O que a CIPA tem feito pela sua segurança

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aberta a participação pública Estudantes, pais, educadores...
Advertisements

Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica - SIEP
ANÁLISE DE RISCO.
SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
Secretaria Municipal de Educação
1ª Consocial Informações Gerais.
SERVIÇOS E PROGRAMAS NA ÁREA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
CIPA – NR05 – IN nº 06/04.
Projeto Esplanada Sustentável (PES)
CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE.
Higiene e Segurança do Trabalho
Autores: Mariana de Oliveira Sanchez – Fisioterapeuta CEREST Bauru
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO
Janeiro, Fevereiro, Março e Abril 2011
Diretório Acadêmico DA
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Sugestões de ações para implantações
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
AUDIÊNCIA PÚBLICA ELEIÇÕES 2010 Período da Gestão: a
Responsabilidades.
Roteiro de condução da reunião
OBJETIVO DA CONSOCIAL? OBJETIVO PRINCIPAL A 1º conferência Regional sobre transparência e Controle Social – 1ª CONSOCIAL tem como objetivo principal promover.
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – ACI Prof.ª Célia Oliveira
Fórum experiências exitosas em 2013
ISO 9001:2000
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Profº.: MSc. Elizabeth Spengler Cox de Moura Leite Alunos:
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Módulo de Prevenção de Acidentes – AULA 5 Prof.ª Gledsnelly Nascimento
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – ACI
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
Portal da Transparência Seção Copa 2014 Cenário Atual e Novas Perspectivas.
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
Ações Mensais Fevereiro/2013 a Janeiro/2014
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E A PREVENÇÃO DE ACIDENTES
A CIPA COMO FATOR DE MODIFICAÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Orientador: Pedro Pacheco
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Reunião Plenária – 1º. Ciclo 2013 Fabiano Leitão – Dinst Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Inspeção e Perícia em Bombas Medidoras de Combustíveis.
REUNIÃO BOLSISTAS CIDADÃ E ARTIGO 170. Localização: em frente à Biblioteca Contatos: (49) /1089/1049/1038
Rio Verde - Goiás - Brasil
EMPRESA JR 2013.
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
CIPA - NR5.
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA
Principais Normas Regulamentadoras
FUNDAMENTOS e LEGISLAÇÃO
Gestão do Conhecimento
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Equipamentos de Proteção Individual - EPI (NR 6)
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
TREINAMENTO TEÓRICO LOCAL: Sala de Auditório Colégio Humboldt.
NR 5 – CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)
NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Nós da DPS Consultoria e Assessoria em Segurança do Trabalho, queremos inicialmente manifestar nossa satisfação pelo seu interesse em nosso E-book. Nossa.
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NORMA REGULAMENTADORA 05
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
Ginástica laboral é uma modalidade de atividade física destinada aos trabalhadores para que seja praticada no próprio local de trabalho com o objetivo.
IFBAHIA COMPONENTES: CINTHIA MOREIRA, ELIZABETH FERREIRA, ISIS PACHECHO, MICHELE FAGUNDEES, TATIANE FARIAS. CURSO: MEIOS DE HOSPEDAGEM TURMA: 3931 DISCIPLINA:
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
1. Formulário de pesquisa para envio às áreas desenvolvido 2. Regras de funcionamento da pesquisa para a intranet editadas 3. Link disponível na intranet.
Hamburger Calendário 2007 Janeiro
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
1. Formulário de pesquisa para envio às áreas desenvolvido 2. Regras de funcionamento da pesquisa para a intranet editadas 3. Link disponível na intranet.
REUNIÃO ORDINÁRIA 20/08/2014 CIPA – GESTÃO 2014/2015.
Janeiro D S T Q Q S S
Transcrição da apresentação:

O que a CIPA tem feito pela sua segurança E porque você deveria fazer parte da próxima gestão da CIPA

Prestando contas O que a CIPA faz O que a CIPA atual tem feito até agora Eleições O que você pode fazer na CIPA

Atribuições da CIPA Segundo a NR 5 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

O que temos feito: Identificar riscos / realizar inspeções Elaboração do mapa de riscos Inspeção de segurança da calçada ao lado direito do edifício sede (junho/09) Inspeção preliminar de riscos no subsolo do edifício sede (julho/09) Inspeção da academia da Assemco, com a presença de profissional de educação física e especialista em manutenção de equipamentos de ginástica (setembro/09)

O que temos feito: Identificar riscos / realizar inspeções Pesquisa sobre qualidade dos produtos e serviços do restaurante (outubro/09) Causas de acidente de trabalho no restaurante (dezembro/09)

O que temos feito: Participar de discussões / analisar causas Reunião sobre segurança no trabalho e assédio moral com AA/GGP/UBS (dezembro/09): definição de estratégias conjuntas

