Fotografia – Princípios Básicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conjugando Imagens em Espelhos Esféricos
Advertisements

Uso da perspectiva e profundidade de campo
SOBRE QUESTÕES DE FORMATO E SENSIBILIDADE
Colégio Ideal Aula de Física Leis de Reflexão da Luz e Espelhos Planos
Câmeras Digitais.
Espelhos Esféricos.
Capitulo 35 Imagens.
O que você deve saber sobre
Sensor Fotográfico.
L E N T E S ÓTICA 3 PROF. CESÁRIO.
Revisão - Aula 01 Óptica Espelhos Esféricos
Prof.: Raphael Carvalho
Instrumentos ópticos e olho humano
Leis da Reflexão.
Fotografia Aula 2 Prof. Fabio Aguiar.
Óptica Geométrica Reflexão da luz → ocorre quando os raios de luz incidem na superfície que separa dois meios e retorna ao meio original.
Perfil das Lentes Esféricas:
Tipos de Espelhos Esféricos:
Perfil das Lentes Esféricas:
REFRAÇÃO (Capítulo 04) Física Revisão 02 – Refração
ESPELHOS ESFÉRICOS.
ESPELHOS ESFÉRICOS Prof. Odair Mateus Prof. Odair Mateus.
FOTOGRAFIA INTRODUÇÃO.
ABERTURA DO DIAFRAGMA E VELOCIDADE DO OBTURADOR
FOTOGRAFIA OBJETOS EM MOVIMENTO.
Escola Secundária Morgado de Mateus Ano Lectivo: 2010/2011
Elementos essenciais da Câmera Fotográfica
Visão Computacional Formação da Imagem
ESPELHOS ESFÉRICOS.
FOTOGRAFIA AULA 3.
Colégio Ari de Sá Cavalcante
Instrumentos Ópticos Os instrumentos ópticos são classificados de acordo com a imagem produzida, assim temos dois tipos: instrumento de observação e instrumento.
Pastoral da Comunicação
Júlio César de Matos.
Os Elementos da máquina Fotográfica
Fotojornalismo 4º encontro. “Se suas fotos não estão boas o suficiente, é porque você não está perto o suficiente” Robert Capa.
Fotografia Publicitária I
FLASH DEDICADO EM FOTOJORNALISMO
Visão por Computador Formação da Imagem
Partes da câmera fotográfica
Fotômetro, lentes, visor e ampliador:
Equipamentos de captura
Lentes esféricas Giovanni Ávila Física.
ÓPTICA.
1 Prof°. Antônio Oliveira de Souza 18 / 10 / 2013 Av. Itororó, 1445 CEP: Maringá - Pr Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional.
LUZ.
Máquina fotográfica Grupo 2:
INTRODUCAO A FOTOGRAFIA FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS CLAUDIO DAVID Agosto de 2011.
Objectiva grande angolar
VOCÊ SABE COMO SURGIU A FOTOGRAFIA? E SUAS FOTOS, DE ONDE SURGEM?
Óptica.
Fotografia Publicitária
Turma: 2ª Série do Ensino Médio Professor: Fábio Jaime Raimundo
ÓPTICA.
Espelhos Esféricos: Estudo Geométrico e Analítico
REFLEXÃO DA LUZ î r Ponto de incidência raio incidente
FÍSICA PROFESSOR JAIRO GOMES.
Ministrante JORGE LUIZ DE ARAÚJO. A boa foto depende muito mais do conhecimento e da CRIATIVIDADE do fotógrafo do que da câmera em si.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO.
 O que é ? A exposição de uma foto é a quantidade de luz recebida pelo o sensor da sua câmera para esta foto. Se o sensor receber muita luz, a foto ficará.
1º A ORIGEM DA FOTOGRAFIA; 2º PRINCIPAIS NOMES DO DESENVOLVIMENTO DA FOTOGRAFIA ; 3º A SUA EVOLUÇAO ATE AOS DIAS DE HOJE ; 4º PROCESSOS FOTOGRAFICOS;
Apresentação e Aplicações de Óptica Geométrica (ENEM/UERJ)
Aprender a fotografar Erica marques. O que é e como controlar a exposição de uma fotografia. O Ao primeiro contato com uma DSLR ficamos confusos com a.
Sobre a fotografia Breve História da Fotografia O “Olhar” Fotográfico A Linguagem Fotográfica Imagem Fotográfica x Realidade Documento e Memória Comunicação.
CÂMARAS FOTOGRÁFICAS DIGITAIS SORAIA MARQUES Nº19 10ºPM1.
Trabalho realizado por: Rute Duarte Nº 23 PM1 Disciplina: D.C.A Escola Secundária José Saramago.
Objectivas normais:  Também conhecida como 50mm ou média angular, este tipo de lente tem o ângulo de visão semelhante ao olho humano, ou seja, não afasta,
Trabalho realizado por: Rute Duarte Nº 23 PM1 Disciplina: D.C.A Escola Secundária José Saramago Trabalho realizado por: Rute Duarte Nº 23 PM1 Disciplina:
Transcrição da apresentação:

