1º Seminário Catarinense sobre a Biodiversidade Vegetal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
Advertisements

Biomas brasileiros.
BIOMAS BRASILEIROS.
Escola Estadual Maria José
BIOMAS.
Biomas brasileiros.
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
MATA ATLÂNTICA.
IV UFRJ AMBIENTÁVEL - Rio de Janeiro 21 a 23 de Outubro de 2008 ECORREGIÃO XINGU-TAPAJÓS – PRINCIPAIS VETORES DO DESMATAMENTO NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA,
Retrospectiva sobre a temática da desertificação no Estado do Ceará
Recuperação Trimestral de Geografia
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
Autor: Ridelson Farias de Sousa Campina Grande, 30 de Outubro de 2007.
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
Brasil – Domínios Morfoclimáticos
PESQUISA EM CONSERVAÇÃO DE FLORESTAS E DO MEIO AMBIENTE
BIOMAS BRASILEIROS Profa. Joana Bolsi.
Gerente de Áreas Protegidas
Biomas Brasileiros Professores: Aline Gonzales e Gustavo Siebra
DESERTIFICAÇÃO Informe Nacional Brasil
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
BIOMAS BRASILEIROS Regina A.Y Cristiane Peres.
REGIÃO NORDESTE Leticia Rafael Patrick Roberta Profª Alessandra
Ecossistemas do Brasil
Braulio F. de Souza Dias Diretor de Conservação da Biodiversidade,
4º Ano Professora Alessandra Stock
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
FAZENDA SAN FRANCISCO “O melhor safári do Brasil”
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA EXECUTIVA DEPARTAMENTO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL – DAI ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENTIDADES ESTADUAIS DE MEIO AMBIENTE.
Monitoramento dos Biomas Brasileiros
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Cerimônia de lançamento das obras da sede 25 de fevereiro de 2011 Pedro Antônio Arraes Pereira Diretor-Presidente da Embrapa.
UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
BIOMAS BRASILEIROS.
Gestão Territorial de Áreas Protegidas II Seminário Mosaico de Áreas Protegidas Manaus, 26 a 28 de Novembro 2008.
CAPÍTULO 14 – COMPLEXOS GEOECONÔMICOS DO BRASIL
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
PLANOS DE MANEJO EM RESERVA PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN
Perda da biodiversidade no Brasil e no mundo:
BIOMAS.
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga
Biomas do Brasil.
Repositórios institucionais: uma experiência de implantação nacional Bianca Amaro (IBICT) Seminário Internacional Acesso Livre ao Conhecimento - Fiocruz.
GEOGRAFIA Climas e vegetação.
BIOMAS DO BRASIL.
VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Ecossistema É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (fatores bióticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e.
Myrian de Moura Abdon – INPE
A vida na Biosfera Ana Clara Ciências.
Situação de aprendizagem 1
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Região Nordeste/Região Sudeste
Ecossistemas Mundiais e Brasileiros
Região Nordeste/Região Sudeste
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
PRIORITY AREAS FOR BIODIVERSITY CONSERVATION AND USE IN BRAZIL MINISTRY OF ENVIRONMENT SECRETARY OF BIODIVERSITY PAULO KAGEYAMA.
Complexo do Nordeste. Características gerais  Áerea equivalente a 1milhão e 500mil km² (pouco mais de 20% do território brasileiro)  Abrange inteiramente.
Região Nordeste/Região Sudeste
sub – regiões nordestinas
Severino Ribeiro Aurélio Padovezi Ludmila Pugliese.
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
Manejo do javali (Sus scrofa)
SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO BIOMAS BRASILEIROS Disciplina de Ciências Profº. Carlos.
Transcrição da apresentação:

1º Seminário Catarinense sobre a Biodiversidade Vegetal Ações do Governo Federal Visando à Valorização e Conservação da Biodiversidade Vegetal João de Deus Medeiros joao.medeiros@mma.gov.br Departamento de Florestas Secretaria de Biodiversidade e Florestas Ministério do Meio Ambiente

Plantas Terrestres Briófitas – 3.125 espécies Pteridófitas – 1.200 a 1.400 espécies Gimnospermas – 14 a 16 Angiospermas – 22.000 (FB Martius) 55-60.000 espécies.

Mapas de Cobertura Vegetal PROBIO - 2004 mapeamento da cobertura vegetal, adotando-se o recorte de biomas estabelecido no Mapa de Biomas do Brasil (IBGE, 2004).

Mapas de Cobertura Vegetal Bioma Amazônia Instituição executora: Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais – FUNCATE. Bioma Pantanal Instituições executoras: Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Gado de Corte, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE e Instituto de Meio Ambiente Pantanal – IMAP/SEMA, MS.

