Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais MAIO DE 2012.

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Transcrição da apresentação:

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais MAIO DE 2012

A pesquisa Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais pretende mostrar o que os usuários pensam sobre cada uma das redes sociais acessadas e como as utilizam. A ordem de análise e as redes em que nos aprofundamos foi escolhida de acordo com as respostas dos entrevistados, refletindo as redes mais utilizadas e de maior interesse.

A E.Life elaborou um questionário com questões relacionadas a uso e comportamento do usuário em mídias sociais. A aplicação foi feita via rede sociais, através da divulgação do questionário, principalmente, por Twitter e Facebook. A pesquisa foi disponibilizada durante o período de novembro de 2011 a fevereiro de 2012 e foram auto-aplicados um total de questionários. METODOLOGIA

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais Hábitos gerais Os usuários...

[... acessam a internet de casa. Em quais locais você costuma acessar a internet (%)?* O amplo acesso domiciliar à rede é uma das características mais marcantes dos usuários de redes sociais. * Resposta múltipla. Base: questionários... usam cada vez mais dispositivos móveis. Quais os acessórios/equipamentos mais usados para acessar a internet (%)?*

* 1,7% não responderam. Base: questionários De maneira geral, o usuário de redes sociais ainda é caracterizado pelo grande número de horas que permanece online (heavy users).... ficam muito tempo online, Quantas horas por semana você utiliza a internet (%)?*... estão online e off line ao mesmo tempo. Quais outras atividades costuma praticar enquanto está online? Essa queda pode indicar que o usuário de redes sociais passa a consumir online conteúdos semelhantes aos disponíveis pela televisão (compartilhamento de filmes e séries, Netflix, etc).

* Resposta múltipla. Base: questionários... desejam estar mais próximos.

** Resposta múltipla. Base: 895 questionários. De 2011 para 2012 dobrou a proporção de usuários que utilizam aplicativos para acessar redes sociais.... usam diversas redes para se conectar. Nos últimos 3 meses, você se cadastrou em alguma rede social?* 58,1% SIM** 40,5% NÃO Apesar de o Brasil ser a segunda maior base de usuários de Facebook, nos últimos três meses essa rede foi tão procurada por novos usuários quanto o Google+, um dos seus maiores concorrentes. *1,4% não responderam Base: questionários ** Resposta múltipla. Base: 765 questionários.... buscam praticidade. Você acessa redes sociais por aplicativos?* 0,3% não responderam. Base: questionários 68,0% SIM** 31,7% NÃO

Nos últimos três meses, quase 60% dos entrevistados se cadastrou em algum serviço online ou mídia social.

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais Redes sociais

*Resposta múltipla. Base: questionários. Somente aquelas que somaram mais de 15% das respostas. O brasileiro está presente em...

*Resposta múltipla. Base: questionários. Somente aquelas que somaram mais de 5% das respostas. Quais as redes sociais você mais utiliza (%)?* Mas possuir perfil não indica uso...

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais FACEBOOKERS Quem são e como usam as redes: quem é plugado no Facebook

Base: questionários O que os Facebookers tem de particular?

* 0,4% não responderam. Base: questionários Hábitos de uso da internet Quantas horas por semana você utiliza a internet (%)?* Presença de dois perfis: usuários que entram pouco e heavy users. Na pesquisa de 2011, somente os heavy users se destacaram. Amplo acesso domiciliar à rede e alta proporção de acesso no trabalho. Em quais locais você costuma acessar a internet (%)?** Quais os acessórios/equipamentos mais usados para acessar a internet (%)?** O número de usuários que usam dispositivos móveis indica que a rede é acessada de qualquer lugar, a qualquer hora, mudando comportamentos antes restritos a locais fixos. 68,5% usam aplicativos para acessar o Facebook. Os mais usados são o E-Buddy, o Facebook para Android e para Iphone/Ipad. ** Múltipla escolha. Base: questionários

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais TWITTERS Quem são e como usam as redes: quem é plugado no Twitter

Base: 539 questionários O que os Twitters tem de particular?

Hábitos de uso da internet Quantas horas por semana você utiliza a internet (%)?* A maioria dos usuários de Twitter se mostraram heavy users, provavelmente pela proposta mais dinâmica da rede. Maior proporção de acesso ao Twitter no trabalho, que pode ser indicativo de uso como ferramenta corporativa (áreas de recrutamento, atendimento e suporte e divulgação de produtos e serviços). Em quais locais você costuma acessar a internet (%)?** Quais os acessórios/equipamentos mais usados para acessar a internet (%)?** Aumento no uso de celular/smartphone de 44,8% em 2011 para 65,3% em 2012 entre usuários de Twitter. 71,6% usam aplicativos para acessar o Twitter. Os mais usados pelos são o app oficial do Twitter, o E-Buddy e o Tweetdeck. * 0,6% não responderam. Base: 539 questionários ** Resposta múltipla. Base: 539 questionários

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais WINDOWS LIVE MESSENGERS Quem são e como usam as redes: quem é plugado no MSN

Base: 453 questionários O que os Messengers tem de particular?

