Grupo do 3º curso de Sensibilização em Plantas Medicinais – FITOVIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dieta Mediterrânica.
Advertisements

Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010
“A Classificação dos Seres Vivos”
Faculdade Interação Americana – FAINAM X JORAP: “O Profissional da Educação. Agente de Transformação” Tema: (TITULO DO TEMA ESCOLHIDO PELO GRUPO)
Crustáceos e Aracnídeos
italianos IMIGRANTES ITALIANOS T.43 NICOLE E LUIGGIA
Trabalho de Ciências Os animais Visita ao Zoológico de Hamamatsu
Classificação Biológica
A planta que dá pão, bolo, sorvete, licor, pratos doces e salgados.
Sal.
VISITA AO MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Os alimentos antioxidantes são importantes na hora de prevenir doenças e equilibrar as funções vitais no organismo. Saiba identificá-los O QUE ESPERAR.
DICA DE SAÚDE – outubro 2010 COMO COMBATER A OBESIDADE (06/10)
DICAS DE COMO REALÇAR O SABOR DA COMIDA UTILIZANDO ERVAS AROMÁTICAS
Chá de alecrim!‏ Alecrim Alecrim.
Exercício de Fixação Junho 2009
Chás medicinais Os chás terapêuticos são fáceis de preparar e melhoram a digestão, acalmam a mente e diminuem a fadiga. Confira as sugestões.
APRESENTA Diphyllobothrium.
DEGUSTAÇÃO DE VINHOS Angélica Rigone Solange Wenski.
¡¡¡¡¡¡¡ALPISTE!!!!!!!!.
Delícia, Delícia... assim a sua cozinha me mata!
AS MARAVILHAS DA UVA 2006.
Alimentação.
Plantas Medicinais.
CARDIOPATIAS PROBLEMAS CARDIOVASCULARES OU ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA
Alunos do Externato Passos Manuel
MAMÃO - “ UM TESOURO AO SEU ALCANCE” O mamão (Carica papaya), originário da América Tropical, é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor.
MANGUEIRA LIMA, Renata da Silva 1 SOUZA, Graziella Plaça Orosco de 2 FLUMINHAN JR., Antonio 3 MANGA Fonte: Google imagens, Nome Popular: Mangueira.
RECURSO DA COMUNIDADEO Cultivo e o uso de Plantas Medicinais
Falando sobre as plantas... Um pouco da história!
Marinadas Observações:
(Lavandula angustifolia) Campos de Lavanda na Provence “Uma viagem de aroma e magia...” Lavanda.
Alimentação saudável.
Fábio Ferreira nº12 Lúcia Martins nº 20 Tiago Mendes nº 30
Q U I N T A L NOSSA FARMÁCIA VIVA N O S.
Será que é verdade? Tem coisas que todo mundo diz que fazem mal. Outra, que fazem bem. Podemos acreditar em tudo? Confira. Entrar Conte os acertos!
ALIMENTOS PARA PROMOVER O BOM HUMOR
Teste de sombreamento na produção de Melissa
Plantas Medicinais e Agroecologia
SAIS MINERAIS  Cinzas Bromatologia Profª. Mariana Schmidt.
GRUPO 1 FOGO MANDIOCA CARNE CRUA MEL.
Ciências Virtual... Organiza corretamente em ordem crescente..
Profª Letícia Lazarini de Abreu
CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA
A planta que dá pão, bolo, sorvete, licor, pratos doces e salgados.
Técnica Dietética e Culinária I Aves
Chá de alecrim!‏ Alecrim Alecrim.
Cap. 5 – Classificando os seres vivos 7ª Série
A Ressaca Trabalho realizado por: Duarte Cátia João almeida Soneca.
Drª Luciana Resque Bioquímica
BIOLOGIA I.
O uso do chá na atualidade
ALECRIM O CHÁ MÁGICO..
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
ANJO DO AMOR Thaís Accioly.
Alecrim O Alecrim tem aplicações muito vastas: utiliza-se para as doenças nos rins, calculoses, vômitos, vertigens e tonturas, indigestões, anemia, reumatismo,
EXTRAÇÃO DE ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO CÉLULAS VEGETAIS.
Chá de alecrim!‏ Alecrim Há dias em que se tem a impressão de se estar dentro de um espesso nevoeiro. Tudo parece monótono e difícil e o coração fica.
Projeto Herbário 8º ano – Colégio Simon
Ciências Naturais – 9.o ano
“A diferença entre o remédio e o veneno muitas vezes está na dose”
MusicoTerapia Os efeitos do som sobre o Homem. Cada ritmo musical produz um trabalho e um resultado diferente no corpo.
Carne Bovina Profª Jucimara Martins dos Santos.
Benefícios das frutas.
ESPANHA. TRADIÇÕES A influência dos vários povos na formação da cozinha espanhola; O arroz, trazido pelos árabes; O chocolate vem dos astecas; Substituíram.
GUIA NUTRICIONAL DE ALIMENTOS Hoje preparamos uma lista com os alimentos mais saudáveis do mundo. Conheça quais os principais nutrientes que cada alimento.
Cortes de Carne: Mignon Emilio Strack Souza Filipe Tassio Netto Henrique Scopel Joao vitor Nogueira Ricardo B. Ludwig.
Transcrição da apresentação:

