AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O surgimento do Estado Nacional
Advertisements

IDENTIDADE & ESTADO NACIONAL MONARQUIA ABSOLUTISTA
3 ordens (estados): clero, nobreza e “povo”
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
PARLAMENTARISMO E PRESIDENCIALISMO.
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E TERRITORIAL
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
ABSOLUTISMO EUROPEU.
REVISÃO DE PROVA PARA O SEGUNDO COLEGIAL
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS A FAMÍLIA A ESCOLA A RELIGIÃO O ESTADO
Região, Regionalização e regionalismos
Estado, Nação e Política
FORMAS DE GOVERNO MONARQUIA, DEMOCRACIA E AUTORITARISMO
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
A aplicação do Absolutismo e As Grandes Navegações
CONFLITO BASCO.
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
Formas de governo As formas de governo, são as maneiras com que os órgãos fundamentais do Estado se formam, assim como seus poderes e relações. Aristóteles.
UNIDADE II: FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO
Modernidade  A Época Moderna é o período compreendido entre os séculos XV e XVIII que marca a transição do feudalismo para o capitalismo. Trata-se de uma.
Unidade 2 - Direito Constitucional
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
HISTÓRIA.
Como o segundo reinado estabilizou o país?
Capitulo 1- Povos e Nações
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
ANTIGO REGIME – O ABSOLUTISMO
O que é o Estado? Capítulo 16.
O ESTADO. Regimes Políticos Representativos Formas de Estado e Sistemas de Governo.
AUDA DO DIA Conceito de Estado e formas de Governo
Espaço Geográfico, Paisagem e Território
TRANSIÇÃO DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA
BARÃO DE MONTESQUIEU – A DIVISÃO TRIPARTITE DO PODER ( ) França
AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Políticas Arquivísticas Prof. Dr. Josemar Henrique de Melo Aula 4.
TEORIA DO ESTADO PARTE II
DA ORGANIZAÇAO DO ESTADO
ABSOLUTISMO.
A formação do Estado-nação
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
“L’Etat c’est moi” (O Estado sou eu) Frase do Rei Francês Luís XIV
Aula 6 – Absolutismo e Mercantilismo
O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. É uma república porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário.
UNIVERSIDADE SALVADOR – Campus Feira CURSO: Administração – 7º sem.
Teoria Geral do Estado e da Constituição
Direito Constitucional Câmara dos Deputados – CEFOR/DRH
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
Características Gerais do Estado – Conceitos:
CONSCIÊNCIA POLÍTICA ELEIÇÕES
Organização do Estado Democrático de Direito no Brasil O povo brasileiro decidiu:  a forma de governo é republicana;  o nosso sistema de governo é presidencialista;
Tema: Conflitos Regionais
Antigo Regime – parte I.
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30
TEORIA GERAL DO ESTADO FORMA DE GOVERNO ESTADO SISTEMA REGIME POLÍTICO
PARADIGMAS CONSTITUCIONAIS
PMPR 4º CRPM 2ª CIPM CFSD DIREITO ADMINISTRATIVO E DISCIPLINAR INSTRUTOR: ASP. OF. PM RENAN GUILHERME FANTIN.
TEORIA DO ESTADO PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR. João Paulo de Souza Cavalcante.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL Maria João Escudeiro 2013/2014.
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30.
A Solução para a Crise do Mundo Feudal e o Início da Era Moderna Professora: Arluce Dantas Bezerra.
Introdução às Ciências Políticas Aulas 13 e 14 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: Significa.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
MAPA MUNDI. A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA NO TERMO MAIS REMOTO A GEOGRAFIA “NASCEU” ENTRE OS GREGOS JUNTO COM A FILOSOFIA E A HISTÓRIA. NO TERMO MAIS REMOTO.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
IDADE MÉDIA Prof. Iair ALTA IDADE MÉDIA (SÉC V – X) 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Formação e apogeu do Feudalismo. Período de constantes.
Transcrição da apresentação:

AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL Geografia AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL O Estado e o Espaço Geográfico (Poder pessoal, territorial, nacional; Estado, Nação, País, Povo)

O Estado e o Espaço Geográfico AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL O Estado e o Espaço Geográfico Idade Média (Séc. V ao XV) – Estado Territorial não existia. Fragmentação em diferentes unidades (feudos -> condados, principados, ducados, etc.) – Poder Pessoal. Sociedade: Estamental (posição social definida pelo nascimento). Poder vinculado à posse e à extensão da terra. Laços de dependência pessoal: Suserania e Vassalagem (entre nobres); Senhor e Servos. Poder Pessoal Disponível em: http://historiaonlineceem.blogspot.com.br/ Acesso em: 31 de jan. 2013.

O Estado e o Espaço Geográfico AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL O Estado e o Espaço Geográfico Poder Pessoal – exercido pelos senhores feudais (aristocracia regional: príncipes, duques, condes e autoridades eclesiásticas) que aplicavam as leis em seus domínios. Cada possessão feudal tinha leis próprias, o espaço geográfico era fragmentado, e o poder político não era centralizado na figura do monarca. Poder Pessoal Disponível em: historiaotavio.blogspot.com Acesso em: 31 de jan. 2013.

O Estado e o Espaço Geográfico AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL Poder Territorial O Estado e o Espaço Geográfico Diferentes transformações políticas, econômicas e sociais na Europa durante a transição da Idade Média para Idade Moderna (Séc. XV); Renascimento; revitalização do poder dos monarcas (Absolutismo); Na Monarquia Absolutista (autocracia), o rei possui poder absoluto, resultando no Poder Territorial. Luís XIV – “Rei-Sol” - “L'État c'est moi.” (O Estado sou eu.) Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/absolutismo-frances.htm Acesso em: 31 de jan. 2013.

