UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Porto Santo 11/12/2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contratação Pública Internacional
Advertisements

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Santana 13/04/2009.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional CTOC Madeira Tecnopólo 17/06/2009.
Índice ENQUADRAMENTO SI FUNCIONAMENTO. Índice ENQUADRAMENTO SI FUNCIONAMENTO.
FORMAS ALTERNATIVAS DE FINANCIAMENTO
DE FINANCIAMENTO EMPRESARIAL
QREN Quadro de Referência Estratégia Nacional PO FACTORES DE COMPETITIVIDADE PO POTENCIAL HUMANO PO VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO* Os PO regionais do.
Eventos Portugal a Crescer Junho Enquadramento Geral (I) 2 A crise económica e financeira do País tem causado significativos danos no tecido empresarial,
URBCOM PROJECTOS DE URBANISMO COMERCIAL.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
NEW ORDER MADEIRA Os Instrumentos de Apoio no Setor do Turismo.
TURISMO – Novas Soluções de Financiamento às Empresas
SISTEMA DE INCENTIVOS AO FUNCIONAMENTO 24 DE JUNHO DE 2010.
Índice INTRODUÇÃO NOVA LINHA DE CRÉDITO BONIFICADA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA MADEIRA II 2.
SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
FORUM EMPREGABILIDADE
NOVO PERÍODO PROGRAMAÇÃO
FORMAS ALTERNATIVAS DE FINANCIAMENTO Madeira Tecnopólo 30/09/2009.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
COMPETE Apoios ao Empreendedorismo Franquelim Alves Gestor do COMPETE 14 de Maio de 2012.
ordenamento do território e urbanismo
O Novo PRIME Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Janeiro de 2006.
QREN S I Inovação (Sistema de Incentivos Inovação) S I Qualificação PME (Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME) Objectivos.

Comitê Temático Investimento e Financiamento
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Linha de Crédito INVESTE QREN FIN-EN Meeting Sharing Methodologies on Financial Engineering for Entreprises Lisboa, 26 Setembro de 2013 António Gaspar.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia SISTEMA DE INCENTIVOS À INTERNACIONALIZAÇÃO.
26 Outubro 2012.
por Diogo Gomes de Araújo
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO APOIOS AO TECIDO EMPRESARIAL
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DO MADEIRA DE FEVEREIRO DE 2015.
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
Financiamento às Empresas SINERCLIMA Batalha, 25 de Fevereiro de 2010.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Apresentação A INVESTE RIO é uma sociedade anônima de economia mista vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria.
1 - Apoio às PME´s Instrumentos Financeiros - Garantia Mútua 24 de abril 2015.
APOIOS FINANCEIROS À ADAPTAÇÃO AO EURO E AO ANO 2000.
VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA O Impacto das Ajudas de Estado no Desenvolvimento das Regiões Ultraperiféricas da União.
INSERÇÃO REGIONAL, COOPERAÇÃO E INSTRUMENTOS FINANCEIROS Las Palmas de Gran Canaria 2 de Outubro de 2009.
INTERNACIONALIZAR 2020 Sistema de Incentivos à Internacionalização das empresas da Região Autónoma da Madeira INTERNACIONALIZAR 2020 Sistema.
Soluções Energéticas Bandes, uma instituição que há 48 anos participa da promoção do desenvolvimento do Estado do Espírito Santo e que se moderniza a.
I ENCONTRO MUNICIPAL DA JUVENTUDE.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento INSTRUMENTOS DE APOIO AO TECIDO EMPRESARIAL
2 Apresentação dos Sistemas  MODCOM - Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio Fase de Candidatura de 15 de Maio a 18 de Julho de.
SIPIE NOVO PRIME SIPIE Sistema de Incentivos às Pequenas Iniciativas Empresariais Unidade de Incentivo às Empresas.
YOUR LOGO SISTEMA PORTUGUÊS DE GARANTIA MÚTUA Empréstimos a Estudantes do Ensino Superior António Gaspar Maputo, 30/11/2008.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento PROCiência 2020 Sistema de Incentivos à Produção de.
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Tecnologia e Gestão de Portalegre Unidade Curricular: Mercados e Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda.
DAE/CDE –Centro Francisco Pegado Biblioteca Municipal 23/04/2009.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010 Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010.
Seminário de Lançamento da 1ª Convocatória para Apresentacão de Projetos INTERREG MAC Angra do Heroísmo, 29 de janeiro de 2016 CONVOCATÓRIA.
1 empresas locais orientação global. 2 Sumário 1)Democratizar Formas Alternativas de Financiamento 2)Uma resposta sim! 3)Como dizer sim? 4)Exemplos.
REUNIÃO BILATERAL PROCONVERGENCIA Programa Operacional dos Açores para a Convergência 12 de dezembro de 2013 REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Direção Regional.
José Santos Soeiro Presidente Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional O IFDR no POVT Um contributo para a segurança do sistema.
Câmara de Comércio Indústria e Turismo Portugal Cabo Verde
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento INOVAR 2020 Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial.
Projeto Conjunto Modernização do Centro Urbano de Vila Meã 16 de Outubro de 2015 Promotor: Projeto com o Apoio:
Transcrição da apresentação:

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Porto Santo 11/12/2009

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional A.ACÇÃO INTEGRADA DO IDE-RAM NO PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO Índice B.APOIOS AO INVESTIMENTO PRODUTIVO C.APOIOS AO FINANCIAMENTO

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional A.Acção Integrada do IDE-RAM no período IDE-RAM através do DLR 22/2007/M de 7 de Dezembro, definiu as Linhas Orientadoras Gestão Integrada SI FuncionamentoLinhas de Crédito InvestimentoFuncionamento Financiamento S. Incentivos

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional B.Apoios ao Investimento Produtivo Sistemas Incentivos – Novas condições de Aplicação:  EMPREENDINOV II  QUALIFICAR + II  SIRE II  SI-TURISMO II  + CONHECIMENTO

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional EMPREENDINOV IISIRE IIQUALIFICAR + IISI TURISMO II Contribuir para a mudança e crescimento da economia regional, através do estímulo ao surgimento de novos empreendedores e à criação de novas empresas, capazes de contribuir para a diversificação e a competitividade do tecido empresarial. Modernização das estruturas físicas, reordenamento territorial e integração no espaço urbano. 3 tipologias de projecto de investimento:  Projectos Especiais;  Projectos de Revitalização dos Parques Empresariais;  Projectos Integrados. Privilegiar intervenções integradas e inovadoras, numa perspectiva de mercado global, visando a criação de valor acrescentado no tecido empresarial regional, em especial através do estímulo de factores dinâmicos de competitividade. Apoiar empresas do sector do turismo que desenvolvam projectos de investimento integrados e inovadores, associados aos produtos turismo natureza, sol e mar, saúde e bem-estar, touring cultural e paisagístico, turismo náutico, turismo de negócios e golfe, que incidam, preferencialmente, em factores dinâmicos da competitividade.  Objectivos

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  Beneficiários Excepção: Sociedades Civis Entende-se por recém constituídos, as entidades cujo inicio de actividade se tenha verificado nos 12 meses anteriores à data da candidatura (EMPREENDINOV). Serão consideradas micro, pequenas e médias empresas aquelas que cumpram com os respectivos limiares definidos na Recomendação n.º 2003/361/CE, da Comissão, de 6 de Maio. As empresas deverão obter a certificação electrónica, através do sítio EMPREENDINOV IISIRE IIQUALIFICAR + IISI TURISMO II Micro e pequenas empresas, recém constituídos, nomeadamente: Pessoas singulares, individualmente ou em grupo; Empresários em nome individual e pessoas colectivas, desde que recém constituídos. Micro e Pequenas Empresas. Micro, Pequenas, Médias e Grandes empresas. Para os Projectos de Certificação S. Alimentar Micro, Pequenas e Médias empresas.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  Âmbito Sectorial EMPREENDINOV IISIRE IIQUALIFICAR + IISI TURISMO II  Indústria;  Energia;  Ambiente;  Construção;  Comércio;  Transportes e armazenagem;  Turismo; Informação e Comunicação;  Serviços.  Indústria;  Energia;  Ambiente;  Construção;  Comércio;  Transportes e armazenagem;  Turismo; Informação e Comunicação; Serviços.  Indústria;  Energia;  Ambiente;  Construção;  Comércio;  Transportes e Armazenagem;  Informação e Comunicação;  Serviços.  Alojamento;  Restauração e bebidas;  Actividades de rent-a-car, agências de viagens, e outros serviços de reservas e actividades relacionadas;  Actividades declaradas de interesse para o turismo - animação turística. Para os Projectos de Certificação S. Alimentar:  Restauração e bebidas Classificação Portuguesa das Actividades Económicas - CAE, revista pelo Decreto-Lei n.º 381/2007, de 14 de Novembro

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  Encontrar-se legalmente constituído;  Cumprir as condições legais ao exercício da respectiva actividade;  Situação regularizada perante o Estado, Segurança Social e as Entidades pagadoras incentivo;  Dispor de contabilidade organizada de acordo com o Normativo Contabilístico vigente;  Possuir ou assegurar os recursos humanos e físicos necessários ao desenvolvimento do projecto.  Condi ç ões Gerais de elegibilidade do Promotor

