DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE
16
DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE + 4 = 20
DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE + 1 = 21
DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE + 2 = 23
DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE + 2 = 25
DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE 26
DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE 27
DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE 28
DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE 29
DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE 30
OBJETIVOS SOLUCIONAR PROBLEMAS FOCOS TEMAS SEGMENTOS ÁREAS INTERESSES INVENTÁRIO ESTUDOS, PLANOS, PROJETOS DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE
RESULTADOS JÁ EXECUTADOS EM EXECUÇÃO NORMAL EM EXECUÇÃO, HÁ TEMPOS ENGAVETADOS, ESQUECIDOS, ABANDONADOS DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE
CAUSAS GENÉRICAS PARA O BAIXO APROVEITAMENTO VISÃO PONTUAL VISÃO CONJUNTURAL ÓTICA EXCLUSIVA DO PLANEJADOR ATENDIMENTO EXCLUSIVO A INTERESSES ESPECÍFICOS DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE
INDICADORES PARA A SOLUÇÃO AMPLIAÇÃO DO FOCO OU DO ALVO FÍSICO até onde os problemas se manifestam com relevância AMPLIAÇÃO DA VISÃO TEMPORAL até quando os conflitos ainda não se manifestam DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE
INDICADORES PARA A SOLUÇÃO INTERDEPENDÊNCIA DOS PROBLEMAS E DAS RESPECTIVAS SOLUÇÕES ÓTICA DO BENEFICIÁRIO Para captar sua capacidade de perceber o conjunto dos problemas, comprometer-se com as suas soluções e pagar o preço necessário DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE
INDICADORES PARA A SOLUÇÃO PRIORIZAÇÃO TRANSFORMADORES INTEGRADORES SINÉRGICOS NÃO-SUBJETIVOS ARTICULAÇÃO DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE
Malha Rodoviária Malha Ferroviária Transposição Férrea da Cidade Trem Metropolitano Linhas 1, 2, 3, - Cidades Vizinhas DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE
Anel Rodoviário – Via Metropolitana Contorno Rodoviário Norte - Rodoanel Contorno Sul de Belo Horizonte Via das Indústrias DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE
Contorno das Cidades Vizinhas Terminal Rodoviário Aeroporto Tancredo Neves – Aeroporto Indústria Aeroporto Cidade (Plataforma de Comércio Exterior) Aeroporto Pampulha DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE
Centros de Distribuição de Mercadorias Linha Verde Acessibilidade do Vetor Sul Pontos de Estrangulamento das Malhas Urbanas DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE
Pólo da Moda, de Jóias, do Design Pólo de Micro-eletrônica, de Biotecnologia BHTEC Núcleo de Medicina de Qualidade Núcleo do Conhecimento e da Cultura DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE
PIB-MG-Por Regiões-1999 MINAS GERAIS REGIÃO CENTRAL RMBH GBH BBC BH MINAS GERAIS REGIÃO CENTRAL RMBH GBH BBC BH 100,00% 46,60% 35,10% 33,90% 30,40% 22,82% 100,00% 46,60% 35,10% 33,90% 30,40% 22,82% PIB-GBH-Municípios-1999 Belo Horizonte Betim Contagem Nova Lima Santa Luzia Vespasiano Belo Horizonte Betim Contagem Nova Lima Santa Luzia Vespasiano Rib. das Neves Pedro Leopoldo Ibirité Sabará Lagoa Santa S. José da Lapa Confins Rib. das Neves Pedro Leopoldo Ibirité Sabará Lagoa Santa S. José da Lapa Confins Fonte: Fundação João Pinheiro 67,30% 11,70% 10,80% 1,70% 1,50% 67,30% 11,70% 10,80% 1,70% 1,50% 1,30% 0,90% 0,70% 0,60% 0,30% 0,00% 1,30% 0,90% 0,70% 0,60% 0,30% 0,00%
A GBH NA REDE DE CIDADES A GBH polariza a parte central do Estado e sua região mais pobre (norte e nordeste) DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE Fonte: Redes Urbanas Regionais – IPEA
DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE
Marcos SantAnna BH. 19/09/08