5) Relações 5.1) Relações e Dígrafos 5.1) Relações e Dígrafos 5.2) Propriedades de Relações 5.2) Propriedades de Relações 5.3) Relações de Equivalência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grafos Orientados (digrafos)
Advertisements

Exemplos de Indução Matemática
Teoria dos Grafos – Aula 2
Matrizes especiais Matriz linha Matriz do tipo 1 x n, ou seja, com uma única linha. Por exemplo, a matriz A =[ ], do tipo 1 x 4. Matriz coluna.
REVISÃO– CONJUNTOS E FUNÇÕES Fabrício Dias
CC/EC/Mestrado/UFES Teoria dos Grafos (INF 5037/INF2781) Grafos Orientados (digrafos)
Percursos em um grafo 2010/1 Teoria dos Grafos (INF 5037/INF2781)
ESTRUTURA E REPRESENTAÇÃO
INE Fundamentos Matemáticos da Computação
INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação
Relações Adriano Joaquim de O Cruz ©2002 NCE/UFRJ
Análise Dada uma cadeia de terminais w, queremos saber se wL(G) ou não. Se for o caso, poderemos querer achar uma derivação de w. Um algoritmo que pode.
SISTEMAS LINEARES I Prof. Marlon.
Descreva por palavras suas o funcionamento de um algoritmo
Linguagem de 1ª ordem da teoria de conjuntos
CONJUNTOS Prof.Alexandre Mello.
Matrizes Definição Mat Fis Qui João 7,0 5,0 6,0 Maria 9,0 4,0
PROPRIEDADES DE UM GRUPÓIDE
1 – Matrizes: Operações e Propriedades
ESTRUTURAS ALGÉBRICAS
Matrizes DEFINIÇÃO K corpo p,q números naturais
Teorema do Confronto   Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
-Conjuntos: noções básicas e operações -Funções e relações -Sequências
Matemática para Economia III
Professora: Ana Cristina G. e Silva Natal-RN
G R U P O S.
ESTRUTURAS ALGÉBRICAS
BASE DE UM ESPAÇO VETORIAL
Aula 07 – Limite e Continuidade
Histórico, exemplos e problemas
Teoria dos Grafos Coloração
GEOMETRIA AXIOMÁTICA, SEGMENTOS DE RETA
Determinantes Conceito Representação Propriedades
Progressão Geométrica Matrizes Questão nº01  Na P.G., a posição do termo é...
Corda é um segmento de reta que une dois pontos da circunferência
BCC101 – Matemática Discreta
André Luiz da Costa Carvalho
Matrizes Definição Mat Fis Qui João 7,0 5,0 6,0 Maria 9,0 4,0
Geometria analítica e álgebra linear
Campus de Caraguatatuba
Matemática Matriz Inversa
Campus de Caraguatatuba
Conexidade 1.
Relações 1 Daniela de Oliveira Albanez. Relações Binárias ‫Na vida real, quando dizemos que duas pessoas, Maria e José, se relacionam, entendemos que.
Revisão Unidade 2 Universidade Federal de Pernambuco
Anjolina Grisi de Oliveira obs: muitos slides foram cedidos por Adolfo Almeida Duran (UFBA) 2005.
BCC101 – Matemática Discreta

INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação
INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação
Exercícios de Fluxo em Redes
Relações 1.
Relações.
INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação
INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação
INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação
Potenciação an = a . a . a a (a ≠ 0) n fatores onde: a: base
INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação 5) Relações 5.1) Relações e Dígrafos 5.1) Relações e Dígrafos 5.2) Propriedades de Relações.
Matrizes Definição Uma matriz.
©Prof. Lineu MialaretAula 4 - 1/27Matemática Discreta I Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus de Caraguatatuba.
GEOMETRIA ESPACIAL PRISMAS.
GEOMETRIA ESPACIAL GEOMETRIA DE POSIÇÃO.
ESTUDOS DOS TRIÂNGULOS
TEORIA DOS NÚMEROS Aula 3 – Divisibilidade e Algoritmo da Divisão
Colégio CEEB Nova Friburgo, 29 de Agosto de 2014.
ALGEBRA LINEAR UNIDADE 1 MATRIZES
ALGEBRA LINEAR UNIDADE 1 MATRIZES
INTRODUÇÃO AO CÁLCULO CONJUNTOS NUMERICOS.
Hidrodinâmica Aula 03 (1 0 Sem./2016) 1. Movimento relativo próximo a um ponto Considere que a velocidade no ponto P e no tempo t é u. Próximo a este.
Binômio de Newton História "...é muito grande o risco de se dizer bobagem da grossa ao se falar sobre assuntos de história da Matemática sem a devida.
Transcrição da apresentação:

