PROE CFI Aula4 090306 Polarização de ondas electromagnéticas CFI – Aula 4.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Corrente e tensão alternadas
Advertisements

5. Força magnética sobre um condutor com corrente elétrica
(semelhante ao fluxo de água vA)
 módulo do campo eléctrico em toda a parte da superfície esférica
FORÇA MAGNÉTICA SOBRE UM CONDUTOR COM CORRENTE ELÉCTRICA
Quando um ímã é dividido ao meio  resulta em dois novos ímãs, cada um com um pólo norte e um pólo sul porque não é possível separar o pólo norte do.
PROE Rad
Campos associados ao Dipolo de Hertz
Aula 2 – Conceitos Fundamentais I
Rotacional de um campo vectorial
Equações de Maxwell do Eletromagnetismo
Física III Eletrostática
TE804 Eletrodinâmica Computacional
Capítulo 1 Dipolo Eletromagnético
Campo Magnético Estacionário
Monopolos.
Emissão - Recepção.
Dipolo Eléctrico de Hertz
O VECTOR CAMPO ELÉCTRICO,
Energia As ondas electromagnéticas transportam energia electromagnética Meios simples ε, μ, σ não variam no tempo V ^ n ~ Sf Energia armazenada nos campos.
Conceitos Fundamentais – Aula 4
PROE 1S0607 CFI Aula CFI – AULA 2 Ondas electromagnéticas.
Operadores Difernciais
Condutores, Dielétricos e Capacitância
POLARIZAÇÃO ENGC34 – ELETROMAGNETISMO APLICADO
Cap. 5 – Introdução à análise diferencial de escoamentos
Velocidade e Fluxo Advectivo. Divergência da Velocidade.
(semelhante ao fluxo de água vA)
Aula II – O Campo Elétrico
Campos elétricos na matéria
Processo de Radiação A problemática do estudo de antenas consiste em calcular o Campo Elétrico e o Campo Magnético no espaço provocado pela estrutura da.
Eletrostática – Lei de Gauss
PROE - CF 1 PROE - Conceitos Fundamentais – Aula 5 1.
Processo de Radiação A problemática do estudo de antenas consiste em calcular o Campo Elétrico e o Campo Magnético no espaço provocado pela estrutura da.
DIFERENÇAS DE POTENCIAL NUM CAMPO ELÉCTRICO UNIFORME
PROE 2S0506 CFI Aula Ondas Electromagnéticas Ondas planas: O lugar geométrico onde os valores das grandezas ondulatórias são constantes são planos.
Rotação de Eixos z x    direção de propagação EE
FORÇA MAGNÉTICA SOBRE UM CONDUTOR COM CORRENTE ELÉCTRICA
PROE Rad Radiação Aula 1 Introdução à Radiação Geração de Ondas Electromagnéticas Antenas de emissão – realizam a transição entre as ondas guiadas.
1PROE1S0708 CFAula Conceitos Fundamentais – Aula 3.
1 FLUXO ELÉCTRICO O fluxo eléctrico é uma grandeza proporcional ao número das linhas do campo eléctrico que entram numa superfície O número de linhas N.
Conceitos Fundamentais
PROE1S Aula2Rad07081 Campos do DEH na zona distante Os campos na zona distante (campos de radiação):  são ortogonais entre si  são perpendiculares à.
Linhas de transmissão.
= 1 z y x Ө (q) (n) Ψ – ângulo que a direcção de observação faz com o eixo ao longo do qual estão distribuidas as antenas do agregado. Agregados.
PROE CFI Aula Polarização de Ondas Electromagnéticas.
1S0809 CF Conceitos Fundamentais – Aula 2.
Uma carga de prova q0 colocada num campo eléctrico
PROE1S Aula2Rad07081 Radiação Aula 2. PROE1S Aula2Rad07082 Campos do DEH na zona distante (campos de radiação)
 LINHAS DE CAMPO MAGNÉTICO NUMA ESPIRA CIRCULAR
PROE1S0708 CFIAula Conceitos Fundamentais – Aula 2.
1 Conceitos Fundamentais – Aula 4 Aula 4 CF 1 Out 08.
Magnetismo Professor John Disciplina Física E.
ELECTRICIDADE: Fluxo e Lei de Gauss Aula – 4
Reflexão e Transmissão de Ondas em Interfaces Dielétricas Planas
Electromagnetismo.
ELECTRICIDADE: Potencial Eléctrico Aula – 5
Aula 3 – Lei de Gauss Viviane Galvão 1.
Conceitos Fundamentais I
Capítulo 5 Onda Plana Uniforme
ELECTRICIDADE: Capacitores e Dieléctricos Aula – 6
Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges
Flow in a cilindrical pipe Lecture 9 Mecânica de Fluidos Ambiental 2015/2016.
A experiência demonstrou que cargas eléctricas em movimento criam, no espaço à sua volta, um campo magnético. Verificou,
PROE 1S0607 CFI Aula Formalismo da onda plana e uniforme em espaço livre Trata-se de uma estrutura TEM (campos ortogonais à direcção de propagação.
Hidrodinâmica Aula 02 (1 0 Sem./2016) 1. Redução do contínuo ao discreto: 2 Partição do fluido em pequenos elementos de volume infinitesimal dV e massa.
Lei de Gauss José Roberto.
ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO. 2 3 PRÉ REQUISITOS DE FQA.
Aula nº1 12/09/ Electromagnetismo Paulo J. V. Garcia Departamento de Engenharia Física.
FÍSICA III LEI DE GAUSS Relembrar os conceitos de linhas de corrente e fluxo em hidrodinâmica. Definir fluxo do campo elétrico Obter a Lei de Gauss a partir.
Transcrição da apresentação:

