Apresentação do Projeto para os Gestores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Advertisements

CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO: “UMA DIALÉTICA ENTRE O CAOS E O COSMOS”
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
O Professor de Educação Física e os
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
III Oficina Profaps Belém. Profaps Recurso pequeno, em torno de R$ ,00. Havia necessidade da complementação do Auxiliar para Técnico em.
1 COMO FUNCIONA. 2 COMO FUNCIONA - QUEM FAZ Algumas funções dos profissionais que compõem a equipe: Responsável pela Área de Lazer no DR desenvolvimento.
Programa Especial de Treinamento
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
Ministério da Educação
PESQUISA DE CAMPO COLÉGIO EST. TÚLIO DE FRANÇA/União da Vitória
Prefeitura do Município de Taboão da Serra
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Portfólio de Estágio Supervisionado
Marco Doutrinal e Marco Operativo
CURRICULO +.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Um pouco da história. Um pouco da história Proposta Pedagógica O Programa UM OLHAR PARA O FUTURO trabalha a Educação Cooperativista e Financeira com.
Projeto individual Em atendimento à primeira fase do Movimento Paraná sem Corrupção Julho à dezembro de 2012 Encontro Movimento Paraná sem Corrupção.
GRUPO DE ESTUDOS “Leitura literária: um percurso teórico e prático a ser explorado” Ariane Mieco Sugayama Assistente técnica da A Cor da Letra, professora.
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Ajude a realizar sonhos!
Apresentação do Projeto para os Profissionais da Unidade
REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES
PLANEJAMENTO DE ENSINO
PNAGE/RN XI Reunião do CTC PNAGE “Iniciativas do RN: Graduação de Servidores e Implantação da Gestão por Resultados” Florianópolis/SC Novembro/2008.
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
Melhor Gestão, Melhor Ensino
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA AEAN - Gabinete.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada ANO 2015
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015 O conhecimento não é uma cópia da realidade. Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender.
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
Transcrição da apresentação:

Apresentação do Projeto para os Gestores

UM PROJETO DE LEITURA PARA OS EDUCANDOS O que é o Projeto AdoLêSer? UM PROJETO DE LEITURA PARA OS EDUCANDOS DAS EMEF DE SÃO PAULO Tem o intuito de: aproximar os educandos da comunidade educativa; tornar os educandos protagonistas de sua história.

Adolescentes envolvidos Ciclo Autoral – Mediadores de Leitura Realizarão momentos de leitura para os educandos do Ciclo de Alfabetização Ciclo Interdisciplinar – Clube de Leitura

Formação dos Professores Orientadores da Sala de Leitura (POSL) Objetivos: Instrumentalizar os POSL para atuarem como desencadeadores da formação dos educandos matriculados no Ciclo Autoral em mediadores de leitura de textos literários em cada unidade. Auxiliar na reflexão, fortalecimento e sistematização das atividades do Clube de Leitura para os educando do Ciclo Interdisciplinar .

Formação dos Professores Orientadores da Sala de Leitura (POSL) Detalhamento: A formação/acompanhamento do POSL será dividida em três etapas de implantação em 2014. Cada etapa é composta por encontros mensais (Julho a Dezembro) de 4 horas para o desenvolvimento do trabalho. Fundamentação teórica, a estrutura do Projeto e a mobilização da comunidade educativa. O curso de mediadores de leitura de textos literários. Acompanhamento e Sistematização dos resultados do Projeto.

Estrutura do Trabalho 5.520 Unidades Piloto POSL Secretaria Municipal de Educação Diretoria Regional de Educação (DRE) DOT-P A Cor da Letra (ACDL) Unidades Piloto Acompanhamento ACDL POSL Educandos Mediadores de leitura 5.520

As ações do Projeto AdoLêSer na Unidade Formação dos mediadores de leitura – Ciclo Autoral e de Alfabetização Clube de Leitura – Ciclo Interdisciplinar

Elaboração do Projeto na unidade Compor um grupo de profissionais da unidade, caso seja possível, para auxiliar nas ações do Projeto direta ou indiretamente. Reunião para escrever o Projeto de acordo com a realidade da unidade e dividir funções. Nessa etapa será necessário decidir quem ajudará na organização da infraestrutura do trabalho.

Divulgação e Sensibilização Divulgar o Projeto na unidade para: Demais profissionais (professores, administrativo e agente de apoio). Todos os educandos. (Ao divulgar, você poderá indicar o dia que ocorrerá a sensibilização para os educandos interessados em conhecer o projeto). Os responsáveis. (Encontro para apresentar o Projeto e recolher as autorizações para a participação e uso de imagem dos educandos). Obs.: As condições para a divulgação e sensibilização poderão ser adaptadas de acordo com as possibilidades/necessidades da escola

Inscrição dos educandos No encontro para a sensibilização explicar para os educandos que: A inscrição no Projeto está condicionada à autorização dos pais; O curso é a primeira fase para participação do educando. Caso não queira, não é obrigatório realizar a mediação de leitura; A ação de leitura só será realizada em horário oposto do horário de aula. Os educandos não poderão ser dispensados das aulas regulares para participar do Projeto.

O curso de mediação de leitura O curso tem carga horária de 12h, será realizado no espaço de escola: 08h de encontro 04h de estágio – até 45’ de atuação com as crianças As horas podem ser divididas de acordo com a realidade de cada unidade.

Clube de Leitura No Projeto AdoLêSer a possibilidade do compartilhamento de histórias literárias será realizado também por meio do Clube de Leitura. O CLUBE DA LEITURA será desenvolvido com educandos do Ciclo Interdisciplinar das unidades participantes do Projeto. Obs.: Nos próximos encontros serão apresentados maiores detalhes sobre este item do Projeto.

No Projeto AdoLêSer os educandos poderão... Incentivar a prática da leitura na comunidade educativa; Participar de outras ações da unidade; Desenvolver melhores maneiras de se comunicar e se relacionar; Ampliar o vocabulário e o acesso à cultura escrita; Ter contato com muitos textos/gêneros literários; Conhecer e se relacionar com diferentes pessoas: adultos, adolescentes e crianças.