5) Relações 5.1) Relações e Dígrafos 5.1) Relações e Dígrafos 5.2) Propriedades de Relações 5.2) Propriedades de Relações 5.3) Relações de Equivalência 5.3) Relações de Equivalência 5.4) Manipulação de Relações 5.4) Manipulação de Relações 5.5) Fecho de Relações 5.5) Fecho de Relações INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação

Propriedades de relações Em muitas aplicações da computação aparecem relações sobre um conjunto A em vez de relações de A em B.Em muitas aplicações da computação aparecem relações sobre um conjunto A em vez de relações de A em B. Definição: (Reflexividade) –Uma relação R sobre um conjunto A é dita reflexiva se (a,a)  R para todo a  A, ou seja, se aRa para todo a  A. –Uma relação R sobre A é dita irreflexiva se (a,a)  R para todo a  A. Ou seja: R é reflexiva se todo elemento a  A está relacionado consigo mesmo e é irreflexiva se nenhum elemento está relacionado consigo mesmo.Ou seja: R é reflexiva se todo elemento a  A está relacionado consigo mesmo e é irreflexiva se nenhum elemento está relacionado consigo mesmo.

Propriedades de relações (reflexividade) Exemplos: a)  = { (a,a) | a  A}: a relação de igualdade no conjunto A. Por definição, (a,a) ,  a  A. b) R = { (a,b)  A  A | a  b} Irreflexiva pois (a,a)  R,  a  A. c) Seja A = {1,2,3} e R={(1,1),(1,2)}. Então: R não é reflexiva pois (2,2)  R R não é irreflexiva pois (1,1)  R

Propriedades de relações (reflexividade) Exemplo: Quais das relações a seguir são reflexivas? R 1 = { (a,b) | a  b } R 2 = { (a,b) | a  b } R 3 = { (a,b) | a  b ou a  -b } R 4 = { (a,b) | a  b } R 5 = { (a,b) | a  b+1 } R 6 = { (a,b) | a+b  3 } Resposta: R 1 : pois a  a para todo inteiro aR 1 : pois a  a para todo inteiro a R 3 e R 4R 3 e R 4 Para cada um dos outros casos, pode-se encontrar um par da forma (a,a) que não está na relação.Para cada um dos outros casos, pode-se encontrar um par da forma (a,a) que não está na relação.

Propriedades de relações (reflexividade) Caracterização de reflexividade e irreflexividade em termos de matrizes e dígrafos: 1. Matrizes: –relação R reflexiva  a matriz M R possui todos os elementos da diagonal principal iguais a 1 –relação R irreflexiva  a matriz M R possui todos os elementos da diagonal principal iguais a 0 2. Dígrafos: –relação R reflexiva  para todos os vértices do dígrafo existem arestas que ligam o vértice a ele mesmo. –relação R irreflexiva  para todos os vértices do dígrafo não existem arestas que ligam o vértice a ele mesmo. Observe também que se R sobre A é reflexiva, então: Dom(R) = Ran(R) = AObserve também que se R sobre A é reflexiva, então: Dom(R) = Ran(R) = A

Propriedades de relações - simetria Definição (Simetria): Uma relação R sobre um conjunto A é dita simétrica se sempre que (a,b)  R, então também (b,a)  R. - segue que R sobre A é uma relação não-simétrica se para algum a,b  A for verificado que (a,b)  R e (b,a)  R. Definição (Assimetria): Uma relação R sobre um conjunto A é dita assimétrica se sempre que (a,b)  R, então (b,a)  R. - uma relação R sobre A é não-assimétrica se para algum a,b  A for verificado que (a,b)  R e (b,a)  R. Definição (Antissimetria): Uma relação R sobre um conjunto A é dita antissimétrica se sempre que (a,b)  R e (b,a)  R, então a=b. - equivalentemente, se a  b, então (a,b)  R ou (b,a)  R - uma relação R sobre A é não-antissimétrica se existir a,b  A com a  b e tanto (a,b)  R como (b,a)  R.

Propriedades de relações Lembrete: escrever (a,b)  R é equivalente a escrever aRb, que significa dizer que a está relacionado com b por R.Lembrete: escrever (a,b)  R é equivalente a escrever aRb, que significa dizer que a está relacionado com b por R. Observação: para verificar se estas propriedades são válidas ou não para uma certa relação R, deve-se notar que:Observação: para verificar se estas propriedades são válidas ou não para uma certa relação R, deve-se notar que: 1. Uma propriedade não é válida em geral se puder ser encontrada uma situação onde ela não pode ser verificada. 2. Se não houver situação em que a propriedade falha, deve- se concluir que á propriedade é sempre válida.

