CTPS- CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Certificação Digital: mais uma bugiganga para a EAD ?
Advertisements

FILIAÇÃO E INSCRIÇÃO.
UNEMAT CPPD – Comissão Permanente de Pessoal Docente
REGISTRO DO EMPREGADO E ANOTAÇÃO NA CTPS
RG – Registro Geral APRESENTADO POR: Bruna W. de Fendi
Registro Geral - RG.
Partidas Dobradas Contabilidade Necessária
“Nova Opção” Capital x Trabalho
II SEMINÁRIO REGISTRAL CIVIL - CERTIFICAÇÃO DIGITAL- CURITIBA, JUNHO DE 2010.
CADASTRO DE PESSOA FÍSICA
Aposentadoria no INSS.
I ENCONTRO NACIONAL DO PROINFÂNCIA
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
Como adquirir seu Certificado
CENSO DO INSS RECADASTRAMENTO
Como comprar o e-CPF Serasa Experian
Certificado Digital NF-e Nota Fiscal eletrônica
Zelador – remunerado por hora de trabalho ou salário fixo com carteira assinada pela Missão.
SPED – Apresentação Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) faz parte do Programa.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Treinamento – Manual Cadastro/Backoffice
Instrutor: (a) Cibele Faria
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
CADASTRO DO SEGURADO ESPECIAL Brasília, 18 de novembro de 2009 Instituto Nacional do Seguro Social.
INTRODUÇÃO DA CARTEIRA PROFISSIONAL DE ARTISTA
Como adquirir seu Certificado
B E N E F Í C I O S DISPONIBILIZADOS COM A UTILIZAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL >> CARLOS ROBERTO VICTORINO Autor
Procedimentos e Normas do Estágio
LEI Nº , DE 29 DE JUNHO DE 2007 – Geral
POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO
Aspectos Legais para o pleno exercício profissional no Brasil.
Como adquirir seu Certificado
CURSO MICROPOLÍTICA DA GESTÃO E TRABALHO EM SAÚDE.
ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
ADMISSÃO DE EMPREGADOS
1. Começando pelo nome: - Técnico de Educação do Ministério da Educação - Decreto-lei 1.190/39 ...“função que jamais foi bem definida por aquele órgão”.
Benefícios para sua empresa
Plataforma Brasil Sistema instituído desde que substitui o SISNEP. Criado pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Saúde. Portal para.
Instituto Nacional de Identificação
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Assistente Administrativo e Financeiro
REGISTRO GERAL.
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
CNH - CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO
– II – Estrangeiro. Asilado. Refugiado. Visto.
Micro Empreendedor Individual
Rotinas de Departamento de Pessoal
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2 – Parte Geral do Código de Normas no RCPN Aula 5 – Atendimentos especiais, certidões, documento de.
Relações individuais do Direito do Trabalho
SUBSISTEMA DO DEPARTAMENTO PESSOAL
NOVAS CERTIDÕES DE REGISTRO CIVIL
Setembro 2012 Identificação do porte de fornecedores Novas regras para MPEs.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
TEMA : NOTA FISCAL TOMADOR DE SERVIÇO PALESTRANTES: ARTUR MATTOS
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 4 – Registro de Nascimento Aula 4 – Registros especiais de nascimento.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Educação Previdenciária.
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
Zilmara Alencar Consultoria ATUALIZAÇÃO DO REGISTRO DAS ENTIDADES SINDICAIS (SR) Fortaleza-2013.
PEP EJA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS.
REFLEXÕES : - VOCÊ TEM MALÍCIA PARA SUA PROFISSÃO ?
Censo Escolar da Educação Básica O que é? O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico- educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos.
Legislação Previdenciária Aposentadoria por Idade.
Transcrição da apresentação:

CTPS- CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL Faculdade de Educação Superior do Paraná. Fundação de Estudos Sociais do Paraná. Curso de Administração de Empresas. CTPS- CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL Equipe : Eliane Moraes Leonardo K. Oda Patrícia G. da Silva Patricya Lodi Mariano Disciplina : Administração de Sistemas de Informação. Prof. MSC. Érico Oda

CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL

ORIGEM Sua origem foi instituída pelo Presidente Getulio Vargas, por intermédio do Decreto n°22.035 de 29.10.1932 e posteriormente reformulada pelo Decreto –lei n° 5452 de 01.05.1945 que aprovou a Consolidação de leis de Trabalho (CLT). Obteve algumas alterações em 1969 pelo decreto-lei n.º 926, de 10 de outubro de 1969. Contendo informações sobre a qualificação do trabalhador, sua vida profissional e anotações sobre sua filiação ao Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS. E em 1997 foi atualizada a nova Carteira.

