Visão da Regulação no Estado da Bahia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Regionalização do SAMU 192 Diretoria de Atenção Especializada Coordenação de Urgência - COUR.
Advertisements

Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
Observatório e Indutor
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Subsecretaria de Desenvolvimento do Sistema de Saúde - SDSS Março 2006 Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos.
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
(NOME DO MUNICÍPIO) Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
SERRINHA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Departamento de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação/SUS
FIRMINO ALVES III Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que otimizem a regulação.
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Sistema de Informações
“A Gestão Pública da Saúde no Território e a Regulação do Mercado de Atenção Suplementar à Saúde” São Paulo – 14 e 15 de outubro de 2009 “ A utilização.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Regulação, Controle e Avaliação da Assistência à Saúde
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Papel da DIREG no Apoio Técnico aos Municípios
Contribuição da Tecnologia da Informação
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
AUDITORIA ELETRÔNICA DE ORGÃOS PÚBLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
PROGRAMAÇÃO AMBULATORIAL DOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
REDE DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
Marco Teórico Década de 50 – SAMDU “Serviço de Assistência Médica Domiciliar”; 1982 – Primeiro serviço de RESGATE / DF com as UTEs “Unidades Táticas de.
Prefeitura Municipal de Campinas Secretaria de Saúde
Sistema de Gestão Hospitalar Integrado
Governo do Estado Ceará Secretaria da Saúde – SESA Central de Regulação do SUS - CRESUS.
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Avaliação da implantação das ações de Controle,
PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Ministério da saúde cgra/drac/sas abril/2014
Consensos da Comissão da PPI (realizadas dias 02 e16/09) COSEMS – SESAB Reunião da CIB – Auditório João Torres.
REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À
REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ESTADO DO PARANÁ
UNACON Hospital Municipal de Caetité
LINHA DO CUIDADO DO TRAUMA NA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DO
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
1º Fórum Estadual de Regulação NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO DE CONTRATOS
Paulo de Tarso Monteiro Abrahão
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
ENTORNO SUL.
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
Prof. Miriam Vieira Goiânia , 02 de setembro de 2011
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
Estado do Amapá: Uma Experiência no Uma Experiência no Processo de Habilitação na NOAS na NOAS Apresentação: Dr. Ronaldo Dantas.
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS E REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE AÇÕES DA DIRETORIA DE REGULAÇÃO SOBRE A RECOMENDAÇÃO.
Assistência Onclógica no Estado de Minas Gerais
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
Governo do Estado Ceará Secretaria da Saúde – SESA Central de Regulação do SUS - CRESUS CAPACITAÇÃO Módulo Administrativo.
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
DESCENTRALIZAÇÃO: Inovações e Impacto para Prestadores e Gestores.
Sistema de informação de média e alta complexidade do SUS - SIMAC
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Fórum experiências exitosas em 2013
1º OFICINA NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA CAMARA TÉCNICA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Rio de Janeiro 02 e 03 de setembro 2010.
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
POLÍTICA ESTADUAL DE SAÚDE Panorama do SUS em Santa Catarina
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Transcrição da apresentação:

Visão da Regulação no Estado da Bahia Eliana Cardoso Diretoria de Regulação da Assistência SUREG/SESAB – Março de 2006 SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

Realidade da Assistência à Saúde As vagas hospitalares costumam ser preenchidas sem considerar a gravidade do estado de saúde do paciente; Os leitos, em alguns casos, são disponibilizados com base na influência pessoal; Estabelecimentos de saúde passam a recusar pacientes do SUS repentinamente; Municípios de referência recebem, indiscriminadamente, pacientes de outros municípios comprometendo o seu orçamento e a capacidade de atender sua própria população; Os serviços de marcação de consultas e exames fazem apenas agendamento, sem estabelecer um processo de regulação; A população sobrecarrega os serviços de atendimento dos pronto-socorros com casos não urgentes, em virtude das dificuldades de acesso ao sistema de saúde e da baixa resolutividade dos serviços assistenciais; Os pacientes são encaminhados de modo assistemático. SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

PDR - BAHIA População 2005: 13.815.260 hab. S Macro Norte 417 Municípios 125 Módulos Assistenciais 32 Microrregiões 292 Municípios Satélites 8 Macrorregiões Macro Norte Macro Nordeste Macro Sul Macro Extremo Sul Macro Sudoeste Macro Oeste Macro Centro Macro Centro Leste SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

