ANTIMICROBIANOS e ANTI-INFECCIOSOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A velocidade das reacções químicas
Advertisements

Antibióticos e Resistência aos Antibióticos
Doenças do sistema digestivo.
Noções sobre medicamentos
Uso Racional de Antimicrobianos
Métodos de entrada e defesa do Organismo
INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
Colesterol.
Sulfadiazina de Prata 1%
A RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS
Fósforo Vitória Souza José Aurélio.
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
 NOÇÕES SOBRE O EMPREGO DE ANTIBIÓTICOS
Farmacologia –Aspectos gerais
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
As bactérias.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS PROF. DR. J. B. PICININI TEIXEIRA
Augusto Etchegaray Júnior
O MUNDO DOS MICRORGANISMOS
Prof: Ueliton S. Santos.
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Orientação Nutricional
Desintoxica Nutre Fortalece o sistema Imunológico.
Interacções entre alimentos, suplementos alimentares e medicamentos As interacções entre alimentos e medicamentos podem produzir efeitos diversos que terão.
Medicação em pediatria
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Ciências Naturais – 9.o ano
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
PROBIÓTICOS Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA DAS IRAS
FARMACOLOGIA Claudia Medeiros.
ANTIBIÓTICOS EM CIRURGIA
Colesterol alto (Hipercolesterolemia)
Farmacologia aplicada à Nutrição
Agentes Antimicrobianos e antibióticos
TRIGLICERÍDEOS MONITORES:
Métodos contracetivos artificiais hormonais
Principal via de administração de drogas: oral
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Eficácia dos Conservantes
Diabetes - A criança na Escola -
FARMACOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO
PENICILINA.
ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAVENOVA
Testes de sensibilidade aos antimicrobianos
Anemia Ferropriva Luciana R. Malheiros.
Alimentos Funcionais De acordo com a Resolução nº18 de 30/04/99, da secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde no Brasil alimento Funcional.
Prevenção de Comportamentos de Risco
CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR.
Disciplina: Farmacologia
ANTIBIÓTICOS.
INTERAÇÃO FÁRMACO X NUTRIENTE
Introdução à toxicologia de alimentos
Somos o que bebemos e comemos!!!
Diarreia em crianças FUPAC – Araguari Curso de medicina.
NATRUCAN Informações Técnicas. O que é? É uma formulação patenteada que combina surfactantes naturais e ácidos orgânicos. Funciona na presença de matéria.
Vacinação e Imunização
Introdução a antibioticoterapia
Benefícios da Suplementação e Intoxicação por Magnésio
O QUE USAR NA MERENDA ESCOLAR Nutricionista e Mestranda: Luana Dalbem UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E.
Vitaminas e Nutrientes
Atendimento ao Consumidor e Rotulagem
S I D A S I D A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.
IDOSO OMS – Idoso idade acima de 65 anos. EUA – idosos consomem 1/3 de todas as prescrições de medicamentos. Quanto maior a idade maiores custos com internação,
Fundamentos de Farmacologia - Nutrição
Transcrição da apresentação:

ANTIMICROBIANOS e ANTI-INFECCIOSOS MEDICAMENTOS ANTIMICROBIANOS e ANTI-INFECCIOSOS

O que são medicamentos anti-infecciosos e antimicrobianos? Os fármacos anti-infecciosos (que combatem a infecção) incluem os antibacterianos, os antivirais e os antimicóticos. Estes medicamentos são desenvolvidos de forma a serem o mais tóxicos possível contra o microrganismo infectante e, ao mesmo tempo, o mais seguros possível para as células humanas, ou seja, são concebidos para terem uma toxicidade seletiva. Fabricar substâncias destas para combater as bactérias e os fungos é relativamente simples porque são células muito diferentes das humanas. Todavia, produzir um fármaco que destrua um vírus sem danificar a célula humana infectada é muito difícil, porque os vírus perdem a sua identidade dentro dela e reprogramam a célula para que fabrique partículas do próprio vírus.

Os medicamentos podem ser consumidos junto com os alimentos? Depende. Alguns medicamentos têm melhor absorção em jejum e outros na presença de alimentos. Esta característica varia de medicamento para medicamento. Por isto, é preciso ficar atento às bulas e às recomendações do médico. Alguns antibióticos são melhor absorvidos quando consumidos após a alimentação. Medicamentos para redução do colesterol (estatinas) e o lítio (usado em tratamentos psiquiátricos) também devem ser ingeridos junto com os alimentos.

Antimicrobianos X Alimentação Nos antimicrobianos, os alimentos podem reduzir a biodisponibilidade, tornando necessária alteração do horário de administração ou ajuste de dosagem, a fim de evitar o uso de doses subterapêuticas e minimizar a indução à resistência bacteriana.

Agentes Antimicrobianos

TETRACICLINA

Combinação Antibiótico (tetraciclina) + leite Conseqüência A substância (tetraciclina) interage com o cálcio do leite, diminuindo a absorção da droga, reduzindo a eficácia da droga em até 50%.

AMOXICILINA

A ingestão juntamente com alimentos não afeta a absorção da Amoxicilina. Para reduzir os efeitos gastrointestinais, recomenda- se a ingestão deste medicamento junto com alimentos.

CEFACLOR

Cefaclor pode ser administrado por via oral independente das refeições Cefaclor pode ser administrado por via oral independente das refeições. Contudo, a absorção aumenta quando o Cefaclor é administrado c/ alimento .

FOSFOMICINA

A ingestão com alimentos pode retardar a absorção da fosfomicina, com conseqüente diminuição dos níveis sangüíneos e urinários. Portanto é preferível que o produto seja administrado com estômago vazio, cerca de 2 a 3 horas antes ou após uma refeição.

BIBLOGRAFIA B. G. Katzung. Farmacologia Básica e Clínica. 10 ed., Lange, São Paulo, 2007. SILVA, P. Farmacologia. 5 ed., Rio de Janeiro, Guanabara, 1998. http://www.portalfarmacia.com.br/farmacia/principal/conteudo.asp?id=317 http://www.nutricio.com.br/medicamentos-alimentacao.htm

Ricely Fernandes Natália Macena 4º semestre - Nutrição / manhã OBRIGADA Ricely Fernandes Natália Macena 4º semestre - Nutrição / manhã