Plano de Gestão da Escola

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE METROPOLITANA
Advertisements

Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Semana Pedagógica - Julho/2011
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Dispõe sobre estudos de recuperação na rede estadual de ensino
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Programa Especial de Formação Pedagógica de
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Prefeitura municipal de Imperatriz
FORMAÇÃO DE GESTORES OBJETIVOS:
CALENDÁRIO ESCOLAR 2014 A Lei de Diretrizes e Bases garante a cada escola autonomia para definir seu calendário escolar, de acordo com a proposta pedagógica.
“Buscando procedimentos comuns na supervisão”
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Todo dia é dia de educação!
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
Projeto de Recuperação
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Plano Plurianual de Gestão 2014 – 2018 _______________ Plano Escolar 2014.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Professor Auxiliar É direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; A educação.
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
REUNIÃO DE ESCOLAS PARTICULARES
Prática como Componente Curricular
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Professor Coordenador de Apoio
PADRONIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES
Deliberação CEE N.º 105/2011 Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e aprovação de Plano de Curso e emissão de Parecer Técnico para cursos de Educação.
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Revisita ao PPP.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
O papel pedagógico do órgão gestor
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Projeto Pedagógico.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental.
Plano de Gestão da Escola
Transcrição da apresentação:

Plano de Gestão da Escola 2015/2018 Plano de Gestão da Escola

Considerações iniciais De acordo com o Parecer CEE 67/98, artigos 29 e 30, o plano de gestão é o documento que traça o perfil da escola, oferecendo-lhe identidade própria, uma vez que considera as finalidades comuns de todos os envolvidos, orienta o gerenciamento das ações dentro da escola e dá vida à proposta pedagógica.

Além disso, o Plano de Gestão deve atender o que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, artigos 12 e 13, sobretudo quando determina a elaboração da Proposta Pedagógica. É necessária a participação de toda a comunidade na elaboração dos documentos: equipe gestora, professores, funcionários, alunos e pais.

O plano de gestão terá duração quadrienal e contemplará, no mínimo: I- identificação e caracterização da unidade escolar, de sua clientela, de seus recursos físicos, materiais e humanos, bem como dos recursos disponíveis na comunidade local; II- objetivos da escola;

III- definição das metas a serem atingidas e das ações a serem desencadeadas; IV- planos dos cursos mantidos pela escola;

Anualmente, serão incorporados ao plano de gestão anexos com: I- agrupamento de alunos e sua distribuição por turno, curso, série e turma; II- quadro curricular por curso e série;

III- organização das horas de trabalho pedagógico coletivo, explicitando o temário e o cronograma; IV- calendário escolar e demais eventos da escola;

V- horário de trabalho e escala de férias dos funcionários; VI- plano de aplicação dos recursos financeiros; VII- projetos especiais

V- planos de trabalho dos diferentes núcleos que compõem a organização técnico- administrativa da escola; VI- critérios para acompanhamento, controle e avaliação da execução do trabalho realizado pelos diferentes atores do processo educacional

Caso haja profissionalizante O plano de cada curso tem por finalidade garantir a organicidade e continuidade do curso, e conterá: I- objetivos; II- integração e seqüência dos componentes curriculares; III- síntese dos conteúdos programáticos, como subsídio à elaboração dos planos de ensino;

IV- carga horária mínima do curso e dos componentes curriculares; V- plano de estágio profissional, quando for o caso. Em se tratando de curso de educação profissional será explicitado o perfil do profissional que se pretende formar.

O plano de ensino, elaborado em consonância com o plano de curso constitui documento da escola e do professor, devendo ser mantido à disposição da direção e supervisão de ensino. O plano de gestão será aprovado pelo conselho de escola e homologado pelo órgão próprio de supervisão

Para elaboração do Plano de Gestão apresenta-se roteiro de orientação.

