Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Manifesto Comunista K. Marx e F. Engels
Advertisements

UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
Sob o domínio do Capital.
CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO Professor:Dejalma Cremonese Aluna:Bianca.
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Elaboração: Prof. Dejalma Cremonese
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.
SOCIALISMOS Sociedade ideal Não diz como alcançar Reformar a sociedade
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Ciência Política para o Curso de Ciências Econômicas/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
(Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A QUESTÃO SOCIAL OBJETIVOS RECONHECER.
KARL MARX Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
TEMA 2: A SOCIOLOGIA E SUAS BASES FUNDACIONAIS
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Século XIX Educação Nacional.
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Os clássicos e o trabalho
Introdução ao Estudo da História
Pensamentos, revoluções e unificações
O pensamento revolucionário do século XIX
A mercadoria: O Capital, Marx afirmava que a nossa sociedade APARECE INICIALMENTE COMO UM GRANDE DEPÓSITO DE MERCADORIAS. No entanto, o que pode existir.
Karl Marx e a História da Exploração
O materialismo histórico
Para uma visão marxista das relações internacionais
Karl Marx. Karl Heinrich Marx nasceu em Trier (Alemanha) 05/05/1818 foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna,
Liberalismo e Socialismo
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Revolução Industrial Slide já disponível em
As Faces do Socialismo.
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Avaliação de Geografia
SOCIALISMO O socialismo visa a igualdade social
Aula de Sociologia – Karl Marx
Sociologia – 1º EM e N3 Conteúdo: Marxismo e Manifesto Comunista
Socialismo.
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Revolução Industrial Reações dos trabalhadores, defensores da nova ordem e reações ao capitalismo.
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Karl Marx e as modos de produção social
PROFESSORES: IZABELA E LUIS FELIPE AULÃO: IDEOLOGIAS POLÍTICAS.
K ARL M ARX Delilian Fogliatto Luciana Oliveira Luís Fernando Baldissera Sociologia da Educação I-A Prof. Neusa Chaves Batista.
Doutrinas sociais.
Revolução Russa.
Trabalho de geografia E.E.Bráz Sinigáglia
Teorias Sociais no século XIX
Modos de Produção Em Karl Marx.
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Socialismo.
Os princípios doutrinários e as conjunturas portuguesas O Liberalismo e a problemática social /06 /27.
Karl Marx e o materialismo histórico
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Karl Marx.
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
Socialismo X Comunismo
CAPITALISMO X SOCIALISMO.
O Antigo Socialismo “O homem não é uma ilha”
Transcrição da apresentação:

Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Disciplina: Teoria Política Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Etelmar M. de Souza As Faces do Socialismo Nazaré, Abril / 2008

O Antigo Socialismo “O homem não é uma ilha” A pessoa é, por sua natureza, um ser social; isto é, vive em sociedade. Aristóteles, filósofo grego, defini o indivíduo como sendo “um animal político”, ou seja, que vive na “pólis” (uma comunidade). Para Aristóteles, e seu mestre Platão, os interesses sociais devem predominar sobre os interesses individuais, idealizam uma forma de sociedade do tipo socialista, se bem que utópica e racista, portanto contraditória, pois os gregos admitiam e praticavam a escravatura.

O Novo Socialismo O Socialismo atual surgiu e se desenvolveu no dramático mundo capitalista, principalmente com a Revolução Industrial. “O socialismo tem por mãe a pobreza das massas e por pai a riqueza dos capitalistas”, afirma Engels. Daí, realmente, a necessidade de se conhecer um pouco do capitalismo para se poder compreender melhor a história do socialismo.

Definição do Socialismo É o conjunto de doutrinas que se propõe a promover o bem comum, pela transformação da sociedade e da relação entre classes, mediante a alteração do regime de propriedade.

Doutrinas Socialistas Social-Democracia O Comunismo O Anarquismo O Anarco-Sindicalismo Socialismo Cristão

Os Socialistas Utópicos Saint Simon Carlos Fourier Robert Owen Prouhdon Louis Blanc

Os Socialistas Científicos Karl Marx e Engels Bakunin Sorel Socialistas Cristãos

As Bases do Socialismo A Igualdade Social A Fraternidade A Democracia

A partir dessas três bases filosóficas o Socialismo defende na vida prática: Uma sociedade sem classes O fim da prioridade privada dos bens de produção Nacionalização da economia Planificação econômica

Um homem que mudou o mundo Karl Marx, Nasceu na Alemanha em 1818 e falecida na Inglaterra em 1883, começou por estudar filosofia e história. Na história da humanidade, Karl Marx pôde enxergar o que quase nenhum historiador tinha visto até então: a constante exploração por parte dos patrões e o eterno estado de revolta dessa classe trabalhadora para se livrar da exploração.

Mãos cheias de trabalho porém vazias de riqueza Marx percebeu ainda que a forma mais moderna dessa exploração era o capitalismo, baseado na prioridade e na riqueza concentrada na mão de poucos.

A idéia de alienação Viu que os meios de comunicação (apesar de na sua época não existirem o rádio e nem a televisão) não passavam de um modo de “Encher” a cabeça do povo com ilusões e enganos.

Capital X Trabalho O patrão entra com o capital (dinheiro) e com os meios de produção ( terras, maquinários, matéria-prima, etc.), o trabalhador com o trabalho, com o trabalho. Mas, após a produção, a riqueza produzida não é dividida equilibradamente entre ambos. O patrão compra o trabalho por uma insignificância chamada “salário”.

Trajetória do filósofo Comunista Karl Marx, perseguido na Prússia ( atual Alemanha, foi para a França e depois para a Inglaterra, onde se encontrou com um empresário, também alemão, Friederich Engels, de idéias socialistas. Formaram então uma dupla, aprofundando-se em questões sócio-econômicas.

O Socialismo e o Marxismo Marx contribuiu para uma nova abordagem do conflito, da relação entre consciência e realidade, e da dinâmica histórica.

A amplitude da contribuição de Marx O sucesso e a penetração do materialismo histórico, quer no campo da ciência, econômica e social, quer no campo da organização política, se deve ao universalismo de seus princípios e ao caráter totalizador que imprimiu às suas idéias.

As Internacionais A internacional foi o nome dado a Associação Internacional dos Trabalhadores. Apesar disso, os trabalhadores tiveram participação nula, por que ela se transformou numa grande polêmica entre várias correntes do socialismo, principalmente entre as linhas de Marx e de Bakunin, o defensor do anarquismo.

O Socialismo Cristão Diante de todas essas questões sócio-econômicas, a Igreja Católica levantou sua voz, ora para condenar, ora para apoiar, ora para discordar, ora para incentivar os movimentos e as idéias socialistas.

O Socialismo no Brasil Os primeiros movimentos socialistas no Brasil estão diretamente ligados aos imigrantes (principalmente os italianos, portugueses, espanhóis), que para cá vieram no final do século passado.

Os primeiros partidos de operários no Brasil Partido Operário do Rio Grande do Sul Partido Socialista Brasileiro, no Rio de Janeiro Partido Operário de São Paulo

Referências Herculano, A. de Souza – O Socialismo. Costa, Cristina – Sociologia : Introdução a ciência na sociedade, 2ª Ed. – São Paulo: Moderna (1997).