Newton e a teoria da luz e cores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
B . RECORDANDO A AULA ANTERIOR:    PONTO OBJETO PONTO IMAGEM
Advertisements

Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
contextualização historia da física Fernanda
E. Município Prof. Regente: Disciplina: Ensino …. Turno:
História das cores.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
O título da apresentação deve ocupar até quatro linhas
Física IV Prof. Dante Mosca
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
História da matematica Evair nº4.
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
PRÁTICA DO ENSINO DE FÍSICA
ÓPTICA Desde os tempos remotos a natureza da luz intrigou os cientistas. Isaac Newton apresentou a teoria corpuscular da luz onde se afirma que a luz é.
O que é o pré-projeto (ou anteprojeto) em Jornalismo?
Resumo histórico Na antiguidade já se usavam cartazes "manuscritos" (por vezes em madeira) que eram colocados ou pregados na parede. O primeiro cartaz.
Cap Difração Teoria ondulatória da luz;
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Como fazer sua dissertação/ tese em formato de artigo
Física I (FIS130) (2012) Aula 13– Luz e Iluminação Prof. José Garcia Vivas Miranda
ARTIGO CIENTIFICO.
LEITURA DE IMAGENS.
Projeto de Pesquisa.
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
TEM FÍSICA AO SEU REDOR Prof.: Joni.
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Fabiana Heirich Dauhs Educação Básica
Murais Profa. Simone Costa.
Óptica ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Iniciação Científica º Série/EM.
A NATUREZA DA LUZ Física – 7D Aula 20.
A estrutura do artigo científico e outros
A IMPORTÂNCIA DA LUZ E O PROCESSO VISUAL
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
ÓTICA Natureza da luz - O que é a luz?. Teoria corpuscular da luz - Newton Nesta teoria a luz era considerada como um feixe de partículas emitidas por.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
LUZ.
PROJETO DE PESQUISA.
Fotografia Publicitária II
Procedimentos Técnicos de Elaboração de Artigos Científico-Acadêmicos
Radiação Solar. Balanço de Radiação
Prof. Eduardo Paulon Girardi
Livro E O texto escrito principal faz menção às imagens;
Elementos pragmáticos da língua falada
Princípios da Óptica Geométrica
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Introdução: a introdução é a apresentação.
PRINCÍPIOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA Sombras câmara escura de orifício
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
Refração da Luz.
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
Sugestão de decoração - SEBRAE
Como elaborar slides para apresentações orais
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
PCN e PNLD.
Onde encontrar boas fontes em História da Ciência?
Análise de Livros Didáticos Física para o Ensino Médio
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Artes Visuais A COR Parte 1 Prof. Magno Anchieta.
Noções básicas de editores de texto Profª Juliana Schivani MÍDIAS EDUCACIONAIS.
Fábio Da Silva 2016 Projeto PIBID. Objetivo do Trabalho Desenvolver uma sequência didática sobre óptica alicerçado no cinema. Objetivo Educacional Que.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Transcrição da apresentação:

Newton e a teoria da luz e cores Imagem do experimento Terminologia “experimento crucial”

Há mudança na informação de um discurso para outro (Fahnestock, 2005); Mudança de um discurso judiciário para um discurso epidítico (Fahnestock, 2005); Que possíveis mudanças podem ser percebidas nos materiais analisados? A princípio o foco da análise está nas ilustrações.

Materiais analisados Livros didáticos aprovados no PNLD/2012. (Público alvo: estudantes do ensino médio) Livro “Óptica” (Newton, 1704) e Artigo (Newton, 1672). (Público alvo: comunidade científica) Série Cosmos - A Spacetime Odyssey (2014). (Público alvo: público leigo, a princípio) Série BBC - A luz fantástica (2004). Discurso judiciário Discurso epidítico

Livro didático Como os livros de física, aprovados no PNLD/2012, contextualizam, apresentam, divulgam os estudos de Newton sobre a teoria da luz e das cores, na perspectiva de dois aspectos: As imagens dos experimentos desenvolvidos; A terminologia “experimento crucial”.

