ou palavra equivalente); Critério sintático: é um modificador do substantivo (ou palavra equivalente). Ex.: belo, triste, macio, cru.

4- Numeral: Critério semântico: quantifica os seres ou indica a ordem que eles ocupam numa da sequência; Critério morfológico: de modo geral, varia em gênero e número; Critério sintático: funciona como núcleo ou como modificador do substantivo. Ex.: dois, segundo, um terço, dobro, quarto. 5- Pronome: Critério semântico: designa as pessoas do discurso ou situa algo em relação a elas; Critério morfológico: varia em gênero, número e pessoa; Critério sintático: pode funcionar como núcleo ou como modificador do substantivo. Ex.: ela, meu, isso, aquele, que.

6- Verbo: Critério semântico: designa ações, processos ou estados; Critério morfológico: varia em número, pessoa, tempo e modo; Critério sintático: é o núcleo da oração. Ex.: estudar, chover, cair, compor. 7- Advérbio: Critério semântico: indica circunstâncias de tempo, lugar, modo, intensidade etc.; Critério morfológico: é invariável; Critério sintático: é um modificador de verbo, adjetivo ou de outro advérbio. Ex.: já, longe, ontem, não, comumente.

8- Preposição: Critério semântico: estabelece, de modo geral, relações de sentido entre as palavras que liga; Critério morfológico: é invariável; Critério sintático: liga palavras entre si. Ex.: de, a, sem, sobre, por. 9- Conjunção: Critério semântico: estabelece relações de sentido entre as orações que liga; Critério sintático: liga, de modo geral, orações entre si. Ex.: quando, como, embora, se, mas.

10- Interjeição: -> É a palavra invariável que usamos para expressar emoções, sentimentos, sensações. Ex.: ai, oh, ei, caramba.