Propriedades de relações - exemplos Exemplo 1: Seja A=Z (o conjunto dos inteiros) e seja R a relação R={(a,b)  A  A | a  b}. Determine se R é simétrica, assimétrica ou antissimétrica. Solução: simetria: se a  b, então não é sempre verdade que b  a (exemplo: 2  1 mas 1 < 2)  R é não-simétrica.simetria: se a  b, então não é sempre verdade que b  a (exemplo: 2  1 mas 1 < 2)  R é não-simétrica. assimetria: R é não-assimétrica pois se a=2 e b=2 temos aRb e bRa.assimetria: R é não-assimétrica pois se a=2 e b=2 temos aRb e bRa. antissimetria: R é antissimétrica pois a  b e b  a  a=b.antissimetria: R é antissimétrica pois a  b e b  a  a=b.

Propriedades de relações - exemplos Exemplo 2: Seja A={1,2,3,4} e seja a relação: R={(1,2),(2,2),(3,4),(4,1)} Determine se R é simétrica, assimétrica ou antissimétrica. / assimetria: R é não-assimétrica pois (2,2)  Rassimetria: R é não-assimétrica pois (2,2)  R antissimetria: R é antissimétrica pois se a  b, então ou (a,b)  R ou (b,a)  R.antissimetria: R é antissimétrica pois se a  b, então ou (a,b)  R ou (b,a)  R. Solução: simetria: R é não-simétrica, pois, por exemplo, 1R2 e 2R1simetria: R é não-simétrica, pois, por exemplo, 1R2 e 2R1

Propriedades de relações - exemplos Exemplo 3: Seja A= Z + (inteiros positivos) e seja R = { (a,b)  A  A | a|b} (a divide b). Determine se R é simétrica, assimétrica ou antissimétrica. Solução: simetria: a|b não implica que b|a, então R é não-simétrica.simetria: a|b não implica que b|a, então R é não-simétrica. assimetria: se a=b=5, por exemplo, então aRb e bRa. Assim, R é não-assimétrica.assimetria: se a=b=5, por exemplo, então aRb e bRa. Assim, R é não-assimétrica. antissimetria: se a|b e b|a, então a=b, de modo que R é antissimétrica.antissimetria: se a|b e b|a, então a=b, de modo que R é antissimétrica.

Propriedades de relações - exemplos Exemplo 4: Quais das relações a seguir são simétricas e quais são antissimétricas? R 1 = { (a,b) | a  b } R 2 = { (a,b) | a  b } R 3 = { (a,b) | a  b ou a  -b } R 4 = { (a,b) | a  b } R 5 = { (a,b) | a  b+1 } R 6 = { (a,b) | a+b  3 } R 3 é simétrica: se a=b ou a=-b, então b=a ou b=-a.R 3 é simétrica: se a=b ou a=-b, então b=a ou b=-a. R 4 é simétrica: a=b  b=a.R 4 é simétrica: a=b  b=a. R 6 é simétrica: a+b  3  b+a  3.R 6 é simétrica: a+b  3  b+a  3. R 1 é antissimétrica: a  b e b  a  b=a.R 1 é antissimétrica: a  b e b  a  b=a. R 2 é antissimétrica: é impossível a>b e b>a.R 2 é antissimétrica: é impossível a>b e b>a. R 4 é antissimétrica pela definição.R 4 é antissimétrica pela definição. R 5 é antissimétrica: é impossível acontecer a=b+1 e b=a+1.R 5 é antissimétrica: é impossível acontecer a=b+1 e b=a+1.

Caracterização de simetria, assimetria e antissimetria através da matriz de relação Simetria: A matriz M R =[m ij ] de uma relação simétrica satisfaz à propriedade: m ij =1  m ji =1 m ij =0  m ji =0Simetria: A matriz M R =[m ij ] de uma relação simétrica satisfaz à propriedade: m ij =1  m ji =1 m ij =0  m ji =0 Portanto, neste caso tem-se que m ij =m ji, o que significa que R é simétrica se e somente se M R =(M R ) t. Assimetria: A matriz M R =[m ij ] de uma relação assimétrica satisfaz:Assimetria: A matriz M R =[m ij ] de uma relação assimétrica satisfaz: m ij =1  m ji =0 Logo, se R é assimétrica, segue que m ii =0 para todo i. Logo, se R é assimétrica, segue que m ii =0 para todo i. Antissimetria: A matriz M R =[m ij ] de uma relação antissimétrica satisfaz: se i  j então m ij =0 ou m ji =0Antissimetria: A matriz M R =[m ij ] de uma relação antissimétrica satisfaz: se i  j então m ij =0 ou m ji =0

Propriedades de relações com matrizes Exemplo1:Exemplo1:

