Os povos indígenas que vivem, atualmente, na região do Tocantins são:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

“Evasão e Permanência no Ensino Superior”
PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Maio / 2006.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
Apresentação do Campus Porto Alegre
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
Formação Continuada para Professores – 2010
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Secretaria de Educação Básica
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS
Diretrizes para os Institutos Federais
Etapas da construção do PDI IFTO
INGRESSO, PERMANÊNCIA, EVASÃO: a experiência de IES Públicas e Privadas (síntese das apresentações) ForGRAD – REGIÃO SUL 2008.
A EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA Apresentação: Profas. Selma Dias Leite e
PLENÁRIA FINAL.
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Cursos de Graduação a Distância da UFSC
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
Relações Intergeracionais: Uma proposta que deu certo na Universidade Federal do Tocantins: Palestrantes: Profa. Dra. Neila Barbosa Osório- Chefe de Cerimonial-UFT.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Descobrindo o profissional de Pedagogia
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Seminário PROEJA UTFPR – Campus Curitiba 15,16 e 17 de outubro – 2008 Relato de Experiências: Avaliação sobre o Curso de Especialização no Paraná.
Universidade Federal de Pernambuco
Cotas para universidades federais: solução ou problema?
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Programa de Apoio ao Acesso e Permanência
UFV.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Política Educacional Brasileira
Comissão de EJA de Alagoas
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS LICENCIATURA INTERCULTURAL.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
Clélia Brandão Alvarenga Craveiro
Uma Escola do Tamanho do Brasil
COLÉGIO ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
UFABC – Universidade Federal do ABC.
Sistema Nacional de Formação
ÁREA SOCIAL Grupo 3.
Apropriação dos Resultados
METAS Implantação da Educação Integral; Desenvolvimento e valorização do profissional da Educação Integral; Erradicação do Analfabetismo; Melhoria.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS PROAA F RESOLUÇÃO N º 020/2013 CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM 22 DE NOVEMBRO DE 2013 Universidade Federal do Rio Grande Pró-Reitoria.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
 Que se construam rodas de diálogo dentro das residências para que diversos temas atrelados à religiosidade sejam explanados visando a garantia do respeito.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO CGPC – Coordenação Geral de Promoção da Cidadania SIRLENE BENDAZZOLI Coordenadora de Processos Educativos Abril 2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante.
Levantamento Socioeconômico, Cultural e Étnico Racial dos Acadêmicos.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Os povos indígenas que vivem, atualmente, na região do Tocantins são:
Transcrição da apresentação:

Os povos indígenas que vivem, atualmente, na região do Tocantins são: os Apinajé, os Krahô, os Karajá (divididos em Javaé, Xambioá e os Karajá propriamente ditos), os Xerente e os Krahô-Kanela.

Desses povos indígenas do Tocantins, os Krahô Kanela e Karajá-Xambioá não falam a língua materna ou perderam quase por completo a língua tradicional em detrimento do Português.

EDUCAÇÃO INDÍGENA NO TOCANTINS 76 escolas indígenas distribuídas da seguinte forma: Pré-escolar 528 alunos Ensino Fundamental 3.192 alunos, sendo: 1ª a 4ª serie ≫ 2.436 alunos 5ª a 8ª serie ≫ 756 alunos Ensino Médio 102 alunos EJA 201 alunos TOTAL 4.023 alunos (SEDUC/TO, 2005)

ACESSO DO ALUNO INDÍGENA AO ENSINO SUPERIOR NO TOCANTINS Em 2003, um grupo representativo dos povos indígenas apresentou a Carta dos Povos Indígenas para a UFT reivindicando formalmente uma política de acesso e permanência na universidade.

POLÍTICA DE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS INDÍGENAS NA UFT A PARTIR DE 2005 Sistema de cotas no vestibular 5% (cinco por cento) das vagas disponibilizadas em cada curso são destinadas aos povos indígenas Requisito para inscrição no processo seletivo: declaração emitida pela FUNAI atestando a etnia do candidato

ALUNOS INDÍGENAS NA UFT INGRESSANTES/ DESISTENTES Total Ingressantes 2005 a 2007: 60 Total desistentes: 8 Atualmente matriculados: 52

ALUNOS INDÍGENAS INGRESSANTES NA UFT EM 2005 16 TOTAL 1 Kaingang 3 Xambioá Javaé Karajá Apinajé 5 Xerente Alunos Povos