PROE CFI Aula Polarização de ondas electromagnéticas CFI – Aula 4

PROE CFI Aula Polarização Comportamento temporal do vector campo eléctrico num ponto fixo do espaço Exemplo: onda plana e uniforme a propagar-se segundo Z  onda polarizada linearmente em, respectivamente. ≠ 0 e em fase O campo eléctrico resultante tem uma direcção que faz com o eixo dos xx:

PROE CFI Aula não estão em fase Num ponto qualquer do espaço (z=0): Polarização circular (esquerda) Polarização circular (direita) Polarização circular

PROE CFI Aula Onda polarizada elipticamente A polarização fica completamente especificada pela orientação e pela razão entre os eixos da elipse, e pelo sentido segundo o qual a ponta do vector campo eléctrico se move na elipse. Polarização elíptica

PROE CFI Aula Polarização de ondas electromagnéticas

PROE CFI Aula Polarização circular E 10 = E 20 = E 0 (valor instantâneo)  Onda com polarização circular direita  Onda com polarização circular esquerda Polarização linear E 1 (z) e E 2 (z) em quadratura no espaço e em fase no tempo

PROE CFI Aula Difusão AM: polarização vertical TV: polarização horizontal Telemóveis: polarização circular direita

PROE CFI Aula Condições fronteiras Na prática os meios são limitados e o estudo da fenomenologia electromagnética envolve as condições nas fronteiras. As c.n.f.: odizem-nos quais as relações que têm que ser satisfeitas pelos campos nos 2 meios num ponto qualquer da superfície interface. otêm que ser respeitadas em qualquer ponto da interface e em qualquer instante de tempo. odeterminam-se aplicando as eqs. de Maxwell na forma integral a uma pequena região na interface dos 2 meios.

PROE CFI Aula  Div produzida pela carga eléctrica.  Lei de Gauss Fluxo total de que sai dum volume V limitado pela superficie S é igual à carga eléctrica total contida no interior desse volume. Teorema da divergência do cálculo vectorial (Teorema de Gauss) Fluxo de um campo vectorial U que sai de uma superficie fechada S f é igual ao integral no volume V da divergência de U. S f = S 1 + S 2 + S l S2S2 S1S1 SlSl

PROE CFI Aula Componentes normais à fronteira As componentes normais da indução magnética numa superfície fronteira e ao atravessar a superficie de separação dos 2 meios são contínuas. As componentes normais de ao atravessar a superfície de separação de 2 meios são descontínuas, diferindo do valor da densidade de carga superficial. S2S2 S1S1 S3S3 1 2 h

PROE CFI Aula Componentes tangenciais à fronteira A componente tangencial do campo eléctrico através da interface entre os 2 meios é contínua. A componente tangencial do campo magnético ao atravessar uma interface entre 2 meios é descontínua, no caso de haver uma densidade de corrente superficial (película de corrente de espessura infinitesimal), sendo a diferença dada pelo valor de J s. l 1 h1h1 h2h2 2

PROE CFI Aula e Fronteira dieléctrico/condutor perfeito  Um meio com condutividade eléctrica perfeita: condutor eléctrico perfeito impede a existência de quaisquer campos electromagnéticos no seu interior.  O campo eléctrico é ortogonal á superfície condutora perfeita.  A indução magnética é tangencial á superfície condutora perfeita. sobre a superfície condutora suportam-se respectivamente, na densidade linear de corrente (ortogonal ao campo magnético tangencial) e na densidade de carga superficial. σ = ∞ x