O que temos feito: Divulgar informações / fazer campanhas Atualização periódica do mural da CIPA Publicação do Boletim CIPA Cartazes sobre prevenção DST/Aids nos banheiros masculinos e femininos (junho/09) Criação de área da CIPA na intranet (agosto/09), aberta também às SRs Sinalização de segurança nas escadas (agosto/09) Convidar terceirizadas a palestra sobre segurança do trabalho (outubro/09)

O que temos feito: Divulgar informações / fazer campanhas SIPAT: palestra geral e para chefias (outubro/09) Distribuição da Cartilha "Violência no Trabalho: reflexões, conceitos e orientações" doada pela CLDF (outubro/09) Divulgação de material sobre DST/Aids (dezembro/09) por e-mail e na intranet Divulgação (e-mail e murais) de dicas para prevenção da dengue (janeiro/10)

O que temos feito: Requisitar informações Sistema de ar-condicionado central (junho/09; janeiro/10) Reforma dos banheiros (junho/09) Filtros dos bebedores (junho/09; setembro/09) Instalações elétricas (junho/09) Aplicação do PCMSO (junho/09) Perfil Epidemiológico (junho/09) Relatório de inspeção do equipamento de prevenção de incêndios disponível (junho/09) Reforma na área de descanso de terceirizados (julho/09) Melhoria do ambiente da marcenaria (julho/09)

O que temos feito: Requisitar informações Pedido de quebra-molas ao Detran (julho/09) Às terceirizadas, sobre empregados e EPI (novembro/09) Ao CBM/DF, sobre brigadistas (novembro/09) Plano de Manutenção, Operação e Controle - PMOC adotado para sistema de climatização (novembro/09) Informações sobre periodicidade e os resultados de análises microbiológicas realizadas no último ano (novembro/09) Envio das cópias das CATs tão logo as mesmas sejam emitidas (novembro/09) Licitação para limpeza do ar-condicionado (dezembro/09)

O que temos feito: Propor soluções Diminuição do uso de cera nas escadas (junho/09) Maiores cuidados durante as obras de readequação das salas no edifício sede (julho/09) Criação da brigada voluntária contra incêndio (agosto/09) Fechamento das aberturas da fiação de telefone no piso e manutenção das canaletas do teto (agosto/09; setembro/09) Qualidade do restaurante (Andréa Buffet e AA/GGP) (novembro/09)

O que temos feito: Propor soluções Troca das fitas antiderrapantes das escadas Criação de brigada de incêndio (novembro/09) Colocação de terra ou areia nos pratos dos vasos de plantas para evitar a propagação do mosquito vetor da dengue (fevereiro/10) Desativação do fumódromo (fevereiro/10) Uso de EPI por terceirizados (maior fiscalização pelo responsável do contrato e inclusão de cláusula) (fevereiro/10)

Daqui pra frente... Eleições Mapa de riscos Instrumentos de comunicação Acompanhar soluções quanto ao sistema elétrico, ar-condicionado e calçada oeste Inspecionar uso de EPI por terceirizados

Eleições Cronograma DATA AÇÃO 26/02/2010 Constituição da Comissão Eleitoral. 26/03/2010 Publicação do Edital de Abertura do Processo de Eleição dos membros da CIPA. 01/04/2010 Publicação do Edital de Eleição. 01 a 20/04/2010 Inscrição dos candidatos. 22/04/2010 Publicação do Edital de Convocação de Eleição. 26/04/2010 Votação. 27/05/2010 Instalação e posse da nova CIPA.

Quem pode participar As eleições são para representantes dos empregados Os representantes do empregador são apontados pela Administração Qualquer empregado da Codevasf Sede pode se candidatar a representante dos empregados São duas vagas (efetivo e suplente) É bom ser proativo, paciente, diplomático, ter atenção a detalhes

Eleições Porque participar Você se importa com a sua qualidade de vida no trabalho? Participar da CIPA é uma excelente oportunidade para se engajar nas ações de saúde do trabalhador, principalmente as de caráter preventivo; Você tem autonomia para atuar; Recebe estabilidade a contar da data de candidatura e a participação conta ponto no processo de promoção por mérito.

Obrigado! DIMAR SERRA SIQUEIRA SAENANDOAH T. DUTRA Presidente. AI/GEI/UPE, sala 402. Telefone: 3312-4722. dimar.serra@codevasf.gov.br FABIO C. POMPERMAYER Vice-Presidente. AD/GCP, sala 301 D. Telefone: 3312-4659. fabioc@codevasf.gov.br. SAENANDOAH T. DUTRA 1ª Secretária. PR/AM, sala 102. Telefone: 3312-4769. cipa@codevasf.gov.br ELKA LIMA HOSTENSKY 2ª Secretária. AA/GGP/UBS, sala 224. Telefone: 3312-4649. elka.lima@codevasf.gov.br