29/04/2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Controle da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal na Atenção Básica
Advertisements

POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Realidade dos Centros Urbanos
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Humanizando o Atendimento Pré-Natal e Parto
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Bahia
Todas essas ações devem ter como pressupostos:
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
Direito humano a alimentação adequada
O campo da Psicologia no CRAS
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
A primeira infância,cidadania já.
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Foco de Atuação: Atenção Básica
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
ESF Integralidade da assistência
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
SAÚDE MATERNO INFANTIL
Saúde Integral da Criança
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
As políticas de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente
ANDI-21 anos A Primeira Infância e Mídia no Brasil O caso do PL 6.998/ PLC 14/2015.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
OFICINA DE PLANEJAMENTO
1.
Prof.João Galdino. No que se refere às questões relativas à infraestrutura, à logística e às diretrizes, recomenda-se que sejam avaliadas algumas possibilidades,
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
REUNIÕES REGIONAIS.
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças ACESSO UNIVERSAL NA ATENÇÃO.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
PSF como Porta de Entrada do SUS
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO PARANÁ O que é a Rede Mãe Paranaense É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Informe sobre as iniciativas.
“ Crianças nesse mundo hoje passam fome, sofrem com o frio e por faltar um teto choram então a terra também choram o céu quando uma criança fica em silêncio”
28 de março à 01 de abril de Sobre a Semana do Bebê A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo.
Dos caiçaras às regiões metropolitanas: diversidade e saúde no Brasil A experiência das regiões intramunicipais de saúde Guarulhos, São Paulo, 2005_2008.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
SISPART Portaria nº 1459, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
AS FUNÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SUAS Proteção Social Básica e Especial Defesa social e Institucional Vigilância Sócio-assistencial.
Principais Desafios : Gravidez na Adolescência Acesso à Educação Infantil Selo em Minas Gerais.
SISPART Portaria nº 1457, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

29/04/2015

Agenda Abertura e histórico da Iniciativa Rio Bonito Cidade Educadora A ação coletiva pelos Direitos da Criança e do Adolescente em Rio Bonito Status Atual RBCE: Cidade Educadora e Sustentável – GT DCA O diagnostico dos direitos relativos à Saúde Bloco 1 de colocações (05 perguntas - 3 min cada) Resposta/Debate e consensos Bloco 2 de colocações (05 perguntas - 3 min cada) Próximos passos Status Atual RBCE: Cidade Educadora e Sustentável - GT Ações Emblemáticas

Por uma Rio Bonito Educadora, Sustentável e Inovadora

Assim nasceu “ Rio Bonito Cidade Educadora”:

Exemplos Inspiradores... “A tarefa de educar como responsabilidade da sociedade. Esse princípio é o grande norteador de uma cidade educadora que se define como aquela que entende o potencial do território, explora suas possibilidades e as transforma em capital educativo. As cidades educadoras são regidas por princípios de ações formadoras que objetivam, sobretudo, o desenvolvimento integral de todos os cidadãos em um processo educativo ao longo da vida e a partir da relação com os espaços e indivíduos do município” Fonte: http://educacaointegral.org.br/noticias/19-elementos-que-voce-pode-encontrar-em-uma-cidade-educadora/

A potencia do investimento na primeira infância Conceito de Desenvolvimento Humano: Processo cumulativo e durante o ciclo de vida Investimentos na pré infância: Alto retorno na pré infância Não conseguem ter a mesma eficiência em idades mais avançadas. Nobel : Professor James Heckman: Fonte: EDUCATION FOR ALL : Jefrey Sachs, 2014