Propriedades de relações com matrizes Exemplo1 (cont.):Exemplo1 (cont.): R1 e R2 são simétricas, pois M R1 e M R2 são matrizes simétricas.R1 e R2 são simétricas, pois M R1 e M R2 são matrizes simétricas. R3 é antissimétrica, pois não existe nenhuma simetria fora da diagonal.R3 é antissimétrica, pois não existe nenhuma simetria fora da diagonal. R3 não é assimétrica, pois contém 1’s na diagonal principal.R3 não é assimétrica, pois contém 1’s na diagonal principal. R4 não é simétrica, nem assimétrica e nem antissimétrica pois: 1. M R4 não é simétrica; 2. A presença do nro. 1 no elemento m 41 viola tanto a propriedade de assimetria quanto a de antissimetria.R4 não é simétrica, nem assimétrica e nem antissimétrica pois: 1. M R4 não é simétrica; 2. A presença do nro. 1 no elemento m 41 viola tanto a propriedade de assimetria quanto a de antissimetria. R5 é antissimétrica mas não assimétrica.R5 é antissimétrica mas não assimétrica. R6 é antissimétrica e não assimétrica.R6 é antissimétrica e não assimétrica.

Propriedades de relações - transitividade Definição: Uma relação R sobre um conjunto A é dita transitiva se, sempre que a R b e b R c, então a R c.Definição: Uma relação R sobre um conjunto A é dita transitiva se, sempre que a R b e b R c, então a R c. / Por outro lado, R sobre A é uma relação não-transitiva se existir a, b e c em A tais que a R b e b R c, mas a R c.  se tais a, b e c não existirem, então R é transitiva.Por outro lado, R sobre A é uma relação não-transitiva se existir a, b e c em A tais que a R b e b R c, mas a R c.  se tais a, b e c não existirem, então R é transitiva.

Propriedades de relações - transitividade Exemplo2: A relação R={(1,2),(1,3),(4,2)} sobre A={1,2,3,4} é transitiva?Exemplo2: A relação R={(1,2),(1,3),(4,2)} sobre A={1,2,3,4} é transitiva? Solução: como não é possível encontrar elementos a, b e c tais que (a,b)  R, (b,c)  R, mas (a,c)  R, R é transitiva.Solução: como não é possível encontrar elementos a, b e c tais que (a,b)  R, (b,c)  R, mas (a,c)  R, R é transitiva. Exemplo1: Seja A=Z + e R={ (a,b)  A  A | a|b } (“a divide b”). A relação R é transitiva?Exemplo1: Seja A=Z + e R={ (a,b)  A  A | a|b } (“a divide b”). A relação R é transitiva? Solução: suponha que a R b e que b R c, de modo que a|b e b|c. Então a|c, o que significa que a R c. Logo, R é transitiva.

Caracterização de relações transitivas por matrizes Se M R =[m ij ] é a matriz de uma relação transitiva R, então M R satisfaz à propriedade:Se M R =[m ij ] é a matriz de uma relação transitiva R, então M R satisfaz à propriedade: se m ij =1 e m jk =1, então m ik =1 ou seja, a transitividade de R significa que se (M R  M R ) tem um 1 em qualquer posição, então M R deve ter um 1 na mesma posição (o converso pode ser falso), ou seja: M R  M R  M R M R  M R  M R

Caracterização de relações transitivas por matrizes Exemplo: Mostre que a relação R sobre A={1,2,3} dada abaixo é transitiva:Exemplo: Mostre que a relação R sobre A={1,2,3} dada abaixo é transitiva: Solução: Por cálculo direto, M R  M R =M R, de modo que R é transitiva.Solução: Por cálculo direto, M R  M R =M R, de modo que R é transitiva.

Propriedades de relações - Exercícios Exercício1: Determine se as relações abaixo são reflexivas, irreflexivas, simétricas, assimétricas, antissimétricas ou transitivas:Exercício1: Determine se as relações abaixo são reflexivas, irreflexivas, simétricas, assimétricas, antissimétricas ou transitivas: a) R={(1,3),(1,1),(3,1),(1,2),(3,3),(4,4)} b) R={(1,1),(1,2),(2,1),(2,2),(3,3),(3,4),(4,3),(4,4)} Respostas:Respostas: a) N, N, N, N, N, N b) S, N, S, N, N, S

Propriedades de relações - Exercícios Exercício2: Seja A={1,2,3,4,5}. Determine se as relações definidas pelos dígrafos abaixo são reflexivas, irreflexivas, simétricas, assimétricas, antissimétricas ou transitivas.Exercício2: Seja A={1,2,3,4,5}. Determine se as relações definidas pelos dígrafos abaixo são reflexivas, irreflexivas, simétricas, assimétricas, antissimétricas ou transitivas Resp. (a): N, N, N, N, S, SResp. (b): ?