Proposta para Organização do Fluxo Organização do Sistema Local e Microrregional Central de Agendamento ou Marcação (Exames, Consultas Especializadas e Internamentos,etc.) em Municípios Satélites e Sede de Módulo Assistencial Central de Regulação em Municípios Pólo de Microrregião Responsabilidade Gestora: Municípios Organização do Sistema Estadual Macrorregião - Central de Regulação Macrorregional. Central de Regulação Estadual (transitória) Responsabilidade Gestora: SESAB SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

Fluxo do Sistema Municipal 192 Pré Hospitalar Central de Regulação Municipal (tipos I e II) Central de Regulação Macrorregional Central de Regulação Estadual (transitória) Solicita / Disponibiliza Unidade Básica de Saúde Pronto Atendimento Ambulatório Hospitalar Unidade PSF Fluxo do Sistema Municipal Responsabilidade Gestora da Central Municipal: Município SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

Fluxo do Sistema Regional Central de Regulação Municipal Central de Regulação Macrorregional/Estadual (transitória) Estadual (transitória) Macrorregional (outras) Responsabilidade Gestora da Central Macrorregional e CER: SESAB Solicita / Disponibiliza Fluxo do Sistema Regional SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

Plano Piloto I x Central Estadual de Regulação Inter hospitalar (procedimentos e internação) Unidades com leitos sob regulação 10 EAS da rede contratada/conveniada 03 EAS da rede estadual 01 da rede federal EAS sob regulação 14 Leitos regulados 329 SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

Complexo de Regulação SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

Implantação da Regulação de Leitos SISREG - 1ª fase / 2004 A CER como embrião da Central Macrorregional NE 1ª fase – UNIDADES EXECUTANTES/SOLICITANTES 13 EAS da rede estadual 10 EAS da rede contratada/conveniada UNIDADES SOLICITANTES 05 EAS rede municipal 07 EAS rede estadual 23 EAS EXECUTANTES 12 EAS SOLICITANTES TOTAL 35 SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

Implantação da Regulação de Leitos SISREG - 2ª fase / 2005 UNIDADES EXECUTANTES/SOLICITANTES 16 EAS da rede pública estadual 20 EAS da rede contratada/conveniada UNIDADES SOLICITANTES 08 EAS rede municipal 11 EAS rede estadual 05 EAS rede contratada/conveniada 36 EAS EXECUTANTES/SOLICITANTES 24 EAS SOLICITANTES TOTAL 60 SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

ALGUNS NÚMEROS DA CER 2003 329 14 13.598 7 2 2004 2.296 35 20.583 26 8 19 2 2005 4.659 59 137.458 54 21 3 Mar/06 4.680 60 28.070 47 18 16 5 LEITOS REGULADOS UNIDADES REGULADAS ATENDIMENTOS MÉDICOS-REGULAÇÃO MÉDICOS-AMBULÂNCIA AMBULÂNCIAS SIMPLES AMBULÂNCIAS UTI SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

Fonte:CNES S ESAB SUS SECRETARIA DA SAÚDE

Fonte:CNES S ESAB SUS SECRETARIA DA SAÚDE

Fonte:CNES S ESAB SUS SECRETARIA DA SAÚDE

Fonte:CNES S ESAB SUS SECRETARIA DA SAÚDE

Processo de Expansão da CER SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

Escolha do Sistema SISREG REGULAÇÃO ON LINE CONFIABILIDADE DE DADOS AGILIDADE NO ACESSO AOS RECURSOS DISPONÍVEIS NAS UNIDADES CONTROLE E AVALIAÇÃO DOS RECURSOS DA REDE SUS CONTROLE DOS GASTOS COM O ATENDIMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE MELHOR GERENCIAMENTO DA REDE SUS FILTRA AS DISTORÇÕES DE MUDANÇAS DE PROCEDIMENTO E TEMPO DE PERMANÊNCIA LEVANDO A UM MAIOR CONTROLE SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

Principais Dificuldades Encontradas DE ORDEM TÉCNICA INERENTES AO PRÓPRIO SISTEMA DE OPERACIONALIZAÇÃO DE ADESÃO DE FLUXO SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

De Ordem Técnica Conectividade S Lentidão na operacionalização do sistema por falta de internet de alta velocidade em algumas unidades Dificuldade para instalação de linhas digitais na CER- TELEMAR SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