A ação coletiva pelos Direitos da Criança e do Adolescente em Rio Bonito

Direitos e Objetivos da Ação pelos Direitos da criança e do adolescente em Rio Bonito DIREITO 1 – Sobreviver e se desenvolver DIREITO 2 – Aprender DIREITO 3 – Proteger-se e ser protegido do HIV/aids DIREITO 4 – Crescer sem violência DIREITO 5 – Ser adolescente DIREITO 6 – Ser prioridade nas políticas públicas DIREITO 7 – Brincar, praticar esportes e divertir-se Reduzir a mortalidade infantil e materna; 2. Todas as crianças e adolescentes acessando, permanecendo e concluindo a educação básica de qualidade na idade certa, com sucesso na aprendizagem; 3. Reduzir a transmissão vertical (da mãe para o bebê) e os casos de HIV/aids entre adolescentes, especialmente meninas; 4. Diminuir a violência, a exploração e os abusos contra crianças e adolescentes; e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos nos municípios, garantindo a realização equitativa dos direitos e levando em consideração as dimensões de gênero, raça/etnia e deficiências; 5. Adolescentes acessando políticas públicas multissetoriais e sendo reconhecidos pela sociedade por sua capacidade de contribuir para transformar a sua realidade; 6. Todas as comunidades do município com acesso a informação e conhecimentos sobre a situação das crianças e adolescentes e promovendo iniciativas pela redução das desigualdades; 7. Todas as crianças e adolescentes com oportunidade de acesso ao esporte seguro e inclusivo, brincando e divertindo-se em centros de educação infantil, escolas e comunidades.

Garantia de Direitos das Crianças e adolescentes: Processo e Entregas I. Diagnóstico II.Planejamento de Ações Estratégicas III.Execução, Monitoramento e sustentação -Projetos (Operação e Resultados) -Engajamento - 3 meses 3 meses 6 meses Abril a Junho Jul a set Out a Abril...

E assim foi “ Rio Bonito Cidade Educadora” – GT CDA: : Reunião Técnica com UNICEF, dia 10/03 Hotel Pedras negras 04/02 a 09/03 Casa do Educador 20/03 Carta ao UNICEF

Status Atual RBCE: Cidade Educadora e Sustentável – GT DCA

Objetivos da Ação pelo Direito de Sobreviver e se desenvolver em Rio Bonito –SAUDE: DIREITO 1 – Sobreviver e se desenvolver DIREITO 2 – Aprender DIREITO 3 – Proteger-se e ser protegido do HIV/aids DIREITO 4 – Crescer sem violência DIREITO 5 – Ser adolescente DIREITO 6 – Ser prioridade nas políticas públicas DIREITO 7 – Brincar, praticar esportes e divertir-se Reduzir a mortalidade infantil e materna; 2. Todas as crianças e adolescentes acessando, permanecendo e concluindo a educação básica de qualidade na idade certa, com sucesso na aprendizagem; 3. Reduzir a transmissão vertical (da mãe para o bebê) e os casos de HIV/aids entre adolescentes, especialmente meninas; 4. Diminuir a violência, a exploração e os abusos contra crianças e adolescentes; e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos nos municípios, garantindo a realização equitativa dos direitos e levando em consideração as dimensões de gênero, raça/etnia e deficiências; 5. Adolescentes acessando políticas públicas multissetoriais e sendo reconhecidos pela sociedade por sua capacidade de contribuir para transformar a sua realidade; 6. Todas as comunidades do município com acesso a informação e conhecimentos sobre a situação das crianças e adolescentes e promovendo iniciativas pela redução das desigualdades; 7. Todas as crianças e adolescentes com oportunidade de acesso ao esporte seguro e inclusivo, brincando e divertindo-se em centros de educação infantil, escolas e comunidades.

GT CDA: Diagnostico dos Direitos da criança e do adolescente – Processo e entregas* I. Diagnóstico II.Planejamento de Ações Estratégicas e indicadores III.Execução, Monitoramento e sustentação 3 meses 3 meses 6 meses-> * Baseado no programa SELO MUNICÍPIO  APROVADO UNICEF

GT CDA: Etapa Diagnostico dos Direitos da criança e do adolescente

O diagnostico elaborado até o momento e a ser finalizado visando os elementos para : “Reduzir a mortalidade materna e infantil e Proteger-se e ser protegido do HIV/aids”.

