História das Agriculturas no Mundo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capitalismo Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
Advertisements

EXTRATIVISMO Rubens Gomes.
Periodização do livro do João Manuel “O Capitalismo Tardio”
O TRABALHO E A TERRA NO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO
Grécia Antiga.
Características e Especificidades do Modo de Produção Capitalista
TEORIA DOS POLOS DE CRESCIMENTO - PERROUX
Unidade 01 – A geografia e a compreensão do mundo
Mobilidade Espacial da População
Integração econômica internacional.
ESTATUTO DA TERRA Quando os dirigentes do regime militar interromperam o movimento das ligas camponesas, em 1964, resolveram criar uma lei para acalmar.
Teoria dos Sistemas Abertos
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
A CARTOGRAFIA COMO MEIO DE ENSINO DA GEOGRAFIA
A geografia e a compreensão do mundo
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Myriam Veras Baptista Odaria Battini
AGRICULTURA BRASILEIRA PROF.º CÉLIO
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Assessor de Política Agrícola da FETAESC
Disciplina: FCA II Aula 9: Teoria Sistêmica
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil
Escola Superior de Guerra
Estruturas e clínica psicanalítica
Para orientar a leitura do texto “A exploração familiar no Brasil”
A Estrutura Fundiária no Brasil
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
Teoria Psicogenética de Piaget
Ministério do Desenvolvimento Agrário Desenvolvimento Agrário
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
A atividade agrícola e o espaço agrário
Agroturismo como Estratégia para o Desenvolvimento Territorial Sustentável: o Caso da Associação de Agricultores Acolhida na Colônia. Anna Cecilia Amaral.
Geografia Econômica II 1ª parte: agricultura
SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ZONAS SEMIÁRIDAS NO NORDESTE DO BRASIL.
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Professora Carol - Geografia
Estatuto da Terra Segundo o discurso oficial, buscava-se democratizar o acesso à propriedade rural, modernizar as relações de trabalho e de produção e,
Capítulo 27 – A agricultura brasileira
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 16
A questão agrária A questão agrária no Brasil é fruto de um processo histórico ligado ao período colonial, que veio com o passar dos anos mudando de “lado”
Arranjo Produtivo Local e Desenvolvimento Endógeno Jair do Amaral Filho Salvador, Junho de 2004.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Sistemas Agrícolas INTENSIVO
IDEOLOGIA.
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Retomando....
O Espaço Geográfico Rural
2 ANO EM. Concentração de terras (desde o processo de ocupação colonial) Cultivo da cana-de-açúcar impulsionou a agricultura. Lei de Terras de 1850: pouco.
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 10
Conseqüências revolucionárias do mecanicismo. “Conseqüências revolucionárias do mecanicismo” O modo de pensar ‘substancialista’ cai definitivamente por.
O MECANICISMO DESCARTES.
Karl Marx e o materialismo histórico
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Geografia 2 Profª Nísia París. Dinâmica dos processos de industrialização e de urbanização no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte. Organização e.
A posse da terra. Considerações 18,3 milhões de pessoas são empregadas pela agricultura. Cerca de 20% da PEA. Características comuns no campo, a subnutrição.
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
 O que é um conceito?  O espaço na Física Clássica é o mesmo que na Relatividade?  Caso não, o que os diferencia?
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Predominam áreas: agrícolas e pastagens para animais
Transcrição da apresentação:

História das Agriculturas no Mundo Marcel Mazoyer & Laurence Roudart História das Agriculturas no Mundo Cap.1 Geografia Rural Sibeli Fernandes

3 O conceito de Sistema Agrário Instrumento intelectual que permite apreender a complexidade de cada forma de agricultura, as transformações históricas e as diferenciações geográficas das agriculturas no mundo. Devemos Distinguir a agricultura tal como ela é praticada (objeto real de conhecimento) Levar em conta a observação e o que o pesquisador pensa desse objeto Resultado é objeto teórico de conhecimento e reflexão

Complexidade e variedade das formas de agricultura observáveis As formas de agricultura são objetos muito complexos praticadas num dado momento variam de uma localidade para outra e também de uma época para outra. Segundo o autor: “Ora, analisar e conceber um objeto complexo em termos de sistemas, é, num primeiro momento, delimitá-lo, ou seja, traçar uma fronteira, entre esse objeto e o resto do mundo, e considera-lo como um todo, composto de subsistemas hierarquizados e interdependentes. Ao analisar a agricultura deve-se levar em conta fatores internos e externos que são funções interdependentes e complementares para a caracterização dos sistemas agrários.

O sistema social produtivo Força de trabalho Homens e Mulheres equipamentos Animais E Plantações Sistema Social Produtivo Meios Inertes Matéria Viva

Sistema de produção é a combinação de suas atividades e de seus meios de produção Categoria Social se define pela mão de obra empregada na propriedade (familiar, assalariada, cooperativa, etc) pelo estatuto do agricultor, modo de acesso a terra (proprietário, posseiro, arrendatário) e dimensão do estabelecimento agrícola. O sistema social produtivo pode renovar seus meios de produção e suas atividades – Estratégias de reprodução

Dinâmica dos sistemas agrários Desenvolvimento geral: todos os estabelecimentos progridem com novos meios de produção, desenvolvendo suas atividades, aumentando suas dimensões econômicas e seus resultados. Desenvolvimento Desigual: certos estabelecimentos progridem mais rapidamente que os outros. A crise de um sistema agrário acontece quando todos os estabelecimentos regridem e tendem a desaparecer. Em certos casos, os estabelecimentos agrícolas que progridem podem adotar novos meios de produção, desenvolver novas práticas e novos sistemas de cultivo e de criação, assim emerge num novo sistema agrário. “A análise da dinâmica dos sistemas agrários nas diferentes partes do mundo e em diferentes épocas permite captar o movimento geral de transformações no tempo e de diferenciação no espaço da agricultura”

“Cada sistema agrário é a expressão teórica de um tipo de agricultura historicamente constituído e geograficamente localizado” Por que uma teoria? A teoria dos sistemas agrários é um instrumento que permite apreender suas grandes linhas e explicar a diversidade geográfica da agricultura em uma dada época. O porquê das análises concretas A teoria dos sistemas agrários não permite dispensar a observação, a pesquisa e a análise de cada agricultura particular. Constata-se, assim, que essa teoria permite explicar diversidade espacial e os tipos específicos de agricultores e agriculturas.