PROBIC JÚNIOR / FAPEMIG / UFJF BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás
Estágio Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí Faz. Palmital, Zona Rural, CEP , Urutaí-GO Fone: (64) , Fax:
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
FACULDADE METROPOLITANA
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
MISSÃO: formar professores de educação física
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC
Programa Especial de Treinamento
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Curso Técnico em Meio Ambiente
Os Caminhos da Pesquisa
A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Assistência aos Colegiados. 1.Colegiados 2.Comissão de Pesquisa 3.Comissão de Cultura e Extensão SCASCOL.
& Potenciais fontes de financiamento da parceria entre ANUIES
PROJETO MAPAS TÁTEIS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social VII DIGITE AQUI SEU TÍTULO Modalidade: ”Gradução ou Ensino Médio/Técnico” Nome Completo do autor 1 ¹;
EJUNIFEV: TEM OS MELHORES TALENTOS PARA O FUTURO DE SUA EMPRESA
I Encontro de Empresas Juniores da UEG Prof. ELTON FIALHO DOS REIS Apresentação da Tramitação para Criação e Regulamentação de EJs na UEG.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Introdução. Modelo proposto para elaboração de Projeto de Iniciação Científica; Critérios de Avaliação – PIBIC/CNPQ.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Curso de Graduação em Gestão Pública
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Professora Lucinda Gonçalves Fernandes Ensino Fundamental \\ e Médio
Política Educacional Brasileira
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Refletindo e trocando experiências sobre o projeto pedagógico de um curso superior de uma universidade pública José Marcelino de Rezende Pinto-FFCLRP-USP.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Programa de Formação para a Prática das Ciências na Educação Básica Desafio de.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
Orientações e critérios para pagamento de bolsas FNDE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.

FONAPRACE – Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis Regional Sudeste O Decreto nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010 e sua aplicação.
Centro de Artes e Educação Física da UFRGS IV Seminário do Ensino da Arte Desafios e Possibilidades Contemporâneas Caldas Novas, ENSINO DE MÚSICA.
Universidade Federal de Itajubá
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
Convênios com Universidades e Escolas de Idiomas Hesselbach Company.
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
1. UNESP e a Sociedade 2 Formação de Recursos Humanos e Produção de Conhecimento ≈ Professores (94% RDIDP) 179 Cursos de Graduação (65 diferentes.
EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE MONITORIAS 1º SEMESTRE DE 2016.
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Programa de Iniciação Científica O que é : É um programa que possibilita envolver alunos no desenvolvimento de projetos.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Apresentação O desafio de contribuir para aperfeiçoar o fazer pedagógico dos professores de Ciências para atuarem no ensino fundamental e médio, nesse.
A formação de novos quadros para CT&I: a trajetória profissional dos egressos do programa PIBIC Brasília, 19 de novembro de 2015 Atividade Recursos Humanos.
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Prof. Marcelo J. M. Rezende Diretor DAIA/DEG Coord. Institucional do PCsF na UnB.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

PROBIC JÚNIOR / FAPEMIG / UFJF BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF PROBIC JÚNIOR / FAPEMIG / UFJF BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR FAPEMIG / UFJF Equipe de Trabalho: Prof. Márcio Tavares Rodrigues Prof. Celso Bandeira de Melo Ribeiro Josiana Aparecida de Silva Lainer Serrano Novembro de 2011

Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF Objetivo Despertar a vocação científica em jovens estudantes por meio do contato com o fazer científico. UNIVERSIDADE ESCOLAS

Motivação Aproximar a Universidade das Escolas de Ensino Médio. Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF Motivação Aproximar a Universidade das Escolas de Ensino Médio. Contribuir para a formação de recursos humanos de forma continuada atuando com projetos de pesquisa desde a educação do Ensino Médio, passando pela Graduação podendo chegar até a Pós-Graduação. Acreditar que a Universidade pode atuar como um agente de transformação da sociedade. PESQUISA + EXTENSÃO

Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF Justificativas Necessidade de despertar o interesse para pesquisa dos alunos durante o Ensino Médio. Possibilidade de ampliar o número de pessoas trabalhando nas pesquisas da UFJF. Despertar no aluno de Ensino Médio a possibilidade de continuar a pesquisa quando entrar na Universidade.

Esquema de Funcionamento Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF Esquema de Funcionamento 1ª Etapa (Básica) 3ª Etapa (Avançada) 2ª Etapa (Intermediária) Despertar (Conhecimento dos dados) Trabalhar os Dados (Procedimentos Técnicos) Executar / Criar (Criação de novas tecnologias) Ensino Médio Ensino Superior Pós-Graduação Compor uma música e avaliar qual o melhor instrumento para tocá-la Escutar e conhecer a Música (Concepção) Tocar a Música (reproduz os sons) Como entender, tocar e fazer música? 1 ano 3 a 4 anos 6 a 10 anos Tempo (Anos)

2010  80 bolsas para a UFJF 2011  20 IFET + 60 UFJF Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF Panorama Atual BOLSAS 2010  80 bolsas para a UFJF 2011  20 IFET + 60 UFJF PROJETOS - 2011 PROJETOS - 2011 Saúde 6 Humanas 20 Exatas 4

Panorama Atual 58 Bolsistas 30 Projetos Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF Panorama Atual 58 Bolsistas 30 Projetos Bolsas ESCOLA 3 E. E. SÃO VICENTE DE PAULO 6 INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E. E. DELFIM MOREIRA 4 E. E. HERMENEGILDO VILAÇA 27 COL. DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII IFET E. E. FERNANDO LOBO E. E. ALI HALFELD

Programa do Governo Órgãos de Fomento 8 Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF Programa do Governo Órgãos de Fomento FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais Atualmente contamos com 60 bolsas CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Não temos bolsas do CNPq PRETENDEMOS AMPLIAR !

O que o Professor deve fazer? Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF O que o Professor deve fazer? Ter um projeto de pesquisa que reflita originalidade, relevância e viabilidade técnica; OBS: pode ser um projeto já aprovado não precisa ser um projeto novo, bastando apresentar um novo plano de trabalho para o bolsista. Detalhar o plano de trabalho do bolsista; Orientar o bolsista no trabalho científico, incluindo a elaboração do relatório final. Atestar mensalmente a frequencia do bolsista, para que ocorra o pagamento da bolsa. INDICAR  até 2 alunos para um mesmo projeto ou se tiver dois projetos, 1 aluno para cada um dos projetos.

Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF Quanto ao aluno Estar regularmente matriculado em curso do nível médio do: Colégio de Aplicação João XXIII ; Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus de Juiz de Fora (IFSEMG); Escolas Estaduais participantes do Programa. Não ter vínculo empregatício e ter disponibilidade para cumprir as horas previstas neste Edital  8 horas semanais. Apresentar os resultados alcançados, por meio de relatório técnico e pôster, no Seminário realizado para este fim, no ano de vigência da bolsa. OBS: Pode ser qualquer escola Estadual do ensino médio.

Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF Conclusão Cria perspectivas de uma pesquisa contínua e integrada com a otimização dos recursos econômicos e humanos investidos. Sociedade Pós Grad. Universidade Graduação Escola Ensino Médio

EDITAL ABERTO – PROBIC-Jr Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF EDITAL ABERTO – PROBIC-Jr EDITAL 06/2011 – CPP/PROPESQ VIII PROBIC JÚNIOR/ FAPEMIG/UFJF – 2012 INSCRIÇÕES: até 28 de novembro de 2011 www.ufjf.br/propesq OBRIGADO !!!