Diagnostico : Vida, Saúde e Alimentação Pontos fracos Pontos Fortes Observações e Gargalos Ausência de médico pediatra no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Médico pediatra no ambulatório de referencia no município, além de 03 puericulturistas. realocação de médico pediatra a lei municipal 17.33 não contempla pediatra. Não realização de partos de alto risco no hospital de referencia do município – HRDV ausência de médico obstetra e pediatra no HRDV em alguns plantões com inclusive negação de atendimento as gestantes.. Realização de todos os partos de risco habitual nos 05 dias da semana que possuem plantões de obstetra, sendo referencia regional para os municípios de Silva Jardim e Tanguá. Hospital é filantrópico, sem gerência do poder executivo. Maternidade municipal ou centro materno infantil em discussão. Poderia ter Melhoria para transporte da coleta e manutenção de equipamentos na sala de aleitamento materno do ambulatório municipal. Incentivo ao aleitamento materno -Possuímos o posto de coleta de leite humano com ações de conscientização, incluindo campanhas e coletas domiciliares Expansão do numero de doadoras é necessária. Realização de campanhas para prevenção da gravidez na adolescência. Em parceria com programa saúde do adolescente com Saúde na Escola Oferece ações e programas específicos suficientes para atender as mães adolescentes, que tem atendimento psicológico além das portadoras de HIV. Com testes de papel filtro e exame bioquímico,. Em 2014 tivemos 17 gestações na adolescênciae em 2015 foram 3 casos

Diagnostico : Vida, Saúde e Alimentação Pontos fracos Pontos Fortes Observações e Gargalos descontinuidade de médicos generalista na Atenção Básica/ ESF´s em duas das 24 unidades. Sobrecarga na rede devido a cancelamento de convênio particulares dos funcionários do Comperj A rede de atenção à saúde do município conta com os seguintes equipamentos: unidades básicas de saúde, laboratórios, hospitais, clínicas especializadas e SAMU, incluindo ambulâncias. Programa de Agentes Comunitários com número de agentes suficiente ao recomendado pelo Ministério da Saúde(MS) Reflexo negativo no pré -natal e puericultura. A rotatividade do profissional, alegada por eles é a carga horária excessiva e valores salariais. Hospitalização de crianças com pneumonia e desidratação Fornecimento na atenção básica de sais de hidratação e de orientação na puericultura. Existência de programas de melhoria do moradia. Através do Programa Saúde solidaria Sugestão de Acompanhamento efetivo e busca ativa de crianças de risco e puericultura, na Atenção Básica. Verificar orientação para desidratação nas ESF´S

Diagnostico : Vida, Saúde e Alimentação Pontos fracos Pontos Fortes Observações e Gargalos Testes da Orelhinha e Olhinho -Falta de comparecimento do paciente necessitando de remarcação, tornando-se tardia a realização do exame Marcação dos exames da orelhinha e olhinho no acolhimento da vacinação favorecendo maior cobertura nos primeiros dias de vida; Busca ativa dos faltosos em parceria com a Estratégia Saúde da Família. Falta de conscientização sobre a importância do teste Fortalecer comunicação sobre o teste com a equipe do pré natal Baixa taxa de desnutrição infantil – 114 crianças cadastradas em risco nutricional = 0,1%, essas recebem o leite; Ações de promoção a saúde e prevenção de doença relacionada a esse campo, Programa de acompanhamento e fornecimento de leite a crianças de baixo peso do município – SISVAN Realização de suplementação com micronutriente na alimentação escolar das crianças de 06 meses a cinco anos. - Iniciado em 2014 pelo PSE – Programa Saúde na Escola Programa Bolsa Família com alto índice de pesagem