Livro didático A escolha dos livros didáticos para análise partiu de alguns critérios: Aprovação no PNLD/2012; Abordagem da história da luz e da cores, especificamente os estudos de Newton; Apresentação de algum tipo de imagem sobre o assunto; Assim, dos 10 livros recomendados e aprovados no PNLD/2012, 8 já foram analisados e 7 passaram pelos critérios estabelecidos.

Imagens Perales e Jiménes (2002) Análise de ilustrações sob aspectos: Formais – como elas estão dispostas visualmente no texto; Semânticos – os significados passados ao leitor.

Imagens Perales e Jiménes (2002) Categorias de análises: Função da sequência didática em que aparece a ilustração; Iconocidade; Funcionalidade; Relação com o texto principal; Etiquetas verbais; Conteúdo científico que as sustenta. Grau de complexidade da imagem Só observá-las, por exemplo... Se o texto escrito menciona ou não a imagem, por exemplo... Textos escritos incluídos nas ilustrações

Livro A O texto escrito principal não faz menção à ilustração; Volume 3 Capítulo 9 – Luz e fenômenos atmosféricos Tópico especial – Por dentro do conceito: “As cores do arco-íris” O texto escrito principal não faz menção à ilustração; A imagem é colorida e de boa resolução; A ilustração se sobressai diante do texto; A imagem apresenta dois personagens, um implicitamente Newton; A gravura parece ser uma pintura. Função: Decorar o livro, despertar interesse, esboça o fenômeno.

A imagem possui legenda com fonte menor que do texto principal; Livro A Fonte de onde a imagem foi extraída; o texto escrito possui uma fonte muito pequena A imagem possui legenda com fonte menor que do texto principal; O texto da legenda não descreve ou está diretamente relacionado à imagem. O texto principal encontra-se em destaque; inserido em uma grande caixa verde.

Livro B Volume 3 Capítulo 3 – Ondas eletromagnéticas Subtítulo – Luz visível O texto escrito principal faz menção à ilustração que é enumerada; A imagem é colorida e de boa resolução (a imagem é a mesma que a do livro A, contudo em coloração diferente e fonte de extração distintas); A imagem se sobressai diante do texto. A imagem apresenta dois personagens, um implicitamente Newton; A gravura parece ser uma pintura. Função: Decorar o livro, despertar interesse, esboça o fenômeno.

Livro B A imagem possui legenda com fonte menor que do texto principal; O texto da legenda refere-se a descoberta de Newton e salienta que a gravura data de aproximadamente 1704. Fonte de onde a imagem foi extraída e onde o museu no qual ela se encontra. Museu de ciências de Londres.

Livro C Volume 2 Capítulo 10 – Fundamentos da óptica geométrica Subtítulo – Reflexão e refração seletivas O texto escrito principal não faz menção à ilustração que não é enumerada; A imagem é colorida e de boa resolução (exatamente a mesmo do livro A); A imagem se sobressai diante do texto. A imagem apresenta dois personagens, um implicitamente Newton; A gravura parece ser uma pintura. Função: Decorar o livro, despertar interesse, esboça o fenômeno.

Livro C Fonte de onde a imagem foi extraída. O texto principal está destacado, contornado por uma linha vermelha.

Livro D Volume 2 Capítulo 7 – Luz: partícula ou onda? Subtítulo – A refração da luz branca no prisma e na atmosfera O texto escrito principal faz menção à 1 das 3 imagens apresentadas; A imagem é colorida e de boa resolução; A imagem se sobressai diante do texto. As ilustrações são um desenho; Função: Decorar o livro, despertar interesse, esboça o fenômeno, descrever o fenômeno.

Fonte de onde a imagem foi extraída. Livro D Fonte de onde a imagem foi extraída.

Livro D Elementos inseridos na imagem Em nenhuma das figuras faz-se menção a Newton.