Inerentes ao Sistema Relativos ao módulo de regulação e autorização S As Unidades solicitantes são exibidas em ordem alfabética Não há possibilidade de registro dos recursos buscados pelo MR para os pacientes ainda não regulados Não é possível a visualização do motivo do cancelamento ou negação dos laudos (a justificativa tem que ser impressa para fins de arquivamento antes de efetuado o cancelamento) SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

Inerentes ao Sistema Relativos ao módulo de relatórios S NÃO DISPONÍVEIS N° DE SOLICITAÇÕES POR UNIDADE N° DE REGULAÇÕES / DIA / UNIDADE ENCAMINHAMENTOS DE TRANSFERENCIA P/ OUTRA UNIDADE RELAÇÃO DE SOL. MUDANÇA DE PROCEDIMENTOS / UN / MÊS OUTROS DIFICULDADES NO GERENCIAMENTO DO SISTEMA SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

Da Operacionalização Equipe para supervisão sistemática Capacitação dos MR no módulo do SIH/SUS Excesso de pendências no módulo autorizador Forma de contratação dos MR e AR Rotatividade da equipe de MR SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

Da Adesão Unidades que apresentaram maior adesão ao processo S De menor porte ou complexidade Que dispõem de AR integrados com contas médicas Não possuem emergência 24 horas A direção apóia o processo e envolve-se com o fluxo da regulação É designado um profissional para coordenar o processo SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

Do Fluxo Nas Unidades de Saúde S Demora na entrega de laudos de solicitações de AIH na sala de regulação Atraso com a inserção de laudos Demora na regulação do paciente Pendências no módulo de autorização SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

Do Fluxo Nas Unidades de Saúde Preenchimento incorreto ou ilegível dos laudos pelo médico assistente Distorções ou erro no encaminhamento do paciente SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

Do Fluxo Nas Unidades de Saúde Aviso de alta à sala de regulação Demora do registro de alta no sistema Mapa de leitos com distorção de informação SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

Estruturação do Complexo de Regulação Metas até 2007 Implantação de 8 Centrais Macrorregionais Implantação/Implementação de 32 Centrais em Municípios pólo de Microrregião Implantação/Implementação de 125 Centrais de Regulação tipo I em Municípios sede de Módulo Assistencial Implantação da Coordenação de Regulação, Controle e Avaliação nas DIRES MACRO Assessoria à implantação e implementação dos setores de RCA dos Municípios Estruturação dos SAMU´s no Estado Adequação da rede assistencial para o atendimento às necessidades em saúde S ESAB SUS SECRETARIA DA SAÚDE

Fontes de Financiamento Tesouro do Estado Projeto Saúde Bahia MS – SAMU´s SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

O que buscamos? SECRETARIA DA SAÚDE S ESAB SUS

Complexo de Regulação Bahia

Visão do prestador: Imposição “de cima para baixo” Interferência na administração interna dos recursos

Visão do prestador: Veio para atrapalhar “Não consigo o recurso, é culpa da regulação”

Visão da gestão: Garantia do acesso Organização do Sistema Controle e uso racional dos recursos públicos

Como ?

Construção de um processo anterior à regulação

Definição do perfil assistencial de cada Unidade de Saúde Potencialidade imediata e futura de cada Unidade

Definição da grade regionalizada e hierarquizada, por especialidades

Definição da rede assistencial

Construção dos protocolos técnicos e normativos

Pactuação de todo o processo de trabalho com todos os atores envolvidos

Revisão periódica do processo de trabalho

Início do processo de trabalho da Central de Regulação

“Paciente certo, no lugar certo, na hora certa e disponível”

Gestão de acordo com as necessidades reais e mutáveis

Regulação: “Processo construído em parceria, entendendo os fluxos já existentes, respeitando as diferenças, somando os conhecimentos e propondo as mudanças.”

Vamos sair deste cenário JUNTOS !!!!

Unidades “ilhadas”

Construir a nossa rede assistencial real

Sair do “isolamento assistencial”

Caminhar JUNTOS !!!!

Enfrentar as deficiências

Plantar, para colher o verdadeiro Sistema Único de Saúde – SUS do Estado da Bahia

“Quem decide pode errar, quem não decide, já errou” Herbert V. Karajan

Obrigado! Eliana Cardoso liacardoso@saude.ba.gov.br 71-32321533 V I N C E N T VANGOGH (1853-1890) Obrigado! Eliana Cardoso liacardoso@saude.ba.gov.br 71-32321533