Métodos de Decisão 2006/2007 José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Licenciatura em Engenharia.

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Transcrição da apresentação:

Métodos de Decisão 2006/ José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Motivação “Ouço e esqueço, Vejo e lembro-me, Faço e aprendo.” Confúcio, 151 a.c.

Objectivos da disciplina de MD Dotar os alunos com competências para: identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão; construir modelos de problemas de decisão; usar métodos quantitativos na obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas; usar folhas de cálculo para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos; começar a usar a informação extraída dos modelos para induzir e motivar mudanças organizacionais.

Programa de MD O que é a Investigação Operacional? História da Investigação Operacional. Metodologia da Investigação Operacional. Teoria da Decisão. Modelização em Programação Linear. Programação Linear. Programação Inteira. Problemas de Transportes, de Transexpedição e de Fluxos em redes genéricas. Problemas de Afectação. Problemas de Fluxo Máximo e Caminho Mínimo. Outros problemas em redes. Problemas de Decisão Multicritério. Filas de espera. Simulação.

Mudança de paradigmas Ensino  Aprendizagem O que é importante é que os alunos aprendam Aulas teóricas com recurso a técnicas de aprendizagem activa Avaliação sumativa  avaliação formativa TRABALHOS DE CASA (TPC’s) Todas as pessoas trabalham mais e melhor: se se sentirem motivadas se receberem “feedback” do seu trabalho se se sentirem recompensadas pelo seu trabalho

Avaliação Trabalhos de casa (TPC’s) Até 7 valores (frequência: mínimo de 3 TPC’s avaliados com 1) 10 propostas de TPC’s Cada TPC avaliado com 1 ou 0 Exame final escrito Até 13 valores (mínimo de 50%) 2 horas Com consulta

Objectivos dos TPC’s Estudo continuado e distribuído ao longo do semestre; Criação de hábitos de rigor no trabalho desenvolvido (classificação 0 ou 100%); Incentivo e desenvolvimento da criatividade; Promoção da ligação das matérias leccionadas às aplicações concretas (tema do ano).

Características dos TPC’s Trabalhos individuais; Abrangem toda a matéria leccionada; Distribuem-se homogeneamente ao longo do semestre; Prazos de entrega extremamente rígidos; Classificação com 1 valor (100% correctos) ou 0 valores; Trabalhos entregues fora do prazo de entrega não são corrigidos; Tema do ano; Não têm enunciado idealizar uma situação concreta, verosímil dentro do tema do ano e onde a matéria em causa nesse TPC possa ser aplicada; criar o seu próprio enunciado (tipicamente um texto com 1 página); formular o problema; resolver o problema com os algoritmos apropriados; trabalho limitado a uma folha A4, frente e verso, obrigatoriamente manuscrita.

Código de conduta TPC’s Os TPC’s proporcionam-lhe a oportunidade de praticar as competências de modelização e de análise introduzidas nesta disciplina; "feedback" sobre o seu domínio das técnicas e algoritmos. Todos os TPC’s entregues deverão ser originais e feitos pelo próprio. Pode usar ideias sugeridas pelos seus colegas, mas não pode copiar o trabalho deles. Os TPC’s devem ser entregues na caixa do correio do docente da sua turma prática até à data e hora limites definidas para cada trabalho. TPC’s entregues fora de prazo não serão corrigidos.

Temas 2006/2007 Os Parques Naturais de Portugal

Tema do ano: Parques Naturais de Portugal Parque Nacional Peneda Gerês Parque Natural do Vale do Guadiana

Na página da disciplina podem encontrar agora: Todos os textos de apoio para as aulas; Todos os exercícios com as respectivas resoluções; Todos os exames com enunciados e resoluções; Um filme sobre o que é a Investigação Operacional (IO); Apontadores para páginas de associações ligadas à IO para páginas de disciplinas relacionadas com a IO para páginas relacionadas com a IO

Na página da disciplina podem encontrar ao longo do semestre: Os enunciados dos TPC’s As datas de entrega dos TPC’s As nossas avaliações dos TPC’s Novos apontadores relacionados com IO ou com o tema do ano

Alguns comentários finais Ninguém pode aprender por ninguém, só o próprio o pode fazer. Queremos ser facilitadores da vossa aprendizagem… …juntamente com os vossos colegas, as aulas (teóricas e práticas), os livros, os TPCs, a net, etc. “Ouço e esqueço, Vejo e lembro-me, Faço e aprendo.” Confúcio, 151 a.c.