Emissão AONDE EMITIR? É emitida pelas Delegacias Regionais do Trabalho (DRT), outros órgãos federais, estaduais e municipais ou sindicatos, mediante convênio.

O MINISTÉRIO DO TRABALHO EM PARCERIA COM O MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA. IDADE: Poderá ser emitida para todos os solicitantes com idade igual ou superior a 14 anos. A contratação dos menores que se enquadrarem na faixa etária entre os 14 e 16 anos é da responsabilidade do empregador que, quando necessário, deverá comprovar a sua condição de menor aprendiz.

A ATUAL CTPS

Nova Carteira de trabalho 2008

O documento tem um código de barras que permite o acesso digital a todo histórico profissional do trabalhador. Com a nova carteira, os trabalhadores recebem também um cartão magnético, que é entregue 90 dias depois do documento impresso.

A nova carteira já sai com o cadastro do número do Programa de Integração Social (PIS) da pessoa. Entre outras novidades, possui folhas azuis em papel moeda, marca d’água contra falsificações e a fotografia impressa de forma digital.

elementos Deverá conter: I - fotografia de frente, de 3x4 centímetros, com data, de menos de um ano; II - impressão digital; III - nome, filiação, data e lugar de nascimento e assinatura; IV - especificação do documento que tiver servido de base para a emissão; V - contratos de trabalho; VI - decreto de naturalização ou data da chegada ao Brasil e demais elementos constantes da Carteira de Estrangeiro, quando for o caso; VII - nome, idade e estado civil dos dependentes

EMISSÃO DA 1° VIA

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS - 02 fotos 3x4, fundo branco, coloridas ou em preto e branco, iguais e recentes; - Comprovante de residência; - Documentos que contenham as informações necessárias ao preenchimento da qualificação civil, ou seja: -Nome; -Local/estado de nascimento; -Data de nascimento; -Filiação; -Nome, número do documento e órgão emissor. Documentos que podem ser aceitos: -Carteira de Identidade; ou -Certificado de Reservista - 1ª, 2ª ou 3ª categoria; ou -Carta Patente (no caso de militares); ou -Carteira de Identidade Militar; ou -Certificado de Dispensa de Incorporação; ou -Certidão de Nascimento; ou -Certidão de Casamento; ou qualquer outro documento oficial de identificação, desde que contenha todas as informações necessárias ao preenchimento da identificação do interessado

EMISSÃO DA 2° VIA

NECESSÁRIA DOCUMENTAÇÃO: 02 fotos 3x4, fundo branco, coloridas ou em preto e branco, iguais e recentes; Comprovante de residência; Documentos que contenha as informações necessárias ao preenchimento da qualificação civil, ou seja: -Nome; -Local/estado de nascimento; -Data de nascimento; -Filiação; -Nome, número do documento e órgão emissor.

A CTPS tem tríplice função: 1. Constitui documento de identificação e qualificação profissional do trabalhador; 2. Fornece às autoridades administrativas os elementos necessários para manutenção e atualização do cadastro profissional dos trabalhadores. Possibilitando ao governo, legislação social e trabalhista de posse dos dados estatísticos obtidos através da emissão das carteiras, adotar diretrizes no tocante ao planejamento do mercado de trabalho nacional; 3. Serve de prova do contrato de trabalho.

Tipos de Carteiras : Brasileiro Naturalizado Estrangeiro Asilado e Permanente Fronteiriço Refugiado com Carteira de identidade de estrangeiro Refugiado sem Carteira de identidade de estrangeiro Artista ou Desportista Cientista, Professor, técnico Profissional de outra categoria, sob regime de contrato ou a serviço do governo brasileiro.

REFERÊNCIAS: http://www.mte.gov.br/ http://www.notadez.com.br/content/notici as.asp?id=30686 MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico.7ª. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.