1 Planeamento:PSI > gera PDI,PDS,PDSI, Redesenho da organização com os SI Redesenho da organização através do planeamento e desenvolvimento dos SI Planeamento.

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Transcrição da apresentação:

1 Planeamento:PSI > gera PDI,PDS,PDSI, Redesenho da organização com os SI Redesenho da organização através do planeamento e desenvolvimento dos SI Planeamento dos SI (PSI) (ou PDI, PDS, PDSI) – Motivações para o PSI – Actividades – Análise organizacional Exemplos de BPR Workflow Management Análise Estratégia Implementação Definição

2 O quê é? Futuro desejado para os SI Forma em que será suportado pelas TI Forma de concretizar e operacionalizar esse suporte – Plano e orçamento para a aquisição de recursos

3 Motivações para o PSI rápida evolução das tecnologias, racionalizar e rentabilizar os investimentos necessidade de determinar as prioridades de desenvolvimento, escassez de recursos (humanos) necessidade evoluir para soluções com níveis superiores de integração, necessidade de apoiar mais eficiente e eficazmente os níveis superiores da estrutura de gestão das organizações controlar a proliferação de aplicações e a disseminação de TI. importância da informação e da utilização das TI como factor de vantagens competitivas

4 Actividades do PSI MissãoObjectivosEstratégias DecisõesPolíticasAcções O que se devia fazer? Para onde ir?Quais as rotas? Como orientar as decisões? Quais as alternativas? O que fazer? AnáliseDefinição Implementação

5 Information Systems Plan :: em português: PDI, PDS, PDSI…

6 Information Systems Plan

7 Análise organizacional Objectivos – Análise dos sistemas informais – Análise de objectivos e necessidades globais e da localização da organização no seu ambiente – Considerar as diferentes formas de trabalho – Identificar os pontos onde os SI/TI são mais produtivos Abordagens – Redesenho dos processos de negócio (BPR) – Metodologia dos Sistemas Suaves

8 Princípios do BPR :: Business Process Reengineering Vários trabalhos são combinados num só Os trabalhadores tomam decisões Os passos num processo são realizados numa ordem “natural” Reduzem-se os controlos e as verificações IT é o elemento facilitador da reengenharia de processos

9 Fases do BPR Mapeamento de Alto Nível dos processos existentes – UML (com business extensions) pode servir a este fim Selecção de Processos a serem Redesenhados – Importância – Problemática Os mais problemáticos serão revistos primeiro.. – Factibilidade Redesenho – Identificação de problemas – Questionamento das formas de fazer – Novas abordagens para fazer Especificação – UML Implementação – Parte mais difícil – Introdução das novas práticas de trabalho – Introdução de tecnlogias associadas

10 BPR :: exemplo clássico: Ford vendedor Contas a pagar Copia ordem compras Ordem compra Nota de envio factura pagamento materiais Contas a pagar compras Ordem compra Sistema

11 BPR :: caso da IBM No processo antigo, – um vendedor ligava para solicitar um financiamento. – Uma de 14 pessoas, preenchia o pedido num formulário. – O formulário era logo levado para um outro departamento onde se introduziam detalhes do pedido num sistema informático que determinava se o financiamento valia a pena. – Detalhes do crédito eram passados ao formulário do pedido que era então passado ao departamento de práticas de negócio onde se ajustava o empréstimo as condições de cada cliente. – As condições especiais eram anexadas ao formulário e passadas a um calculista que com a ajuda de uma folha de cálculo, determinava a taxa de juro. – Finalmente, toda a informação era entregue a um outro departamento que a transformava na forma de orçamento.

12 visualizando o caso da IBM.. Pedir financiamento Preencher formulário Introduzir dados do Formulário em sistema de credito VendedorDepto 1Depto 2 Passar “Output” do sistema ao Formulário Depto práticas de negócio (3) Ajustar condições Do crédito Anexar condições Ao formulários Cálculo de juros (folha Excel) Calculista (4) Anexar juros à informação Elaborar orçamento Depto 5

13 BPR :: caso IBM Problema – o processo demorava 6 dias em média e no meio perdiam- se muitos clientes Solução – novo processo substituiu a cadeia de especialistas por generalistas. – O vendedor chamava a um generalista que atendia o caso completo. – Construiu-se um sistema para suportar as funções deste generalista. Resultado – O ciclo do processo foi reduzido a apenas 4 horas

14 A solução da IBM Analista de crédito vendedor Sistema de crédito

15 Gestão do fluxo de trabalho :: “Workflow management” Para optimizar a papelada existe software – Workfows systems – Gestão documental 90% lag time e 10% task time Automatização da distribuição de documentos – assegurando aprovações, – “scheduling” – e gerando relatórios