Município ________________ UN ______________________

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Pedagogia da pesquisa-ação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Como produzir um jornal escolar
Nome do Município data. Nome do Município data.
Nome do Município 00/00/0000 Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil e das comunidades.
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Educação no contexto do Trabalho
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Programa Ler e Escrever
Altinópolis.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PERSPECTIVAS PARA 2009.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Profa. Reane Franco Goulart
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Plano Municipal do Livro e da Leitura.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Atividade complementar 04 e 05
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Atuação dos agentes de Controle Social
INTERAÇÃO ESCOLA FAMÍLIA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
REFLEXÃO - SARESP DIA 04 DE OUTUBRO DE 2013.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Semana do SARESP/SAEB /10/2015 CGEB/CIMA
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO AOS
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
Projetos e Sequências Didáticas
Ações da educação – 1 trimestre AÇÃOPERIODOOBJETIVORESPONSAVEL Analise das avaliações e planos de ação das escolas relacionadas a aplicação da provinha.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Termo de Terminalidade
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

Município ________________ UN ______________________ Apoio à gestão pública PVE 2013 Município ________________ UN ______________________ Data __/__

ROTEIRO DA REUNIÃO Abertura Boas-vindas, retomada dos resultados do Ciclo 2 e apresentação do Ciclo 3 Avaliação do processo de alfabetização na rede Instrumentos de acompanhamento Os direitos de aprendizagem A Prova Brasil Preparando a Rede para a Prova Brasil Instrumentos para acompanhar a alfabetização A mobilização social pela leitura Encaminhamentos Próximos passos Fortalecer a cultura de sustentabilidade do Grupo Votorantim Qualificar a atuação social, com foco no desenvolvimento de comunidades onde há operações

ABERTURA Sejam bem-vindos! Vamos agora dar continuidade à discussão sobre as condições necessárias para assegurar a alfabetização de todos os alunos. Lembramos que a cada criança deve ser dada a oportunidade de superar esse importante desafio, a partir de ações e intervenções promovidas pelos profissionais da Educação do município. Enquanto isso, na frente de mobilização social do PVE, vamos convidar a comunidade a identificar os espaços de leitura existentes na cidade e a criar novas oportunidades para ler no dia-a-dia. Para isso, contaremos com um kit de materiais especiais: totem, placas e displays com mensagens interativas de incentivo à leitura. Acreditamos que a soma desses esforços ajudará a equipe da Secretaria a ampliar os horizontes sobre o processo de alfabetização, aprimorando-o, bem como a despertar a nossa cidade para a leitura.

ABERTURA Em primeiro lugar, vamos refletir sobre os resultados que alcançamos na etapa anterior proposta pelo PVE. Ações esperadas O que pretendíamos O que realizamos Encaminhamentos sobre os grupos de apoio Realização de outros trabalhos de campo sobre espaços de aprendizagem Realização da reunião com os diretores escolares Agora, vamos partir para o objetivo do Ciclo 3: levantar as formas de acompanhar os resultados dos alunos em processo de alfabetização e refletir sobre elas.

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE Gestores públicos e educadores de todo o Brasil têm se voltado para o desafio de criar as condições necessárias a fim de que o direito de se alfabetizar seja garantido a todas as crianças até que elas completem oito anos de idade. O esforço é grande e na sua cidade provavelmente já foram realizadas muitas ações, tais como: Uso de materiais de alfabetização Aplicação da Provinha Brasil Organização de acervos em sala de aula Acompanhamento da aprendizagem Formação de professores alfabetizadores

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE PARA REFLETIR EM EQUIPE Como temos acompanhado o percurso de aprendizagem dos alunos e os resultados do PNAIC? Saberíamos dizer quais são os principais resultados do PNAIC no nosso município até o momento? Se o ano terminasse hoje, quantos alunos de oito anos já estariam alfabetizados na nossa rede? Leitura de trechos de reportagem da revista Escola Pública com depoimentos de três secretários de Educação sobre experiências no acompanhamento da aprendizagem.

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE Vamos começar a esboçar um plano de ação, listando as providências necessárias para que a Secretaria de Educação acompanhe as aprendizagens dos alunos com mais propriedade. Ações

INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO Os direitos de aprendizagem Leitura de “Os direitos da Aprendizagem no Ciclo da Alfabetização”, um dos textos que compõem os cadernos de formação dos Professores Alfabetizadores do PNAIC. . Pontos de partida para a discussão Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Conhecimentos e capacidades por eixo de ensino da Língua Portuguesa. Competência leitora.

Será que a nossa rede vem garantindo esses direitos? INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO PARA REFLETIR EM EQUIPE Quais as dúvidas e os conhecimentos que o texto extraído do material do PNAIC levantou e proporcionou entre nós sobre os direitos de aprendizagem e o processo de alfabetização? Será que a nossa rede vem garantindo esses direitos? Que tal verificarmos o contingente de alunos da nossa rede que contam com tais direitos assegurados? . Agora, vamos voltar ao plano de ação e definir outras iniciativas a serem realizadas e os seus respectivos prazos. E não esqueçam: a aplicação da segunda etapa da Provinha Brasil acontecerá no final do ano e, além dela, existem as fichas de acompanhamento que os professores vêm preenchendo sobre as aprendizagens dos alunos.

INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO A Prova Brasil Leitura de trechos de uma entrevista concedida pela psicolinguista argentina Emília Ferreiro à revista Nova Escola sobre a concepção de alfabetização que aqui estamos abordando. . Leitura de “Prova Brasil e o direito ao aprendizado”, produzido pelo Ministério da Educação (MEC), com a colaboração do professor José Francisco Soares, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO PARA REFLETIR EM EQUIPE Quanto os resultados da Prova Brasil podem revelar sobre o processo de alfabetização de uma rede e da nossa rede? Quais são efetivamente as habilidades, as competências e os conhecimentos avaliados pela Prova Brasil em Língua Portuguesa e que configuram direitos de aprendizagem por parte dos alunos do Ensino Fundamental? . Pontos de partida para a discussão Expectativas de aprendizagem e descritores propostos pela Prova Brasil. Exemplo de exercício de leitura similar às questões da Prova Brasil.

INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO Preparando a rede para a Prova Brasil Algumas redes, na tentativa de treinar os alunos para a realização da Prova Brasil, disparam uma série de simulados meses antes da prova. No entanto, iniciativas como essa ajudam as crianças apenas a desenvolver aprendizagens procedimentais como preencher um gabarito, ler autonomamente uma orientação, organizar-se para realizar uma prova dentro de um prazo estipulado, etc. É indispensável desenvolver habilidades e competências de leitura -- como as analisadas e discutidas até este momento -- e elas precisam fazer parte do currículo desde o início da escolarização. . Para saber mais sobre os cuidados com a realização da Prova Brasil, consulte o Caderno de Pactuação, entregue em nossa primeira reunião.

INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO Instrumentos para acompanhar a alfabetização Provinha Brasil e organização dos dados de acordo com os níveis apresentados. Prova Brasil, organização dos dados de acordo com as pontuações e verificação do nível de proficiência relativo à série. Ficha de acompanhamento das aprendizagens dos alunos em processo de alfabetização, proposta pelo PNAIC. Mapeamento das fichas de acompanhamento das aprendizagens dos alunos em processo de alfabetização. .

INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO Plano de ação para o acompanhamento e o monitoramento dos resultados parciais da alfabetização no município Ações Prazos Responsáveis 1 2 3 4 .

A MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA LEITURA PARA REFLETIR EM EQUIPE Conhecemos as ações disparadas pela frente de mobilização do PVE? Como elas podem nos ajudar a estreitar a parceria com a comunidade no desafio de tornar a leitura uma realidade cotidiana dentro e fora da escola? . Leitura de “Iepê – A cidade que lê”, publicada na Revista Leituras. Leitura do artigo “O nascimento das cidades-leitoras”, de Edmir Perroti, especialista em políticas públicas de promoção à leitura e implantação de bibliotecas.

A MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA LEITURA PARA REFLETIR EM EQUIPE Agora, vamos levantar as ações desenvolvidas no município: as que partem da Secretaria e as que são empreendidas pelo PVE e por outros atores locais. Seria possível articular essas ações e unir esforços? Como os valores e os princípios para a formação de uma cidade leitora se consolidaram no nosso município? Quem foram os envolvidos? Sabemos que a frente de mobilização do PVE tem incentivado a leitura ao longo de todo o ano? Conhecemos e temos acompanhado as ações?   .

A MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA LEITURA Algumas ações disparadas pela mobilização proposta pela edição 2013 do PVE: Concurso Tempos de Escola O objetivo foi promover e valorizar a leitura junto a alunos e professores, incentivando-os a participar da iniciativa. Entrega do Caderno dos Professores Material de apoio aos educadores para orientar a ação em sala de aula no que se refere à produção escrita dos alunos para as redações do Concurso Tempos de Escola. Mapeamento de lugares e parceiros de leitura no município Nas reuniões de mobilização e nos trabalhos de campo está sendo construído um mapeamento de lugares, instituições e parceiros de leitura que, juntos, possam colaborar para ampliar a comunidade leitora para além dos muros das escolas. Almanaque da Família No primeiro semestre, o PVE promoveu a distribuição de um portador de texto cujo objetivo era fomentar as leituras que se faz em casa, extrapolando os muros as escolas e alimentando o hábito de ler diferentes gêneros textuais, com diferentes propósitos (ou usos sociais). .

ENCAMINHAMENTOS Realização da reunião com os gestores escolares Estimativa de prazo: até __ /__ /____ Monitoramento do PNAIC Aplicação da Prova Brasil Desenvolvimento do plano de ação para acompanhamento e monitoramento dos resultados parciais da alfabetização no município Estimativa de prazo: até __ /10/2013

PRÓXIMOS PASSOS Agradecemos mais uma vez o envolvimento, a parceria e o comprometimento de todos nessa empreitada que é garantir o direito à alfabetização a todos os alunos do município. Fechando a edição 2013 do projeto Parceria Votorantim pela Educação, o Ciclo 4 vem aí para tratar sobre o balanço final dos resultados da alfabetização na rede e sobre as principais contribuições do PNAIC e do PVE ao longo do ano.   Bom trabalho e até breve!

Agradecemos a presença e contamos com o envolvimento de cada um e de todos! Obrigado!