FDE FÓRUM DISTRITAL DE EDUCAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

Instituições Escolares
Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
SASE/MEC Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino
Comissão Municipal de Elaboração
Consulta à Comunidade Interna
F Ó RUM NACIONAL DE EDUCA Ç ÃO Hist ó rico Reivindica ç ão da Sociedade Educacional A cria ç ão de um F ó rum Nacional de Educa ç ão é uma reivindica.
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação A Coordenação de Formação e Leitura foi criada em 2008 com o objetivo.
Secretaria Municipal de Educação
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
1 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Suzana Willrich Mazocco Coordenadora de Educação Infantil e Anos Iniciais Reclassificação CGE SECRETARIA.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Seleção Pública - Programa Acessa Escola Edital nº 02/2010 Credenciamento de estudantes de ensino médio regular para estágios em salas de informática nas.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
SEJAM BEM VINDOS !.
O que é o Conselho Superior?
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS/INTERMUNICIPAIS TOCANTINS PRIORIDADE Discussão do Documento – Referência da CONAE/2014. PERÍODO DE REALIZAÇÃO - TOCANTINS Maio.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS INTERMUNICIPAIS, TERRITORIAIS DE EDUCAÇÃO Conferências Municipais Nesse conjunto: 18 Conferências Intermunicipais e 2.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
CEI/CAI/SUPAV Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica da Bahia CEI/CAI/SUPAV Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica da Bahia Bahia,
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Orçamento Participativo Osasco
Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO.
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
3ª Reunião Técnica de Formação Escola para a Diversidade Mesa: O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente na Política Nacional de Formação.
III CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Portaria do MEC 264/ 2007 – Obrigatoriedade do Censo Escolar
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Prof. Dr. David Lopes Neto
CENSO ESCOLAR Censo Escolar da Educação Básica
O CEE e o Sistema Estadual de Educação Superior
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
Psicologia e Segurança Pública
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Participação do Segmento de Ensino Superior Particular O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa.
Comissão de EJA de Alagoas
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TERESINA
A Política de Formação no Sistema Nacional de Educação. 29 e 30 de maio de 2014.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Delegados “Art. 24 Os municípios que realizarem Conferências Municipais terão direito a eleger delegados para participar da Conferência Estadual até o.
Transcrição da apresentação:

FDE FÓRUM DISTRITAL DE EDUCAÇÃO

PARA REFLETIR: Nós somos responsáveis não só pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer. Jean-Baptiste Poquelin – Molière – escritor, ator e dramaturgo francês – 1622-1673

FDE – HISTÓRICO E BASE LEGAL FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Deliberação da CONAE – 2010 Portaria MEC nº 1.407 publicada no Diário Oficial da União nº 240, Seção 1, página nº 24, de 16 de dezembro de 2010, alterada pela Portaria nº 502, de 9 de maio de 2012, publicada no Diário Oficial da União nº 90, Seção 1, página nº 23, de 10 de maio de 2012. FÓRUM DISTRITAL DE EDUCAÇÃO: Portaria SEDF nº 115 publicada no Diário Oficial do Distrito Federal nº 153, Seção II, página nº 30 de 02/08/2012, alterada pela Portaria nº 124 de 03/05/2013 , publicada no Diário Oficial do Distrito Federal nº 91, Seção II, página nº 47 de 06/05/2013, nos termos do artigo 9º, inciso I, alínea b da Lei nº 4.751 de 7 de fevereiro de 2012.

ATRIBUIÇÕES DO FDE: acompanhar e avaliar a implementação das politicas públicas de educação no âmbito do Distrito Federal; elaborar seu Regimento Interno, bem como o das conferências distritais de educação; convocar, planejar e coordenar a realização das conferências distritais de educação, bem como divulgar as suas deliberações; acompanhar e avaliar o processo de implementação das deliberações das conferências distritais de educação;

ATRIBUIÇÕES DO FDE: V. planejar e organizar espaços de debates sobre a política de educação do Distrito Federal; acompanhar, junto à Câmara Legislativa, a tramitação de projetos legislativos relativos à política distrital de educação; acompanhar e avaliar a implementação do Plano Distrital de Educação; zelar para que a Conferência Distrital de Educação esteja articulada à Conferência Nacional de Educação;  

