CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

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Transcrição da apresentação:

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA INTERAÇÃO COM O MUNDO CULTURAL UNIDADE: ESCOLA E FAMÍLIA Professora Siloe Pereira

UNIDADE: ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVOS Compreensão da importância da família no processo de inserção da criança na escola. Reconhecimento do papel da escola, particularmente do professor, na identificação das principais contribuições da família no processo de aprendizagem escolar por parte da criança. Compreensão das diversas interinfluências que se efetivam entre a família e a escola e entre estas e a sociedade mais ampla e que podem ter relação com os modos pelos quais os alunos fazem frente às possibilidades de ingressar e avançar no universo do conhecimento formal/escolar.

UNIDADE: ESCOLA E FAMÍLIA Tópicos de Estudo 1. Família, sempre família Introdução ao estudo da família Pensando a família na contemporaneidade A família como matriz na presença e na ausência Família como espaço de interação e de aprendizagem

UNIDADE: ESCOLA E FAMÍLIA

UNIDADE: ESCOLA E FAMÍLIA Tópicos de Estudo 2. Escola: um complexo e singular espaço de diferenciação e aprendizagem - Um olhar sobre a escola como sistema de interação permanente - E quanto aos conteúdos escolares? Da sua importância para o desenvolvimento da criança e do jovem

UNIDADE: ESCOLA E FAMÍLIA

UNIDADE: ESCOLA E FAMÍLIA Tópicos de Estudo 3. Ampliando a compreensão das relações família-escola - Algumas aproximações e diferenciações entre família e escola no processo educativo da criança

UNIDADE: ESCOLA E FAMÍLIA Considerações/recomendações importantes para o bom andamento do trabalho e para facilitar as aprendizagens dos estudantes Realização da leitura de todos os textos constantes no Guia. Realização de todas as atividades propostas, sendo que algumas deverão ser feitas apenas individualmente e outras ser discutidas também no Fórum. Se possível, ler outros textos sugeridos como leitura complementar. Para o sucesso dos estudos na Unidade, é fundamental que todos se permitam flexibilizar suas concepções sobre família, sobre as verdades que construíram até aqui a respeito do tema. Só assim será possível a reconstrução de conceitos.

UNIDADE: ESCOLA E FAMÍLIA Para isso, vou convidar os estudantes a retomarem algumas das suas vivências em família. Esses conteúdos afetivos não estão postos nos textos científicos e didáticos, mas sem dúvida eles fazem parte do contexto, dos supostos que vão permear as relações do professor com seus alunos. Utilização do AVA – espaço Fórum para socializar estudos e reflexões com os colegas e com a professora, e também para buscar dirimir dúvidas sobre o tema em estudo. Utilização do AVA – espaço “Converse com o professor”, sempre que alguma dúvida mais pontual não tenha sido solucionada.

Importância da realização das tarefas propostas no Guia Primeira Tarefa (p. 53) Resgatar lembranças de aprendizagens ocorridas em família. Descrever e compartilhar algumas lembranças no Fórum, estabelecendo relações com experiências escolares, bem como com a opção feita pela docência. Segunda Tarefa (p.57 e 61) Configuração da família de origem e da família atual. Identificação de diferentes arranjos ou configurações familiares que se verificam hoje na sociedade, e reflexão a esse respeito, associando com percepções sobre as configurações familiares mais frequentemente verificadas. Terceira Tarefa (p.63) Caracterização da modalidade de aprendizagem de uma criança em específico, relacionando-a com as informações que possui acerca das oportunidades que a família oferece/disponibiliza para as aprendizagens infantis.

Importância da realização das tarefas propostas no Guia Quarta Tarefa (p.69) Considerações sobre os impactos que a realidade da família contemporânea, com toda a sua complexidade, tem ocasionado na escola, identificando inclusive as carências que costumam ser mais decisivas no enfrentamento das demandas da realidade. Quinta Tarefa (p. 72) Compreensão da escola como um sistema em permanente interação, identificando em especial os mecanismos que ela utiliza para “manter” o seu modo particular de funcionar, bem como para buscar operar transformações no seu interior e na relação com o exterior. Sexta Tarefa (p. 81-82) Reflexão sobre a prática docente buscando identificar a interferência de conteúdos socioemocionais dos alunos no processo de aprendizagem, bem como o impacto que esses conteúdos provocam na “pessoa do professor” e no modo como ele é capaz (ou não) de fazer frente a essas vivências.

Importância da realização das tarefas propostas no Guia Sétima Tarefa (p.86) Retomada das lembranças do estudante acerca de suas vivências familiares, associando-as com as expectativas que construiu sobre o que seja “uma boa família” para seus alunos. Caracterização da maneira como vem conseguindo contemplar as diferentes realidades familiares dos seus alunos no cotidiano pedagógico, buscando minimizar ou resolver as dificuldades encontradas. COMPARTILHAR/DISCUTIR NO FÓRUM.