SUMÁRIO 1-INTRODUÇÃO........................... 1.1- Proposta Pedagógica

2 - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 2.1 - Identificação...................................................................... 2.1.1 - Localização .................................................................... 2.1.2 - Atos Legais .................................................................... 2.1.3 - Códigos da Unidade Escolar................................... 2.1.4 - Jurisdição...................................................................... 2.1.5 - Modalidades de Ensino - Cursos e Ciclos.................. 2.1.6 - Direção.......................................................................... 2.1.7 - Coordenação Pedagógica

2. 2 - Escola e Comunidade - Caracterização 2. 2. 1 - Recursos Físicos 2.2 - Escola e Comunidade - Caracterização 2.2.1 - Recursos Físicos .......................................... 2.2.2 - Recursos Técnicos e Pedagógicos......... 2.2.3 - Recursos Humanos .......................... 2.2.4 - A Clientela ....................................... 2.2.5 - A Comunidade ............................... 2.2.6 - Análise do Processo Educacional

3 - OBJETIVOS DA ESCOLA 4 - METAS E AÇÕES DA ESCOLA 5 - PLANOS DE CURSO/MODALIDADE 5.1- Objetivos dos Cursos/Modalidade ( diretrizes legais)

5. 2 - Integração e Sequência dos Componentes Curriculares Ensino Fundamental e Ensino Médio--------------- .

5. 3 - Síntese dos objetivos dos conteúdos programáticos 5. 3 5.3 - Síntese dos objetivos dos conteúdos programáticos 5.3.1 - Ensino Fundamental.................... 5.3.2 - Ensino Médio......................... 5.4 - Carga Horária Ensino Fundamental e Ensino Médio.

5.5 - Procedimentos para Acompanhamento e Avaliação dos Cursos/Modalidades 5.5.1 - Progressão Continuada . 5.5.2 - Progressão Parcial de Estudos . 5.5.3 - Sistema de Avaliação 5.5.4- Promoção

5.5.5 - Retenção .................................... 5.5.6 - Controle de Frequência ............. 5.5.7 – Recuperação ............................. 5.5.8 – Classificação .............................. 5.5.9 - Reclassificação

6 - PLANOS DE TRABALHO DOS NÚCLEOS 6. 1 - Núcleo de Direção 6. 1 6 - PLANOS DE TRABALHO DOS NÚCLEOS 6.1 - Núcleo de Direção 6.1.1 - Objetivos e Ações. 6.1.2 - Avaliação

6. 2 - Núcleo Técnico Pedagógico 6. 2. 1 - Objetivo Geral. 6. 2 6.2 - Núcleo Técnico Pedagógico 6.2.1 - Objetivo Geral ............................. 6.2.2 – Ações ......................................... 6.2.3 - Avaliação

6.3 - Núcleo de Docentes 6.3.1 - Objetivos ..................................... 6.3.2 - Ações.......................................... 6.3.3 -Avaliação.......................................... 6.4 - Núcleo de Administração 6.4.1 - Objetivos........................................... 6.4.2 - Ações................................................ 6.4.2 - Avaliação

6. 5 - Núcleo de Operacionais 6. 5. 1 - Objetivos. 6. 5. 2 - Ações. 6 6.5 - Núcleo de Operacionais 6.5.1 - Objetivos....................................... 6.5.2 - Ações.............................................. 6.5.3 - Avaliação.................................. 7- Acompanhamento, Controle e Avaliação 8- Proposta Educacional 9- Projetos Curriculares 10- Projetos Especiais

Projeto de estudos de Recuperação 11 – ANEXOS Agrupamento de alunos Quadros Curriculares Calendário Escolar Quadro Escolar Plano de Trabalho do Professor Coordenador ATPC - Temário, Datas e Reuniões Projeto de estudos de Recuperação

Quadro Demonstrativo do Pessoal Docente (qualificação) Demonstrativo do Pessoal Administrativo Escala de Férias do Pessoal Administrativo Escala de Substituição do Diretor de Escola Escala de Substituição do Secretário de Escola Plano de Aplicação dos Recursos Financeiros Conselho de Escola

Associação de Pais e Mestres – APM Relatório ACD Grêmio Estudantil Zeladoria Cantina Escolar Proposta Educacional Projetos Curriculares Projetos Especiais