Diagnostico : Vida, Saúde e Alimentação Pontos fracos Pontos Fortes Observações e Gargalos Dificuldade de profissionais –Odontólogos  Equipes da Saúde da Família e Equipe de Saúde Bucal integrada. Realiza atividades educativas para prevenção de problemas odontológicos e oferece atendimento na área para todas as crianças e adolescentes; Programa Sorriso Bonito; Centro de Especialidades Odontológicas. Atuação no município Não é atrativa para profissionais da área (vínculo empregatício, remuneração,etc) Desabastecimento de imunobiológicos através do MS comprometendo algumas ações; Dificuldade de introdução da vacinação com BCG e Hepatite B na maternidade. Descentralização do Programa de Imunização ; Oferta de todas as vacinas do calendário básico para crianças e adolescentes; Intensificação da busca ativa de faltosos e dos pacientes que não foram vacinados por falta de algum imunobiológico, em parceria com a Estratégia Saúde da Família; Realização de atividades extra-muro para intensificação da rotina; Alcance das metas de coberturas vacinais Existência profissional qualificado para aplicação da BCG

Diagnostico : Vida, Saúde e Alimentação Pontos fracos Pontos Fortes Observações e Gargalos Dificuldade de profissionais –Odontólogos  Equipes da Saúde da Família e Equipe de Saúde Bucal integrada. Realiza atividades educativas para prevenção de problemas odontológicos e oferece atendimento na área para todas as crianças e adolescentes; Programa Sorriso Bonito; Centro de Especialidades Odontológicas. Atuação no município Não é atrativa para profissionais da área (vínculo empregatício, remuneração,etc) Desabastecimento de imunobiológicos através do MS comprometendo algumas ações; Dificuldade de introdução da vacinação com BCG e Hepatite B na maternidade. Descentralização do Programa de Imunização ; Oferta de todas as vacinas do calendário básico para crianças e adolescentes; Intensificação da busca ativa de faltosos e dos pacientes que não foram vacinados por falta de algum imunobiológico, em parceria com a Estratégia Saúde da Família; Realização de atividades extra-muro para intensificação da rotina; Alcance das metas de coberturas vacinais Existência profissional qualificado para aplicação da BCG

Diagnostico : Vida, Saúde e Alimentação – Condições Ambientais Pontos fracos Pontos Fortes Observações e Gargalos Falta de água tratada 56% tem acesso a água Insuficiência da rede de abastecimento Inexistência de estação de tratamento de esgoto Possui PSAM CEDAE possui projeto no PSAM e já está iniciado Alto custo da destinação adequada para resíduos Destinação adequada de RSU e hospitalar para aterro sanitario. Em busca de PPP para implantação de ETE . Estudo em andamento.

Próximos passos para: “Reduzir a mortalidade materna e infantil e Proteger-se e ser protegido do HIV/aids”.

Ações estratégicas e indicadores do GT DCA -Onde queremos chegar: * Baseado no programa SELO MUNICÍPIO  APROVADO UNICEF:  http://itarget.com.br/clients/selounicef.com/2006/estados/arquivos/guia-2013-16.rar

Encaminhamentos do GT –Saúde : Formalização Grupo de Trabalho - e link de cadastro: http://xpyarzvqkz.formstack.com/forms/ag_21_ficha_cadastro_foruns Definição de plano de trabalho e calendário do GT Datas: Local: Entregas: Ampliar Mobilização de atores fundamentais que ainda não entraram no grupo e beneficiários de esportes e cultura. Fechamento do diagnostico com indicadores e lista de programas do bloco Exemplos: Implementar o Plano pela Primeira Infância há pelo menos 1 ano Implementar ações de assistência ao pré-natal, parto e pós-parto, para a redução da mortalidade materna e neonatal Realizar a Semana do Bebê Implementar ações para garantir o teste de HIV/sífilis para gestantes Desenvolver atividades sobre os direitos sexuais e reprodutivos nas escolas Consolidação dos consensos e colocações em ppt e relatório DCA final Wallace pode fazer um calendário sugestão para levar?

Status Atual RBCE: Cidade Educadora e Sustentável – GT Ações Emblemáticas

Status : GT – Ações Emblemáticas Projeto Comunicação Educadora Projeto Resíduos Outros projetos PARTICIPE : TODA X/05 na XXX PEGAR COM VIRNIGIA/SUELY/ANDREA