MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Equivalente à média dos países da OCDE
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DO PROGESTÃO
Passos para Revisão do PPP
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
Projeto Político-Pedagógico
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Equivalente à média dos países da OCDE
Afinal, o que é Planejamento?
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Projeto de Intervenção
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
TÍTULO.
Estagiários (SOBRENOME, Nome do Autor)
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
TÍTULO (centralizado; fonte: arial 44)
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Monitoramento e Avaliação
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
TÍTULO (centralizado; fonte: arial 44)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA DIAGNÓSTICO SITUACIONAL.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
TÍTULO : ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E MONITORIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ACADÊMICAS: PROFESSOR ORIENTADOR: TURMA: INSTITUIÇÃO:
Plano de Estágio Campo de Estágio /
PLANO DE ESTÁGIO: qual a sua importância? Como fazê-lo?
Orientação de Estágio Supervisionado III 7º período noturno – 2015/2
Revisita ao PPP.
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Escolas Estaduais de Educação Profissional
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
Escola Nacional de Ciências Estatísticas Escola Virtual IBGE 02/12/2010 Projeto Pedagógico.
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014) CURSO DE PEDAGOGIA MOSTRA DE ESTÁGIO – 2014 Estágio Supervisionado na Gestão – 3ª A "A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos, que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução? Uma vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." (BERTRAND RUSSELL) MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA GESTÃO ESCOLAR Estagiários (SOBRENOME, Nome do Autor) e-mail Supervisor de Estágio(SOBRENOME, Nome dos supervisor)- e-mail Nome fictício da Instituição Estagiada MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)

MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014) INTRODUÇÃO (BREVES considerações sobre o Estágio de gestão proposto pelo professor Luiz Antonio para Estágio Supervisionado na Gestão Escolar); JUSTIFICATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (usar até duas telas) MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)

MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014) OBJETIVO GERAL Observar, analisar, refletir e avaliar o processo da gestão enquanto estrutura da organização e execução do trabalho pedagógico, aliando os conhecimentos teóricos à prática, com a finalidade de compreensão do processo educacional. MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conhecer e investigar a realidade dos gestores (federais, estaduais e locais) e seus programas para o funcionamento da escola; Conhecer a realidade educacional nas suas dimensões administrativa, financeira e Pedagógica; oportunizando ao futuro profissional o conhecimento real da situação educacional nas suas instâncias gestoras (MEC, SEED, NRE e ESCOLAS); Observar a realidade da escola campo de estágio buscando desenvolver um olhar investigativo enquanto pesquisador; MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Pesquisar e interpretar o cotidiano da instituição educativa e instituição não escolar, para propor alternativas de ação; Participar de pelo menos um evento de caráter científico pedagógico e cultural com apresentação de trabalho (MOSTRA DE ESTÁGIO); Analisar documentos legais referentes à Gestão educacional; Elaborar produção final (Relatório Final de Estágio - MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)

METODOLOGIA DE TRABALHO MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)

MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014) ROTEIRO I - ANÁLISE DE SITES OFICIAIS DE EDUCAÇÃO (INSTÂNCIAS FEDERAL, ESTADUAL, MUNICIPAL E LOCAL) Objetivo: estudar os sites do Governo Federal (MEC e Conselho Nacional de Educação); Estadual (Secretaria de Educação, Conselho Estadual de Educação e NRE da região onde situa-se a escola campo de estágio); Escolar campo de estágio. MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)

MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014) ROTEIRO I - ANÁLISE DE SITES OFICIAIS DE EDUCAÇÃO (INSTÂNCIAS FEDERAL, ESTADUAL, MUNICIPAL E LOCAL) (SINTETIZAR AS AÇÕES PRINCIPAIS QUE REALIZAMOS NO ROTEIRO I – USAR ATÉ 4 TELAS); MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO ROTEIRO I PARA A SUA FORMAÇÃO, EVIDENCIANDO OS PONTOS POSITIVOS, NEGATIVOS E ANÁLISES; MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)

ROTEIRO II – CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO Objetivo: estudar as Instituição Campo de Estágio nos itens INSTALAÇÕES DA ESCOLA; PERFIL DOS PROFISSIONAIS; PERFIL DOS ALUNOS, CONCEITOS DE GESTÃO ESCOLAR, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR; IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES E PRIORIDADES MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)

ROTEIRO II – CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO (SINTETIZAR AS AÇÕES PRINCIPAIS QUE REALIZAMOS NO ROTEIRO II – USAR ATÉ TRÊS TELAS) MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO ROTEIRO II PARA A SUA FORMAÇÃO, EVIDENCIANDO OS PONTOS POSITIVOS, NEGATIVOS E ANÁLISES; MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)

ROTEIRO III - PROJETO CONHEÇA A Objetivo: construir um texto resumido do projeto contemplando justificativa, objetivos, encaminhamentos, bem como descrevendo o processo de planejamento pessoal, realização do projeto e avaliação pessoal do mesmo. MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)

ROTEIRO III - PROJETO CONHEÇA A (SINTETIZAR AS AÇÕES PRINCIPAIS QUE REALIZAMOS NO ROTEIRO III – USAR ATÉ DUAS TELAS). NÃO ESQUECER OBJETIVOS E ENCAMINHAMENTOS MOSTRAR O PROCESSO DA CONSTRUÇÃO, PREPARO E EXECUYÇÃO DO PROJETO; MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO ROTEIRO II PARA A SUA FORMAÇÃO, EVIDENCIANDO OS PONTOS POSITIVOS, NEGATIVOS E ANÁLISES; MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)

MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014) CONSIDERAÇÕES FINAIS (mostrar o processo geral do estágio de gestão, sua importância na formação do pedagogo, dificuldades de realização, entre outros – usar ate 3 telas). MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)

MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014) REFERÊNCIAS MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)

MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014) (CONFORME AS NORMAS DA ABNT, referenciar todas as fontes que foram usadas no desenrolar do Estágio Supervisionado na Gestão Escolar – usar até 4 telas, se necessário) MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)