ALUNOS INDÍGENAS INGRESSANTES NA UFT EM 2006 16 TOTAL 1 Pankararu Macuxi Xambioá 4 Javaé 3 Karajá Apinajé 5 Xerente Alunos Povos

ALUNOS INDÍGENAS INGRESSANTES NA UFT EM 2007 1 Gavião Parkatejê (PA) Pankararu (PE) 2 Krahô-Kanela (TO) 28 TOTAL Tuxá (BA) Bakairi (MT) Pataxó (BA) Guajajara (MA) 4 Xambioá (TO) Javaé (TO ) Karajá (TO) Apinajé (TO) 12 Xerente (TO) Alunos Povos

2005 / Xerente 2005 / Javaé 2006 / Karajá 2006 /Javaé 2006/Pankararu INDÍGENAS UFT 2005/2006 DESISTENTES 2005 / Xerente 2005 / Javaé 1 2 2006 / Karajá 2006 /Javaé 2006/Pankararu 2006 / Macuxi

DISTRIBUIÇÃO DOS INDÍGENAS NOS CAMPI DA UFT CAMPUS CURSOS % Araguaína História (3); M. Veterinária (3); Zootecnia (2); Geografia (1) 16% Gurupi Agronomia (3); Eng. Florestal (2) 10% Miracema Pedagogia (6); Serv. Social (2) 6% Palmas Administração(4); C.Contábeis (5); Economia (3); C.Social (3); Direito (7); E. Ambiental (5); Pedagogia (1); Eng. Alimentos (1); Medicina (2); C.Social (5); Computação (1) 65% Tocantinópolis Pedagogia (1); Ciências Sociais (1) 3%

DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS INDÍGENAS Diferenças culturais Baixo nível educacional, especialmente, dos indígenas aldeados Distanciamento da aldeia; da família Dificuldades financeiras para se manter na cidade (estadia, alimentação e transporte) Domínio da língua portuguesa

NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NA UFT NEAI – Núcleo de Assuntos e Estudos Indígenas da UFT REDEDU – Rede Educativa

PRINCIPAIS DEMANDAS APRESENTADAS PELOS INDÍGENAS Acompanhamento psicopedagógico Conscientização dos professores e alunos sobre a cultura indígena/pluralidade cultural Desenvolvimento de ações de integração do aluno indígena ao ambiente universitário

PRINCIPAIS DEMANDAS APRESENTADAS PELOS INDÍGENAS Viabilização de bolsas específicas visando a sua permanência nos cursos Construção da Casa do Estudante Indígena em todas as localidades em que há campus da UFT Oferta de cursos específicos para indígenas, tais como: cursos de extensão; cursinho pré-vestibular; cursos de especialização, dentre outros.

AÇÕES PARA PERMANÊNCIA DO INDÍGENA NA UFT DESENVOLVIDAS PELA REDEDU\NEAI\ PROEX\PROGRAD Bolsas do Prolind (MEC) Estágios na UFT e bolsas do Programa de Monitoria Apoio da SECIJU para a moradia em casa alugada em Palmas e da FUNAI em Araguaína Apoio de Secretarias estaduais Apoio da FUNAI com bolsa-alimentação Parceria com Banco do Brasil para construção da Casa do Estudante Indígena (em andamento).

PROPOSTAS DE AÇÕES INTEGRADAS REDEDU\PROEX\PROGRAD\NEAI EM PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO Proposição de cursos de extensão, palestras sobre a cultura indígena e diversas etnias para alunos e professores Oferta de bolsas de monitoria multidisciplinar para acompanhamento dos indígenas Oferta de curso de L. Portuguesa Instrumental Criação do espaço para os indígenas em todos os campi universitários Promoção de intercâmbio estudantil entre os indígenas dos campi da UFT

PROPOSTA PARA UMA POLÍTICA VOLTADA PARA OS INDÍGENAS NA UFT (processo contínuo) Realização de diagnóstico acerca das dificuldades enfrentadas pelos indígenas de forma a subsidiar políticas de acesso, permanência e sucesso acadêmico do aluno indígena Maior articulação entre a UFT, MEC, FUNAI, SEDUC e SECIJU e outras instâncias visando o atendimento integral ao aluno Integração dos pesquisadores, professores para formação de monitores e técnico-administrativos para acompanhamento acadêmico dos alunos indígenas.

Obrigada!