COMPOSIÇÃO DO FDE Secretaria de Estado de Educação – SEDF ; 3 titulares e 3 Suplentes; Conselho de Educação- CEDF ; 1 titular e 1 suplente; Sindicato dos Professores SINPRO-DF ; 1 titular e 1 suplente; Sindicato dos Auxiliares do SAE-DF ; 1 titular e 1 suplente; Segmento de Pais, Mães ou Responsáveis por estudantes matriculados na Rede Pública do Distrito Federal do DF; 1 titular e 1 suplente; União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES; 1 titular e 1 suplente;

COMPOSIÇÃO DO FDE Instituo Federal de Educação –IFB-DF; 1 titular e 1 suplente; Sindicato de Estabelecimentos Particulares de Ensino-SINEPE-DF; 1 titular e 1 suplente; Grupo de trabalho pró alfabetização – Fórum EJA-DF; 1 titular e 1 suplente; 10. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI-DF; Sindicato dos Professores dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal – SINPROEP-DF; 1 titular e 1 suplente;

INGRESSO NO FDE: § 1º e § 2º do Art 6º do REGIMENTO INTERNO Universidade de Brasília- UnB- 1 titular e 1 suplente Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Particular- SAEP-DF- 1 titular e 1 suplente; Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – FEPECS/DF- 1 titular e 1 suplente; Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior – PROIFES-DF- 1 titular e 1 suplente;

A CONAE-2014: O que será? Será um momento especial na história das políticas públicas da educação; espaço de deliberação e participação coletiva; Qual o tema central? Terá como tema central O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração; http://redesocialconae.mec.gov.br/

QUAL O OBJETIVO GERAL DA II CONAE 2014? Propor a Política Nacional de Educação, indicando responsabilidades, corresponsabilidade, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino;

QUEM ENVOLVE? I-Segmentos: pais, estudantes, trabalhadores da Educação básica pública e privada, gestores da educação pública e privada conselheiros da educação básica e outros;

QUEM ENVOLVE? II-setores : Movimento de afirmação da diversidade; Movimento em defesa da educação; Comunidade Científica; Entidade de Pesquisa em Educação; Movimento Sindical; profissionais interessados na construção de políticas de Estado;

I- Políticas públicas de Estado no setor de educação; O QUE CONSTRUIR? I- Políticas públicas de Estado no setor de educação;

DELIBERAÇÕES DO FDE EM 29/05/2013 Data provável da Conferência Distrital de Educação: 10 e 11/09/2013 Total de delegado a CDE: 400 Educação Básica – 240 delegados*: gestores ed. pública, trabalhadores ed. pública, gestores da ed. privada, trabalhadores da ed. privada, conselho de educação, estudantes e pais; titulares e suplentes do fde; 2. Educação Superior – 80 delegados*: gestores federais de educação; gestores distritais de ed. Superior; gestores ed. Superior privada; funcionário técnico-administrativo ed. superior pública; docentes da educação superior pública; estudantes; titulares e suplentes do fde;

DELIBERAÇÕES DO FDE EM 29/05/2013 Educação Profissional – 80 delegados*: gestores distritais da ed. profissional; gestores federais da ed. Profissional; gestores da ed. profissional privada; trabalhadores da ed. profissional pública; conselheiros distritais de ed. profissional; estudantes; titulares e suplentes do fde; * A tabela com a distribuição dos delegados será entregue na reunião com os moderadores.

DELIBERAÇÕES DO FDE EM 29/05/2013 CREs, escolher e enviar ao FDE o nome do moderador até 04/06/13; Promover o dia da Conferência Nacional de Educação-CONAE nas escolas, virtual ou presencial: Quarta-feira 05/06/2013 redesocialconae.mec.gov.br/ Realizar nas UEs as Conferências Preparatórias e Livres virtuais ou presenciais até 05/07/13; Escolher em 09/07/13 o(s) representante(s) da(s) UE(s) para a Conferência presencial nas CREs e demais Instituições ; Sistematizar as emendas ao Documento Referência da CONAE até 02/08/13; Conferência Preparatória e Livre Presencial em 08/08/13 nas Coordenações Regionais de Ensino e demais Instituições;

REALIZAR AS CONFERÊNCIAS PREPARATÓRIAS E LIVRES: Virtual* http://redesocialconae.mec.gov.br Presencial* na Rede Oficial de Ensino do Distrito Federal e demais Instituições: quinta-feira -08/08/2013; * Mais informações na reunião com os moderadores;

SOBRE O FDE: fdesedf@se.df.gov.br henrique.oliveira@se.df.gov.br Henrique – Coordenador FDE - 85374621 Rosália – Gerente PDE - 91863942 SBN QUADRA 02 BLOCO C LOTE 17 – 13º -ED. PHENÍCIA -70040-020-Brasília-DF – 39011956