Leis de Kepler Geometre's Sketchpad

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Transcrição da apresentação:

Leis de Kepler Geometre's Sketchpad Carlos Selling your ideas is challenging. First, you must get your listeners to agree with you in principle. Then, you must move them to action. Use the Dale Carnegie Training® Evidence – Action – Benefit formula, and you will deliver a motivational, action-oriented presentation.

Tema: O objetivo deste trabalho é investigar a aprendizagem de conceitos geométricos especialmente a construção de elipses. Open your presentation with an attention-getting incident. Choose an incident your audience relates to. The incidence is the evidence that supports the action and proves the benefit. Beginning with a motivational incident prepares your audience for the action step that follows.

Justificativa: Somos muito auxiliados no ensino de conceitos de matemática quando podemos fazer um vinculo com o concreto. Next, state the action step. Make your action step specific, clear and brief. Be sure you can visualize your audience taking the action. If you can’t, they can’t either. Be confident when you state the action step, and you will be more likely to motivate the audience to action.

Problemas e objetivos da pesquisa: As leis de Kepler nos dizem que um planeta percorre elipses em torno do sol. Como podemos construir uma elipse para representar o movimento de um planeta em torno do Sol ? To complete the Dale Carnegie Training® Evidence – Action – Benefit formula, follow the action step with the benefits to the audience. Consider their interests, needs, and preferences. Support the benefits with evidence; i.e., statistics, demonstrations, testimonials, incidents, analogies, and exhibits and you will build credibility.

Atividade no real: Podemos modelar a orbita de um planeta através da construção de uma elipse. O que propomos é que a elipse seja uma construção coletiva feita por alunos em sala de aula utilizando barbantes e giz e que com a mediação do professor possam chegar a conclusão de que a elipse pode ser construída através da composição de movimentos de dois círculos de raios diferentes. To close, restate the action step followed by the benefits. Speak with conviction and confidence, and you will sell your ideas.

Os alunos devem traçar, com o auxilio de um barbante e giz, dois círculos no piso da sala de aula. Dois alunos devem ser escalados para caminhar sobre os círculos e outros dois para acompanhar o movimentos destes últimos caminhando sobre retas ( veja o desenho ). Entre os alunos que se movimentarem sincronia será estendido um barbante. A cada comando do professor os alunos darão um passo e então colocarão o barbante esticado junto ao solo. Um quinto aluno ficará encarregado de marcar no chão com um giz o ponto onde os barbantes se cruzarem. Ao final teremos o traçado de uma elipse.

Atividade no Geometre's Sketchpad: No geometre's sketchpad desejamos demostrar de forma mais clara o que foi inferido em termos práticos no concreto. E desejamos fazer ver aos alunos que existe uma variação real da área de um setor elíptico enquanto um planeta passeia por sua órbita.

Construir um ponto: segunda opção da caixa de ferramentas Construir um ponto: segunda opção da caixa de ferramentas. Denominar um ponto: sexta opção da caixa de ferramentas. Construir um segmento AB: (marcar os pontos A e B usando a primeira opção da caixa de ferramentas e em Construct construir segmento, a quarta opção da caixa de ferramentas deve estar marcada como sendo um segmento) Criar um ponto sobre uma reta: (selecionar o segmento e em Construct selecionar point on object) Traçar a reta paralela: ( selecione o segmento e o ponto e em Construct acione a opção Parallel Line ) Construir um círculo a partir de um centro e um raio: ( selecionar o centro e segmento que fornecera o raio do círculo e em Construct acione a opção Circle by center and radius) Mostrar os pontos num sistema de eixos coordenados: (Acionar a opção Show Gride no menu Graph) Animar: ( Clicar a opção animate no menu Display, colocar em slowly)

Mostrar os eixos Traçar dois segmentos ( que servirão de raio para os círculos) Traçar dois pontos e por eles construir círculos com os raios dados Construir um ponto sobre um dos círculos Definir um botão de animação com este ponto se movimentando sobre o círculo Construir uma reta (r) paralela ao eixo x por este ponto Construir um segmento entre este ponto e o centro do circulo Construir uma reta paralela aquele segmento pelo centro do outro círculo Construir a interseção desta reta com o círculo Construir uma reta (s) paralela ao eixo y por um dos pontos da interseção Construir a interseção entre as retas r e s Definir este ponto de interseção como um trace point Executar o botão de animação definido anteriormente.