Fotografia – Princípios Básicos Anderson Vinícius Alves Ferreira PET.Com

Sumário Introdução Câmeras Fotográficas Exposição Foco Distância Focal Profundidade de Campo Sensibilidade do Filme (ISO) Fotometragem Macrofotografia e Microfotografia

Introdução Fotografar é, por princípio, registrar a luz refletida pelo “assunto”. O único segredo da fotografia é saber combinar os elementos de uma câmera fotográfica.

Câmeras Fotográficas Os elementos fundamentais de uma câmera são: Corpo Objetiva Mecanismo de Exposição (Obturador/Diafragma)

Câmeras Fotográficas - Diafragma Dispositivo que controla a abertura das lentes da objetiva. A abertura do diafragma é a variável que define o tamanho do seu diâmetro. O valor da abertura é definido por “f/x”, onde x pertence a uma escala de aberturas …, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22,…

Aberturas do Diafragma

Câmeras Fotográficas - Obturador Dispositivo que regula o tempo de duração em que a luz incidirá sobre o filme (tempo de exposição). As velocidades, geralmente, obedecem uma sequência determinada, baseada na redução da exposição pela metade em cada ponto 1, ½, ¼, 1/8, 1/15, 1/30, …, 1/1000,…

Aberturas vs. Velocidade

Exposição O EV – Exposure Value – é o valor que combina a sensibilidade do sensor com a abertura do diafragma e a velocidade do obturador.

Foco Efeito óptico que torna a imagem visualizada nítida no ponto no qual os raios de luz convergem.

Distância Focal Definida como a distância entre a lente e o plano onde se forma uma imagem nítida de um assunto colocado no infinito. A distância focal de uma lente determina o seu ângulo de visão.

Distância Focal Classifica as lentes em objetiva normal, grande-angular e teleobjetiva.

Profundidade de Campo É a gama de distâncias em torno do plano focal na qual há nitidez aceitável.

Profundidade de Campo f/8.0 f/5.6 f/2.8

Sensibilidade do Filme (ISO) Determina o poder que a luz tem nas suas fotos. A sensibilidade é expressa numa escala ISO. Quanto maior a sensibilidade de um filme, menor será a sua definição.

Fotometragem É a maneira pela qual uma câmera determina a abertura e velocidade no momento em que uma foto é feita. Modos de fotometragem: parcial, por zona, matricial, evaluativa, com peso no centro e pontual.                          Peso no Centro Parcial Pontual

Macrofotografia e Microfotografia Macrofotografia é a fotografia de imagens em escala natural ou aumentada em até cerca de 10x seu tamanho natural. Microfotografia é a fotografia de imagens ampliadas por lentes ópticas poderosas que permitem observar detalhes de estruturas não visíveis a olho nu.

Macrofotografia e Microfotografia

Referências Harris, Tom. Como funcionam as câmeras fotográficas. Salles, Filipe. Apostila de Fotografia – Capítulo 02 – A Câmera Fotográfica. 2004. Adrenaline.com.br – A Mania das Câmeras Digitais. Cambridgeincolour.com – Understanding Camera Lenses. Cambridgeincolour.com – Fotometragem e Exposição. Cambridgeincolour.com – Profundidade de Campo. Grilo, Rui. Fotografia – Conceitos.

OBRIGADO!!!