Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CAMPANHA “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical” REALIZAÇÃO Central Única dos Trabalhadores Secretaria Nacional Sobre.
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA - RNPI. Percurso Comitê Primeira Infância, na Presidência da República Idéia de sua recriação sob a forma de Núcleo.
Caravana Nacional em Defesa do SUS
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Saúde e Prevenção nas Escolas
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
II Conferência Estadual de Saúde Mental
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PNEDH e compromisso do Estado
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
VIII Seminário Internacional da Primeira infância e I Encontro Estadual de Visitadores Domiciliares 1.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
MARCO LEGAL ECA – Art. 86 A Política de Atendimento dos direitos da Criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais.
MONITORAMENTO DE DIREITOS A experiência do Projeto de Monitoramente baseado em dados Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA -
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Fórum Nacional de Educação
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
Histórico do Plano Nacional Entender como o PNPI foi construído é importante porque processo similar pode ser adotado em cada município A Rede Nacional.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
MAIO 2010.
Primeira Infância e Direitos Humanos
REUNIÕES REGIONAIS.
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL
Histórico  A Organização Aldeias Infantis SOS se propõe a apoiar desde 2012 no alinhamento político e programático dos países, onde está presente (133.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
Mulheres Policiais – Assédio Moral e Sexual. A PESQUISA Consulta às(aos) policiais brasileiras(os) sobre as relações de gênero nas instituições policiais.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Brasília, agosto de 2014 Ministério da Saúde RC/DAPES/SAS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
SEMINÁRIO EMERGÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS E DIREITOS HUMANOS: NOVOS PARADIGMAS DA PREVENÇÃO DE DESASTRES SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL: desafios para novos.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015

Por que cuidar e investir na primeira infância? Os primeiros seis anos de vida da criança são fundamentais para o desenvolvimento de suas estruturas física e psíquica e de suas habilidades sociais. É uma fase de maior vulnerabilidade, que demanda a proteção especial e um ambiente seguro, acolhedor e propício para a vida das crianças. Como grupo social, a primeira infância carece de visibilidade, sendo necessário criar espaços onde as crianças possam ser ouvidas e vistas, e ter o seus direitos garantidos.

Missão e Visão da Rede Nacional Primeira Infância Articular e mobilizar organizações e pessoas para defender e garantir os direitos de crianças até 6 anos de idade. Até 2022, ter o Plano Nacional pela Primeira Infância referenciado nas políticas públicas das esferas federal, estaduais e municipais. Ser reconhecida como espaço de diálogo plural e diverso e referência na defesa e promoção dos direitos da criança até 6 anos.

O trabalho da Rede Nacional Primeira Infância Reúne 160 organizações intersetoriais, de forma democrática e participativa, para a promoção e defesa dos direitos das crianças até seis anos; Mobiliza a sociedade civil; Fortalece as políticas públicas para a primeira infância; Busca garantir a continuidade das políticas públicas que trazem benefícios para as crianças pequenas; Cria mecanismos de controle social: monitoramento e avaliação das políticas; Dissemina conhecimentos e informações sobre a situação da infância;

INSTÂNCIAS DA RNPI Assembleia Grupo Gestor Secretaria Executiva: CECIP (triênio ) Grupos de Trabalhos sobre as seguintes temáticas:  Educação  Saúde  Brincar  Cultura  Participação Infantil  Prevenção às violências  Criação de Planos Municipais para Primeira Infância

Organizações integrantes no Brasil

Presença da RNPI nos estados brasileiros Presença de organizações integrantes da RNPI Sem presença de organizações integrantes da RNPI Estados sem representantes: Acre, Roraima, Amapá, Piauí, Sergipe, Tocantins, Goiás, Espírito Santo e Santa Cataria

Planos Estaduais Planos Municipais Redes Estaduais Redes Estaduais, Planos Municipais e Estaduais 10 Redes Estaduais 74 Planos Municipais 2 Planos Estaduais

Eixos do Planejamento Estratégico (2015/2017)

Eixos do Planejamento Estratégico da RNPI (2015/2017)  Orçamento da primeira infância;  Mortalidade infantil nas populações tradicionais;  Obesidade na primeira infância;  Ambiente saudável.

Linhas de ação da Secretaria Executiva 1- Advocacy nas esferas do legislativo e executivo 2- Observatório Nacional Pela Primeira Infância 3- Comunicação

Linha de ação de Advocacy nas esferas do legislativo e executivo

 Plena implementação do PNPI e apoio à elaboração dos Planos Estaduais e Municipais;  Aprovação do PL 6.998/13 (Marco Legal da Primeira Infância);  Pacto pela Primeira Infância;  Criação do Orçamento Primeira Infância.

Linha de ação do Observatório

1) Projeto de divulgação das pesquisas do Módulo I Divulgação dos relatórios do Observatório sobre acidentes, obesidade e orçamento na Primeira Infância para ampla divulgação voltada para a sociedade civil e gestores públicos. 2)Projeto de realização do Módulo II Fomentar a pesquisa sobre o tema da mortalidade infantil nas comunidades tradicionais 3) Projeto de divulgação de dados do módulo II Seminário para apresentação e discussão das pesquisas e lançamento da publicação.

Linha de ação de Comunicação

Projeto “Seminário de Avaliação na Educação Infantil” Importância da Educação Infantil para o desenvolvimento e para a escolaridade posterior das crianças, sendo apontada como uma das áreas que mais retribui à sociedade os recursos nela investidos. O direito da criança a creches e pré-escolas não inclui só o acesso, mas também a qualidade da educação oferecida. Os debates sobre a avaliação da Educação Infantil vêm ocupando centralmente a agenda política. Produções: publicação digital com os textos dos palestrantes e construção de documentos com recomendações. Data prevista: agosto de 2015

Projeto “a criança e o espaço: a cidade e o meio ambiente” Produção de materiais com indicadores de um ambiente saudável e seguro para as crianças; Orientação da inclusão do tema “cidade e meio ambiente” na criação dos Planos Municipais pela Primeira Infância; Promoção da participação de crianças na elaboração dos Planos Municipais Primeira Infância e dos Planos Diretores; Fortalecimento do tema “ambiente saudável para a primeira infância”, com ênfase na importância da criação de espaços para brincar, junto aos canais de comunicação.

Campanha sobre a participação dos homens na educação e no cuidado das crianças - Envolver os homens como aliados no apoio às mulheres, promovendo uma divisão mais equitativa na prestação de cuidados. - Fortalecer os homens para que assumam a mesma responsabilidade para criar filhos e filhas sem violência, e contribuir com o trabalho doméstico de forma equitativa e nas questões de saúde sexual e reprodutiva. - Fortalecer a opinião pública na luta pelo aumento do tempo da licença paternidade de 5 para 20 dias, conforme previsto PL6.998/2013.

Financiadores da Secretaria Executiva