Mapas de Cobertura Vegetal Bioma Cerrado Instituições executoras: Embrapa Cerrados, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Universidade Federal de Goiás – UFG e Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Agronegócio – FAGRO. Bioma Caatinga Instituições executoras: Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Associação Plantas do Nordeste – APNE, Embrapa Solos, Embrapa Semi-árido, Universidade Federal do Ceará - UFC, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Centro de Recursos Ambientais da Bahia - CRA e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia - SEMARH.

Mapas de Cobertura Vegetal Bioma Mata Atlântica Instituições executoras: Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense – UFF e Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia – IESB. Bioma Pampa Instituições executoras: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FAURGS, Embrapa Clima Temperado e Embrapa Pecuária Sul.

Monitoramento Desmatamento Biomas Resultados Revisados do Monitoramento do bioma Cerrado Resultados do Monitoramento do bioma Caatinga Resultados do Monitoramento do bioma Pantanal Resultados do Monitoramento do bioma Pampa

Inventário Florestal Nacional Parcelas Permanentes - situação julho 2007 Dispor informações sobre recursos florestais: levantamento sistematizado de informações sobre os recursos florestais brasileiro;

Lista Nacional das Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção Instrução Normativa MMA nº 06, de 23 de setembro de 2008 - Reconhece como espécies da flora brasileira ameaçada de extinção aquelas constantes do Anexo I e reconhece como espécies da flora brasileira com deficiência de dados aquelas constantes do Anexo II a esta Instrução. 

Informe Nacional sobre Espécies Exóticas Invasoras Plano de Contingência – Espécies Invasoras – Sanidade Florestal

Áreas Prioritárias para Conservação, Uso Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Brasileira:  2007. Vol I. 300 p. e Vol.II: 8 mapas murais e 1 CD-ROM (reeditado em 2008). Bioma Amazônia; Bioma Pantanal; Bioma Cerrado; Bioma Caatinga; Bioma Mata Atlântica; Bioma Pampa; Zona Costeira e Marinha; Resultados e Anexos.

Biodiversidade dos Campos do Planalto das Araucárias: 2009. Este livro contribui para o conhecimento e a compreensão dos fatores bióticos e abióticos indispensáveis para subsidiar futuras ações para a conservação dos Campos de Altitude do Planalto das Araucárias.

Biodiversidade - Regiões da Lagoa do Casamento e dos Butiazais de Tapes, Planície Costeira do Rio Grande do Sul: 2007. Este livro traz o resultado de inventários de biodiversidade nas regiões dos Butiazais de Tapes e Lagoa do Casamento, na Planície costeira do Rio Grande do Sul.

Diversidade Biológica e Conservação da Floresta Atlântica ao Norte do Rio São Francisco: 2006. Este livro traz o resultado de inventários de biodiversidade nas regiões da Floresta Atlântica ao norte do rio São Francisco, PE.

Biodiversidade e Conservação da Chapada Diamantina: 2005. Este livro traz o resultado de inventários de biodiversidade na região da Chapada da Diamantina.

Análise das Variações da Biodiversidade do Bioma Caatinga - Suporte a estratégias regionais de conservação:  2005. O livro apresenta uma caracterização dos conjuntos florísticos no bioma Caatinga, são apresentados três estudos de caso sobre o estado atual da cobertura vegetal e análise das variações da biodiversidade em áreas consideradas prioritárias para conservação nos Estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba. Acompanha CD com o canto das aves da Caatinga.

Brejos de Altitude em Pernambuco e Paraíba: História Natural, Ecologia e Conservação:  2004. 324 p Este livro apresenta o resultado de quatro anos de pesquisas propiciadas pelo desenvolvimento do projeto “Recuperação e manejo dos ecossistemas naturais de Brejos de Altitude de Paraíba e Pernambuco” que teve como objetivo promover a conservação dos remanescentes de brejos de altitude no agreste de Pernambuco e Paraíba.

Campos Sulinos: Conservação e uso sustentável da biodiversidade 2009. Este livro oferece uma visão integrada do conhecimento científico existente sobre os Campos Sulinos, sua importância biológica, cultural e econômica e as ameaças à sua integridade.

Biodiversidade do Complexo Aporé Sucuriú 2006. A obra apresenta levantamento da flora e da fauna, em região do Estado do Mato Grosso do Sul onde o bioma Cerrado sofre intensa fragmentação.

Cerrado: Ecologia, Biodiversidade e Conservação 2006. O livro desvenda as peculiaridades, belezas e a diversidade biológica dos cerrados brasileiros.

Biodiversidade da Caatinga: áreas e ações prioritárias para a conservação 2004. Este livro contém os textos que embasaram as indicações de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade da Caatinga. Disponível também em CD-Rom.

Dr. João de Deus Medeiros Departamento de Florestas Secretaria de Biodiversidade e Florestas joao.medeiros@mma.gov.br