O Estado e o Espaço Geográfico AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL Poder Territorial O Estado e o Espaço Geográfico Poder Territorial – surgiu durante o Renascimento quando os monarcas unificaram o poder em todo o território, reiterando o poder dos senhores feudais – a fragmentação do espaço em possessões feudais desapareceu e o território ganhou uma nova base geográfica definida, limitada por fronteira, em que a soberania era do rei, e não do povo. Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/absolutismo-frances.htm Acesso em: 31 de jan. 2013.

O Estado e o Espaço Geográfico AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL Poder Nacional O Estado e o Espaço Geográfico Revolução Francesa (1789) – Transformação do Estado Territorial em Estado Nacional; Tomada de poder pelo povo. “Prise de la Bastille ” (Queda/Tomada da Bastilha) Fonte: Jean-Pierre Louis Laurent Houel (1735-1813)

O Estado e o Espaço Geográfico AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL Poder Nacional O Estado e o Espaço Geográfico Poder Nacional – a soberania passa a ser do povo, e o modelo jurídico do Estado apoia-se na Doutrina dos Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. “Prise de la Bastille ” (Queda/Tomada da Bastilha) Fonte: Jean-Pierre Louis Laurent Houel (1735-1813)

O Estado e o Espaço Geográfico AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL Poder Nacional O Estado e o Espaço Geográfico Executivo Executa leis e programas. Define a legislação e fiscaliza as ações do Executivo. Legislativo Interpreta as leis do Legislativo, aplica-as quando solicitado e julga as ações do Executivo. Judiciário

Estado – Nação – País – Povo AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL Estado – Nação – País – Povo ESTADO – Instituição social politicamente organizada que exerce soberania sobre um território. Trata-se de um espaço geográfico unificado por leis próprias e submetido a um poder central. Três fatores condicionam sua existência: Território, Governo e Povo: Território é o que se chama de PAÍS, base física do Estado, espacialmente delimitado por fronteiras, sujeito à sua soberania. Governo representa as forças políticas organizadas, comumente, em partidos políticos que assumem o poder no Estado. Povo refere-se ao conjunto de cidadãos que habita o território sob jurisdição do Estado, com direitos e deveres que lhe confere cidadania. Fronteira é o limite físico entre os territórios. É definida consensualmente ou não. Fonte: Miguel Chaves

Pátria Basca da Liberdade – ETA (Euskadi Ta Askatasuna) AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL Estado – Nação – País – Povo NAÇÃO – Agrupamento humano, em geral numeroso, cujos membros fixados num território acham-se ligados por laços históricos, culturais, econômicos e linguísticos. *Muitos Estados Modernos não são Estados Nacionais: Exemplo: Espanha (Províncias da Galícia, Catalunha e Região Basca) Pátria Basca da Liberdade – ETA (Euskadi Ta Askatasuna) Disponível em: veja.abril.com.br Acesso em: 31 de jan. 2013. Disponível em: abrupto.blogspot.com Acesso em: 31 de jan. 2013.

Estado – Nação – País – Povo AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL Estado – Nação – País – Povo NAÇÃO – Agrupamento humano, em geral numeroso, cujos membros fixados num território acham-se ligados por laços históricos, culturais, econômicos e linguísticos. *Muitos Estados Modernos não são Estados Nacionais: Exemplo: Região dos Grandes Lagos na África (conflitos em Ruanda e Burundi). Etnias hutu e tutsi Filme Recomendado Disponível em: www.adorocinema.com Acesso em: 31 de jan. 2013. Disponível em: www.unitedhumanrights.org Acesso em: 31 de jan. 2013.

Formas de Legitimação do PODER AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL Estado – Nação – País – Povo Formas de Legitimação do PODER Monarquias Sucessão, geralmente hereditária; Monarca é chefe de Estado e primeiro-ministro é chefe de Governo; Atualmente, todas as monarquias são parlamentaristas. Repúblicas Presidencialistas ou Parlamentaristas; Ditadura Ruptura de regras democráticas; Normalmente, a autoridade concentra-se no Executivo; na figura do ditador ou de um grupo radical. Legislativo e Judiciário com atuações limitadas.

Formas de delimitar a atuação do GOVERNO AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL Estado – Nação – País – Povo Formas de delimitar a atuação do GOVERNO Parlamentarismo Executivo deriva do Parlamento; Chefe do Governo: primeiro-ministro; No entanto, o presidente ou o monarca (rei, consul, imperador, etc.) exerce função de chefe de Estado. Presidencialismo Executivo independente do Parlamento; Presidente exerce função de chefe de Governo e chefe de Estado;

Formas de Estado Moderno AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL Estado – Nação – País – Povo Formas de Estado Moderno Organização para a realização de suas tarefas políticas e administrativas, de acordo com a Constituição. Estado Unitário – Poder central exercido sobre TODO o território; centralização político-administrativa, único Poder Executivo, Legislativo, Judiciário para todo o território. Ex.: França. Estado Federal – Descentralização político-administrativa. Divisão em diversas unidades territoriais. Brasil: Estados-membros, Unidades da Federação. Outros países: Estados Unidos, Suíça, Argentina. Confederação de Estados – Tratados entre Estados confederados; soberania interna.

Estado – Nação – País – Povo AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL Estado – Nação – País – Povo Exemplos França  República Mista. Brasil  República Presidencialista. Inglaterra  Monarquia Parlamentarista. Índia  República Parlamentarista. Coreia do Norte  Ditadura Mista (Presidente Eterno, primeiro-ministro)