Desenvolvendo Sistemas Multi-agentes usando o Framework Tropos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
RUP – Rational Unified Process
1 Avaliação da Qualidade para Engenharia de Requisitos Orientada a Agentes Emanuel Batista dos Santos 11/05/2007.
Gerenciamento do escopo
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
RELATORIO DE PESQUISA 1 Ferramentas para modelagem de sistemas e representação dos requisitos funcionais e não funcionais.
Engenharia de Software
Rational Unified Process(RUP)
Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA {lucena, furtado, choren,
Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA
Viviane Torres da Silva
Componentes: A Abordagem Catalysis
Aline Vasconcelos D.Sc. em Sistemas e Computação/COPPE UFRJ
SMA: ORGANIZAÇÃO.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Análise e Projeto de Sistemas
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Como Desenvolver Sistemas de Informação
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Principios e Conceitos de Projeto
Diagrama de Instalação
Rational Unified Process
RUPinho Qualidade de Software
Desafios do desenvolvimento de software
Visão Geral do RUP.
Avaliação do RUP como processo para desenvolvimento de software
Adriano S. Castro. Soluções para problemas recorrentes no desenvolvimento de software; Orientação a objetos; Facilitam a reutilização; Vocabulário comum;
Arquiteturas de Referência
MAS-ML Tool: Um Ambiente de Modelagem de Sistemas Multi-Agentes
Daniel de Souza Martins Prof. Dr. Patrícia
Metodologias para construção de SMA
REQUIREMENTS DEVELOPMENT DESENVOLVIMENTO DE REQUISITOS
Análise e Desenvolvimento de Software
Projeto de Arquitetura de Software Visão Geral
Especificação em Projeto de Sistemas
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Capítulo 10 – Qualidade de Produtos de Software Escrito por: Renata Araújo Vírginia Chalegre Apresentado por: Cleice.
Análise e Especificação de Requisitos © 2001 Jaelson CastroInformações Gerais 1 Análise e Especificação de Requisitos - IF119 Centro de Informática Jaelson.
Odyssey-MDA: Uma Abordagem para a Transformação de Modelos de Componentes Natanael Maia Ana Paula Blois Cláudia Werner Grupo de Reutilização de Software.
Enterprise Architecture Design and the Integrated Architecture Framework Grupo – João Ferreira – Rodrigo Correia – Sérgio Magalhães.
Introdução a um Processo de Desenvolvimento Orientado a Objeto
A Linguagem Formal de Especificação VDM-SL
Relação entre Requisitos e Arquitetura de Software num ambiente Multi-Agente SIRA Framework Análise dos temas de Lúcia Bastos e Turah Almeida Apresentação.
Odyssey-MDA: Uma Ferramenta para Transformações de Modelos UML Natanael Maia Ana Paula Blois Cláudia Werner Grupo de Reutilização de Software Outubro/2005.
Ferramenta de Modelagem de Requisitos e Agentes (TAOM4e) Laís Xavier Prof.: Jaelson Castro.
Gestão de projetos de Software GTI-16
CIn-UFPE1 © 2003, Alexandre Vasconcelos Visão Geral do RUP.
© Nabor C. Mendonça Processo / Metodologia de Desenvolvimento de Software.
Methodologies for the Design of Service- Based Systems Barbara Pernici João Victor Guimarães de Lemos Professor: Jaelson Castro Outubro/2010.
Mestrando: Pedro Barbosa Cordeiro Orientador: Bernardo Lula Júnior
RiSD, PRiM e herança em i* Aluna: Turah Xavier de Almeida Professor: Jaelson Castro.
Desenvolvimento Global de Software
Universidade Federal de Lavras1 Desenvolvimento de um Sistema de Rastreabilidade para a Cachaça de Minas Gerais Michele Nasu Tomiyama Orientador: André.
Estudo de Caso: criação de um agente especulador / investidor para o mercado de capitais usando Jadex. BRUNO Bruno Carlos da Cunha Costa Gleiph Ghiotto.
UML Components MO409 – Eng. de Software Profa. Eliane Martins
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
IF 718 Análise e Projeto de Sistemas Augusto Sampaio Vitor Braga (Estágio docência) Camila Sá (Monitora) Parte do material cedido pela Qualiti Software.
2005 Rodrigo Cavalcante Mendes Modelagem e Avaliação do CMMI no SPEM para Definição de um Meta- Processo de Software Graduando: Rodrigo.
/ de Julho de UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação Tópicos Avançados.
SOA SOA – Arquitetura Orientada a Serviços Conceitos e Aplicações
Uma Extensão do Fluxo de Análise e Projeto do RUP com suporte a Desenvolvimento Baseado em Componentes Eduardo Almeida
IF718 Análise e Projeto de Sistemas Augusto Sampaio - acas Vitor Braga - vtb (Estágio docência) Diogo Peixoto - dcp (Monitor) Parte do material.
Engenharia de Software Conceitos e elementos 1. Engenharia   Resolução de problemas através de soluções economicamente viáveis  Motivacão: Limitação.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Desenvolvendo Sistemas Multi-agentes usando o Framework Tropos Daniel Penaforte
Transcrição da apresentação:

Desenvolvendo Sistemas Multi-agentes usando o Framework Tropos Daniel Penaforte dap4@cin.ufpe.br

Desenvolvimento Orientado a Agentes E-News Roteiro Plano de Trabalho Desenvolvimento Orientado a Agentes E-News Requisitos Iniciais Requisitos Finais Projeto Arquitetural Projeto Detalhado Trabalhos futuros

Plano de Trabalho Neste projeto estaremos investigando como a metodologia Tropos poderá ser estendida para suportar a fase de implementação numa plataforma de agentes específica. Desenvolver sistemas com o paradigma de agentes usando o framework Tropos. Usar a ferramenta de modelagem organizacional OME. Implementar agentes de software usando uma plataforma de implementação orientadas a agentes (JADE ou JADEX).

Desenvolvimento Orientado a Agentes O crescente interesse em agentes de software e Sistemas Multi-Agentes (SMA) tem conduzido recentemente ao desenvolvimento de novas metodologias baseadas nos conceitos de agentes. Tropos suporta quatro fases do ciclo de vida do desenvolvimento de software. Requisitos Iniciais Finais Projeto Arquitetural Detalhado [Castro, Kolp and Mylopoulos 2002]

E-News

Fase de Requisitos Iniciais Está preocupada com o entendimento de um problema estudando uma configuração organizacional existente. A análise de Requisitos Iniciais focaliza nas intenções dos stakeholders.

Strategic Dependency Model for Newspaper Office Requisitos Iniciais Strategic Dependency Model for Newspaper Office

Strategic Rationale model for Editor in Chief actor Requisitos Iniciais Strategic Rationale model for Editor in Chief actor

Fase de Requisitos Finais O sistema a ser desenvolvido é descrito dentro do seu ambiente operacional junto com funções e qualidades relevantes (ex.: desempenho, segurança, disponibilidade). A análise de Requisitos Finais resulta em uma especificação de requisitos que descreva todos os requisitos funcionais e não-funcionais para o sistema a ser desenvolvido.

Requisitos Finais Strategic Dependency Model for the E-news System

Strategic Rationale Model for the E-news System Requisitos Finais Strategic Rationale Model for the E-news System

Fase de Projeto Arquitetural A arquitetura global do sistema é definida em termos de sub-sistemas, interconectados através de fluxos de controle e de dados. Um estilo arquitetural deve ser escolhido usando-se como critérios as qualidades desejadas que foram identificadas na fase de Requisitos Finais.

Avaliação do Catálogo de Correlação Quality Attributes Styles Predictability Security Adaptability Cooperativity Competitivity Availability Integrity Modularity Aggregability Flat Structure -- -   + ++ Structure-in-5 Pyramid Joint-Venture Bidding Takeover Arm’s-Length Hierarchical Contracting Vertical Integration _ Co-optation

Projeto Arquitetural Assignment of the e-News System Responsibilities

An e-News Joint Venture architecture Projeto Arquitetural An e-News Joint Venture architecture

Fase de Projeto Detalhado Visa introduzir o detalhe adicional para cada componente arquitetural do sistema. Consiste em definir como os componentes do modelo arquitetural cumprirão suas responsabilidades de acordo com os padrões de projeto.

Trabalhos Futuros Continuação do estudo das plataformas JADE e JADEX Reengenharia de um sistema multi-agentes já existente, o SmartJournal Aplicação de padrões de projeto orientados a agentes ao projeto do SMA Introdução de técnicas de aspectos na implementação de sistemas multi-agentes