Grupo do 3º curso de Sensibilização em Plantas Medicinais – FITOVIVA ALECRIM Grupo do 3º curso de Sensibilização em Plantas Medicinais – FITOVIVA Alunas : Ana Paula F. da Silva Macedo Conceição Aparecida M. Pessôa Dulcirene Aparecida da Silva Maiza P. de Souza Maria da Piedade Marlene R. Martins Nensmorena G. Preza Silvinha Gomes Márcia Quatti Katerina

ALECRIM (Rosmarius officinalis) Do latim significa o orvalho que vem do mar. O alecrim, pequeno arbusto de folhas perenes e aromáticas, pertence à família das labiadas. É uma planta originaria dos países mediterrâneos, mas cresce bem em muitos outros lugares. Trata-se de uma planta conhecida por suas propriedades terapêuticas e também pelo aroma característico que empresta a certos pratos, realçando-lhes o sabor.

Classificação cientifica : Reino : Plantae Filo : Magnoliophyta Classe Magnolopsida Ordem : Lamiales Família : Lamiaceae Género: Rosamarinus Espécie : R.officinalis Nomenclatura binomial : Rosmarinus officinalis

Terapeuticamente, sabe-se que seu óleo essencial, que contem eucaliptol, tem um poderoso efeito antibacteriano e relaxante muscular. Outro de seus componentes, o ácido rosmarínico, atua como antioxidadante. Na cozinha, o alecrim é utilizado em carnes vermelhas, aves, ensopados, marinadas, peixes, legumes cozidos, molhos ao vinho, grelhados, churrascos guisados, recheios, e até mesmo para perfumar flans, geléias, sorvetes e coberturas. Observação: Por ter um sabor muito forte, deve ser usado com moderação.

O alecrim e resistente a cozimento longos. O alecrim pode ser conservados seco, congelado ou macerado. O alecrim é ótimo para aromatizar vinagres e azeites CURIOSIDADE: Alguns raminhos de alecrim jogados sobre as brasas enquanto se faz churrasco, deixa a carne com um aroma delicioso.

Indicações terapêuticas: - É anti-séptico, aromático, e contém substâncias canforadas que acalmam os nervos, estimulam a vesícula biliar e aliviam dores musculares. - Antiinflamatória, digestiva, diurética, ajuda a eliminar ácido úrico, o que explica seu longo uso contra gota e reumatismo. Tônico do sistema nervosos e cardíaco, indicado para o estresse e cansaço físico. Na tradição popular: É afrodisíaco.

Remédio à base de alecrim: - Compressas contra dores reumáticas; - Estimular e tonificar o organismo; - Contra gripes, problemas hepáticos, anemia, indigestão e falta de apetite; - Aliviar crises de asma; Combate a tosse. Em templos e igrejas, o alecrim e queimado como incenso desde a antiguidade. Até hoje diz-se que o alecrim é um excelente amuleto contra o "mal olhado".

Também conhecida : - Como alecrim-de-jardim e alecrim-rosmarino - Em espanhol: romero   - Em outros idiomas: roris marini (latim), rosemary (inglês), romarin (francês), ramerino (italiano) e rosmarin (alemão).  

Se você tiver alecrim plantado na sua casa, saiba que o período certo para colhê-lo é antes da floração. “O alecrim não admite melancolias, tristezas, tremores, nem desmaios de coração; conforta e recreia todas as partes membros interiores e exteriores do corpo; alegra e fortifica os sentidos.” (Almanaque do século XVI)