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  Condi ç ões Gerais de elegibilidade do Projecto  Localizar-se na RAM;  Situação regularizada em matéria de licenciamento;  Ser apresentado antes do inicio da sua execução;  Apresentar viabilidade económico-financeira.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Situação económico-financeira equilibrada  EMPREENDINOV II  Capital Próprio positivo.  SIRE II  Especiais - AF ≥ 15%  Parques Empresariais - AF ≥ 10%  Integrados - AF ≥ 10%  QUALIFICAR + II  Situação económico-financeira equilibrada: AF ≥ 20%  SI TURISMO II  Situação económico-financeira equilibrada: AF ≥ 20%  Projectos Certificação Segurança Alimentar: AF ≥ 10%  Condições Específicas de Acesso do Promotor

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  Condições Específicas de Acesso do Projecto EMPREENDINOV II SIRE IIQUALIFICAR + II SI TURISMO II Financiamento Capitais Próprios 10 %  Especiais ≥ 20%  P.Empresariais ≥ 15%  Integrados ≥ 10% 20% Para os Projectos Certificação S. Alimentar: 15% Execução do Projecto 1 ano18 meses2 anos Para os Projectos Certificação S. Alimentar: 18 meses Afectação do Projecto 3 anos5 anos Para os Projectos Certificação S. Alimentar: 3 anos

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  Condições Específicas de Acesso do Projecto EMPREENDINOV II SIRE IIQUALIFICAR + II SI TURISMO II Despesa elegível € e os € Especiais: € e os € Parques Empresa.: € e os € Integrados € e os € mínima de €  € - Projectos constituídos apenas por investimentos em factores dinâmicos da competitividad e;  € - Actividades de Alojamento e Restauração e Bebidas;  € - Rent-a-cars, agências de viagens, outros serviços de reservas e actividades declaradas de interesse para o turismo;  € - Projectos constituídos apenas por investimentos em factores dinâmicos da competitividade;  Para os Projectos de Certificação S. Alimentar:  Máximo €

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Exemplos de Iea: Construção (limite); Adaptação e remodelação de edifícios; Aquisição de máquinas e equipamentos; Acções de divulgação, promoção e marketing; Elaboração da candidatura, diagnóstico estratégico, estudos e planos de negócios (limite); Projectos de arquitectura e de engenharia (limite); Despesas com o TOC/ROC (limite).  Investimentos Essenciais à Actividade  Despesas Elegíveis  Investimentos em Factores Dinâmicos da Competitividade

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Exemplos de Ifdc: Investimentos em tecnologias de informação e comunicação; Investimentos em eficiência energética; Certificação dos sistemas de gestão da qualidade, ambiental, segurança e saúde no trabalho, segurança alimentar bem como certificação de sistemas integrados; Investimentos em expansão empresarial para novos mercados visando a internacionalização.  Despesas Elegíveis

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Aquisição de terrenos e de edifícios; Trespasses e direitos de utilização de espaços; Juros durante a construção; Custos internos de funcionamento da empresa; Fundo de maneio; Aquisição de bens em estado de uso; Aquisição de veículos automóveis e outro material de transporte; Aeronaves e outro material aeronáutico; Trabalhos para a própria empresa; Custos com Garantias Bancárias; Investimentos no estrangeiro que visem a aquisição ou constituição de sociedades no estrangeiro ligadas à criação ou funcionamento de redes de distribuição ou funcionamento de redes de distribuição no exterior.  Despesas Não Elegíveis

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  Incentivo Não Reembolsável – Investimento Elegível em Factores Dinâmicos da Competitividade  Incentivo Reembolsável – Investimentos Essenciais à Actividade Co-Intervenção: Capital de Risco Garantia Mútua  Natureza do Incentivo

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  Taxa de Incentivo – Natureza Incentivo  EMPREENDINOV II - Incentivo Não Reembolsável  60%  SIRE II - Incentivo Não Reembolsável + Incentivo Reembolsável  Especiais – 40% + Majorações – cumuláveis (Regional 2,5% / Jovem Empresário 2,5% / Postos de trabalho: Manutenção 2,5% - Criação 5%)  Parques Empresariais – 55%  Integrados – 50%  QUALIFICAR + II - Incentivo Não Reembolsável + Incentivo Reembolsável  40% + Majorações – cumuláveis (Regional 5% / Mais Valia Ambiental- Energias Renováveis 5%)

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  SI TURISMO II - Incentivo Não Reembolsável + Incentivo Reembolsável  40 % + Majorações - cumuláveis (Regional 5% / Património Classificado e/ou Distintivo turístico de qualidade ambiental 5%)  Para Projectos de Certificação de Segurança Alimentar - Incentivo Não Reembolsável  50%  Taxa de Incentivo – Natureza Incentivo

