Plano de Gestão da Escola 2015/2018 Plano de Gestão da Escola
Considerações iniciais De acordo com o Parecer CEE 67/98, artigos 29 e 30, o plano de gestão é o documento que traça o perfil da escola, oferecendo-lhe identidade própria, uma vez que considera as finalidades comuns de todos os envolvidos, orienta o gerenciamento das ações dentro da escola e dá vida à proposta pedagógica.
Além disso, o Plano de Gestão deve atender o que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, artigos 12 e 13, sobretudo quando determina a elaboração da Proposta Pedagógica. É necessária a participação de toda a comunidade na elaboração dos documentos: equipe gestora, professores, funcionários, alunos e pais.
O plano de gestão terá duração quadrienal e contemplará, no mínimo: I- identificação e caracterização da unidade escolar, de sua clientela, de seus recursos físicos, materiais e humanos, bem como dos recursos disponíveis na comunidade local; II- objetivos da escola;
III- definição das metas a serem atingidas e das ações a serem desencadeadas; IV- planos dos cursos mantidos pela escola;
Anualmente, serão incorporados ao plano de gestão anexos com: I- agrupamento de alunos e sua distribuição por turno, curso, série e turma; II- quadro curricular por curso e série;
III- organização das horas de trabalho pedagógico coletivo, explicitando o temário e o cronograma; IV- calendário escolar e demais eventos da escola;
V- horário de trabalho e escala de férias dos funcionários; VI- plano de aplicação dos recursos financeiros; VII- projetos especiais
V- planos de trabalho dos diferentes núcleos que compõem a organização técnico- administrativa da escola; VI- critérios para acompanhamento, controle e avaliação da execução do trabalho realizado pelos diferentes atores do processo educacional
Caso haja profissionalizante O plano de cada curso tem por finalidade garantir a organicidade e continuidade do curso, e conterá: I- objetivos; II- integração e seqüência dos componentes curriculares; III- síntese dos conteúdos programáticos, como subsídio à elaboração dos planos de ensino;
IV- carga horária mínima do curso e dos componentes curriculares; V- plano de estágio profissional, quando for o caso. Em se tratando de curso de educação profissional será explicitado o perfil do profissional que se pretende formar.
O plano de ensino, elaborado em consonância com o plano de curso constitui documento da escola e do professor, devendo ser mantido à disposição da direção e supervisão de ensino. O plano de gestão será aprovado pelo conselho de escola e homologado pelo órgão próprio de supervisão
Para elaboração do Plano de Gestão apresenta-se roteiro de orientação.
SUMÁRIO 1-INTRODUÇÃO........................... 1.1- Proposta Pedagógica
2 - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 2.1 - Identificação...................................................................... 2.1.1 - Localização .................................................................... 2.1.2 - Atos Legais .................................................................... 2.1.3 - Códigos da Unidade Escolar................................... 2.1.4 - Jurisdição...................................................................... 2.1.5 - Modalidades de Ensino - Cursos e Ciclos.................. 2.1.6 - Direção.......................................................................... 2.1.7 - Coordenação Pedagógica
2. 2 - Escola e Comunidade - Caracterização 2. 2. 1 - Recursos Físicos 2.2 - Escola e Comunidade - Caracterização 2.2.1 - Recursos Físicos .......................................... 2.2.2 - Recursos Técnicos e Pedagógicos......... 2.2.3 - Recursos Humanos .......................... 2.2.4 - A Clientela ....................................... 2.2.5 - A Comunidade ............................... 2.2.6 - Análise do Processo Educacional
3 - OBJETIVOS DA ESCOLA 4 - METAS E AÇÕES DA ESCOLA 5 - PLANOS DE CURSO/MODALIDADE 5.1- Objetivos dos Cursos/Modalidade ( diretrizes legais)
5. 2 - Integração e Sequência dos Componentes Curriculares Ensino Fundamental e Ensino Médio--------------- .
5. 3 - Síntese dos objetivos dos conteúdos programáticos 5. 3 5.3 - Síntese dos objetivos dos conteúdos programáticos 5.3.1 - Ensino Fundamental.................... 5.3.2 - Ensino Médio......................... 5.4 - Carga Horária Ensino Fundamental e Ensino Médio.
5.5 - Procedimentos para Acompanhamento e Avaliação dos Cursos/Modalidades 5.5.1 - Progressão Continuada . 5.5.2 - Progressão Parcial de Estudos . 5.5.3 - Sistema de Avaliação 5.5.4- Promoção
5.5.5 - Retenção .................................... 5.5.6 - Controle de Frequência ............. 5.5.7 – Recuperação ............................. 5.5.8 – Classificação .............................. 5.5.9 - Reclassificação
6 - PLANOS DE TRABALHO DOS NÚCLEOS 6. 1 - Núcleo de Direção 6. 1 6 - PLANOS DE TRABALHO DOS NÚCLEOS 6.1 - Núcleo de Direção 6.1.1 - Objetivos e Ações. 6.1.2 - Avaliação
6. 2 - Núcleo Técnico Pedagógico 6. 2. 1 - Objetivo Geral. 6. 2 6.2 - Núcleo Técnico Pedagógico 6.2.1 - Objetivo Geral ............................. 6.2.2 – Ações ......................................... 6.2.3 - Avaliação
6.3 - Núcleo de Docentes 6.3.1 - Objetivos ..................................... 6.3.2 - Ações.......................................... 6.3.3 -Avaliação.......................................... 6.4 - Núcleo de Administração 6.4.1 - Objetivos........................................... 6.4.2 - Ações................................................ 6.4.2 - Avaliação
6. 5 - Núcleo de Operacionais 6. 5. 1 - Objetivos. 6. 5. 2 - Ações. 6 6.5 - Núcleo de Operacionais 6.5.1 - Objetivos....................................... 6.5.2 - Ações.............................................. 6.5.3 - Avaliação.................................. 7- Acompanhamento, Controle e Avaliação 8- Proposta Educacional 9- Projetos Curriculares 10- Projetos Especiais
Projeto de estudos de Recuperação 11 – ANEXOS Agrupamento de alunos Quadros Curriculares Calendário Escolar Quadro Escolar Plano de Trabalho do Professor Coordenador ATPC - Temário, Datas e Reuniões Projeto de estudos de Recuperação
Quadro Demonstrativo do Pessoal Docente (qualificação) Demonstrativo do Pessoal Administrativo Escala de Férias do Pessoal Administrativo Escala de Substituição do Diretor de Escola Escala de Substituição do Secretário de Escola Plano de Aplicação dos Recursos Financeiros Conselho de Escola
Associação de Pais e Mestres – APM Relatório ACD Grêmio Estudantil Zeladoria Cantina Escolar Proposta Educacional Projetos Curriculares Projetos Especiais