O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.

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Transcrição da apresentação:

O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de Coordenadores de Agrupamentos/Escolas 14 de Novembro de 2009 Escola Superior de Educação de Viseu Luís Menezes e Cátia Rodrigues

2 Sumário 1.Na preparação da aula 2.Na sala de aula 3.No trabalho na escola 4.Discussão

3 Níveis de gestão curricular 1.Global - anual 1.Programação global do ano 2.Articulação com outras disciplinas e áreas curriculares. 2.Programação das unidades didácticas e respectiva avaliação 1.Programação da unidade 2.Reflexão e trocas de experiências 3.Aula 1. Programação da aula 2.Reflexão e trocas de experiências

4 Na programação de unidades Actividade conjunta dos professores para planeamento de unidades  Tendo em atenção os objectivos de aprendizagem específicos (incluindo capacidades transversais), sem perder de vista as finalidades e objectivos gerais.  Tendo em atenção as aprendizagens anteriores dos alunos.  Delineando uma estratégia global para a unidade, prevendo certa trajectória de aprendizagem, a promover através de um certo tipo de ensino.  Concretizada através de um conjunto de tarefas (a realizar com apoio num conjunto de materiais).  A desenvolver em aulas de um certo tipo (baseadas em tarefas ou em exposição/aplicação).  Com uma avaliação de certo tipo (contrato, instrumentos, feedback).  Concretização de cada professor à realidade da sua turma.

5 Na aula  Momentos da aula  Apresentação da tarefa  Trabalho exploratório em grupos, pares ou individual  Discussão  Síntese  Gestão da comunicação/discurso (em grande medida através do questionamento)  Unidireccional  Contributivo  Reflexivo-instrutivo  Gestão do tempo, das relações interpessoais, etc. Apresen- tação Trabalho dos alunosDiscussãoSíntese e institucionaliza ção dos conceitos

6 No trabalho da escola Actividades conjuntas dos professores para reflectir sobre experiências e problemas comuns relativos à gestão curricular  Aprendizagens (aspectos conseguidos, obstáculos que se evidenciaram, …)  Materiais (eficácia, facilidade de utilização…)  Avaliação dos alunos  Gestão do tempo (relação entre os blocos previstos e os realizados)  Implicações:  Aspectos a ter em atenção em anos futuros nesta unidade  Aspectos a ter em atenção neste ano noutras unidades e na articulação com outras disciplinas.

7 Discussão  Como se monitoriza o desenvolvimento da gestão curricular?  Que dificuldades podem surgir no trabalho de gestão curricular:  Na preparação das aulas?  Durante a realização das aulas?  No trabalho geral a nível da escola?  Que estratégias/iniciativas podem ser particularmente promissoras para o trabalho nas escolas no campo da gestão curricular?