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  Critérios de Selecção - alterações  Foram reduzidas as percentagens exigidas em todos os critérios  Foi introduzido um novo conceito no Critério C – Volume de emprego  Reduzir Pt Fraco  Manter Pt Médio  Criar ≤ 2 Pt Forte  Criar ≥ 3 Pt Muito Forte Referência – mês anterior à data da Candidatura Condição – mantidos durante 5 anos

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional C.Apoios ao Financiamento

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional 10 milhões de euros  Abertura em 9/03/2009;  Vigência de 6 meses;  Encontra-se prorrogada até 09/01/2010. Linha de Crédito Bonificado para Micro e Pequenas Empresas da Madeira

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional LINHA DE CRÉDITO MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA MADEIRA Beneficiários Micro e Pequenas Empresas Condições de Elegibilidade Operações Elegíveis Investimentos novos em activos fixos corpóreos e incorpóreos; Necessidades de capitais permanentes. Benefícios Bonificação total do spread e comissão de garantia; Bonificação 0,25 pontos da Euribor a 3 meses.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Distribuição sectorial Operações enquadradas N.ºValor% Comércio ,3% Construção ,5% Extractiva ,3% Indústria ,6% Serviços ,3% Transporte e Logística ,0% Turismo ,9% Total ,0%  Ponto da situação Linha de Crédito Micro e Pequenas Empresas – Por Sector de Actividade

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional ResumoN.ºValor 1. Operações Entradas Operações em processamento Operações enquadradas Operações não enquadradas Valor enquadrado real  Ponto da situação da Linha de Crédito Micro e Pequenas Empresas

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Linha de Crédito PME MadeiraLinha de Crédito Micro e Pequena 50 milhões € GLOBAL 47,9 milhões € 448 empresas 10 milhões € 40 milhões € Montantes disponibilizados 7,9 milhões € 40 milhões € Montantes utilizados

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  Reforço Fundo de Contragarantia Mútuo Protocolo com SPGM – Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua Gaveta de Negociação Garantias bancárias necessárias aos pedidos de pagamento no âmbito dos Sistemas de Incentivos Garantias emitidas ao abrigo da presente Linha de Crédito Garantias bancárias necessárias a assegurar investimentos de Micro e PME’s sedeadas na RAM nas áreas do empreendedorismo, inovação empresarial, qualidade, internacionalização, entre outras.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  Montante Global da Linha €  Beneficiários PME’s de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, com excepção das sociedades civis; Com certificação electrónica através do site  Operações Elegíveis Operações de financiamento destinadas a financiar, exclusivamente, investimentos corpóreos e incorpóreos constantes dos projectos aprovados no âmbito dos Sistemas de Incentivos do PO INTERVIR+.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  Operações de Crédito Empréstimos de médio e longo prazo;  Montante de financiamento por empresa Valor constante da rubrica de empréstimos bancários do mapa de financiamento aprovado no SI;  Prazo das operações 6 anos para empréstimos até euros e 10 anos para os restantes casos; 12 meses de carência.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional EMPREENDINOV SIRE QUALIFICAR + SI TURISMO + CONHECIMENTO Emissão de Garantias para efeitos de pedidos de pagamento Financiamento Bancário – Linha de crédito Promover a gestão integrada dos instrumentos de apoio ao investimento e ao financiamento Viabilizar os pedidos de pagamento Assegurar a cobertura financeira do projecto de investimento  Objectivo / Co Financiamento

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  Incentivo Público Bonificação Spread Comissão de Garantia Mútua Bonificação da Euribor a 3 meses Projectos Aprovados Empreendinov Start-ups de qualquer SI 100% 0,25 pontos percentuais Projectos Aprovados SIRE Qualificar+ SI Turismo + Conhecimento 50%100% ___

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  TRAMITAÇÃO DO PROCESSO DE CANDIDATURA Empresas Banco SGM Análise IFDR Enquad. ao Banco indicado pela empresa IDE-RAM Formaliza candidatura à Linha de Crédito Comunica a aprovação Projecto no âmbito do SI Regra minimis Enquad. Aprovação Contratação - 30 dias úteis

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  Entidades Responsáveis IDE-RAM – Entidade Gestora; Banca e SGM – Entidades que manifestaram interesse em subscrever o Protocolo.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  Apresentação das Candidaturas As candidaturas são formalizadas, através dos respectivos formulários, em suporte electrónico, disponíveis no site do IDE-RAM e/ou através do Portal do Governo Electrónico da Madeira

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional OBRIGADO PELA VOSSA PRESENÇA José Jorge dos Santos F. Faria Presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial da Região Autónoma da Madeira Avenida Arriaga, Edificio Golden Gate, nº 21, 3º andar Funchal Telefone: Fax: Web: