Plano de Aula LUIZ AGNER COMUNICAÇÃO IMPRESSA E DIGITAL Curso: Publicidade e Propaganda FACHA – Faculdades Hélio Alonso
Luiz Agner Formado pela ESDI-UERJ (1982) Mestre em Design – PUC-Rio (2002) Doutor em Design – PUC-Rio (2008) Professor de graduação e pós-graduação em Design Tecnologista e programador visual do IBGE: Design gráfico (comunicação e marketing) Web design (Escola Virtual IBGE) Design de interação: teste de software
Luiz Agner LIVRO: ‘Ergodesign e Arquitetura de Informação – Trabalhando com o Usuário’ Quartet, 2006,2009
Objetivos Desenvolver o olhar crítico e analítico sobre a linguagem das mídias digitais Apresentar os conceitos de interatividade, navegação, usabilidade, hipermídia, arquitetura de informação, interface, webwriting, mapa cognitivo. Introduzir o aluno aos sistemas de gerenciamento de conteúdo Desenvolver a visão analítica na concepção de projetos para as novas mídias.
Método Aulas teóricas expositivas Prática no laboratório Trabalhos em grupo: blogs/sites Grupo da disciplina no Facebook
Conteúdo Apresentação A Internet como nova mídia e a Web 2.0 O conceito de interatividade O novo perfil de leitor: o leitor imersivo O conceito de navegação Arquitetura de Informação Marketing de conteúdo Sistema de gerenciamento de conteúdo - WP Redação para a web (webwriting) Produção textual online (prática)
Avaliação V.A: prova V.F: trabalho em grupo Presenças segundo a norma da Facha
Bibliografia AGNER, Luiz. Ergodesign e Arquitetura de Informação. Ed. Quartet NIELSEN, J; LORANGER, H. Usabilidade na web: projetando websites com qualidade. PADOVANI, S. e MOURA, D. Navegação em Hipermídia Padrões Brasil E-Gov. Cartilha de Redação para Web SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço
Acessos Blog de Luiz Agner www.agner.com.br/facha_CID Pasta na Xerox Grupo no Facebook “FACHA Comunicação Impressa e Digital”