Hábitos de uso da internet Quantas horas por semana você utiliza a internet (%)?* Dentre as cinco redes mais utilizadas, o Windows Live foi a segunda rede que menos cresceu nos últimos três meses, atrás apenas do Orkut. Comparado a outras redes, o acesso ao Windows Live é bastante reduzido no trabalho, ainda que já tenha sido usado como ferramenta interna de comunicação por algumas empresas – atualmente Skype se firma com o mesmo objetivo. Em quais locais você costuma acessar a internet (%)? ** Quais os acessórios/equipamentos mais usados para acessar a internet (%)? ** Como identificado em outras redes, o desktop continua sendo o equipamento mais usado para acesso a internet, seguido pelo notebook e pelo celular/smartphone, sendo que este último apresenta crescimento como já observado em outras redes. * Base: 453 questionários ** Resposta múltipla. Base: 453 questionários A maioria dos usuários fica poucas horas por semana na internet.

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais ORKUTERS Quem são e como usam as redes: quem é plugado no Orkut

Base: 417 questionários O que os Orkuters tem de particular?

Hábitos de uso da internet Quantas horas por semana você utiliza a internet (%)?* Ainda que apresente um volume considerável de heavy users (17,5%), os usuários do Orkut, em sua maioria (35,7%), utilizam a internet menos de 15h por semana, tendência já verificada no estudo apresentado em Assim como as outras redes, o Orkut tem alto porcentual de acesso em casa, e, além disso, tem a maior proporção de acesso em lan house entre as principais redes. Em quais locais você costuma acessar a internet (%)? ** Quais os acessórios/equipamentos mais usados para acessar a internet (%)? ** Os usuários de Orkut apresentaram a menor proporção de acesso por smartphone e notebook em comparação com as outras redes principais. 62,8% usam aplicativos para acessar o Orkut. Os mais usados são o app do Orkut para mobile e o E-Buddy. * 1,7% não responderam. Base: 417 questionários * Resposta múltipla. Base: 417 questionários

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais YOUTUBERS Quem são e como usam as redes: quem é plugado no YouTube

Base: 286 questionários O que os YouTubers tem de particular?

Hábitos de uso da internet Quantas horas por semana você utiliza a internet (%)?* A proporção de heavy user do Youtube perde apenas para o mesmo perfil de usuário do Twitter. O Youtube é a segunda rede (das cinco mais utilizadas) com mais acessos feitos no trabalho, perdendo para o Twitter e praticamente empatando com o Facebook. No entanto, é baixo o acesso feito na escola/faculdade, se comparado com as outras redes. Em quais locais você costuma acessar a internet (%)? Quais os acessórios/equipamentos mais usados para acessar a internet (%)? Assim como outras redes, o Youtube apresentou alta porcentagem de acessos por dispositivos móveis, principalmente notebook e celular/smartphone. * 0,3% não responderam. Base: 286 questionários * Resposta múltipla. Base: 286 questionários

Resumo Comportamento dos usuários nas principais redes sociais(%):

Resumo Comportamento dos usuários nas principais redes sociais(%):

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais Dispositivos móveis Celulares/smartphones e tablets.

A diversificação dos aparelhos de acesso à internet torna o celular, o netbook e outros equipamentos portáteis mais atrativos aos entrevistados de diferentes classes de consumo e agrega mobilidade ao acesso.

Base: 740 questionários Perfil Sobre os usuários que acessam internet pelo celular/smartphone: *

Conteúdo Para usuários que acessam internet do celular/smartphone, os conteúdos mais procurados são: De 2010 para 2011 há um crescimento no uso de redes sociais e acessados pelo celular. Já a diminuição no uso de mapas e na busca de notícias pode indicar uma mudança de perfil do usuário, causado pela popularização dos smartphones. Os novos usuários que percorrem trajetos fixos em seu dia a dia, por exemplo, não usariam tanto os mapas e GPS disponíveis. O uso de aplicativos próprios para sistemas operacionais de celular mostra predomínio do sistema Android entre os entrevistados que acessam internet pelo celular/ smartphone. Apesar do alto custo dos aparelhos Apple, seu sistema vem em seguida na preferência dos usuários. Quais os aplicativos para mobile mais usados por esses usuários?* * Resposta múltipla. Base: 740 questionários Aplicativos para mobile * Resposta múltipla. Base: 619 questionários

Base: 151 questionários Sobre os usuários que acessam internet por tablet: * Perfil

Motivos Para usuários que acessam internet via tablet, os principais interesses nas redes sociais são: * Para os usuários de tablet, há um maior interesse de natureza profissional na utilização das redes sociais, bem como de divulgar conteúdo próprio e ler notícias. O tablet no dia-a-dia das pessoas Resposta múltipla. Base: 151 questionários A maioria dos entrevistados colocou como essencial para a melhoria do seu dia-a-dia as possibilidades que um tablet oferece para trabalho, mobilidade e acesso à internet e às redes sociais. Exceto palavra “tablet”. Base: questionários

Os tablets, apesar da sua crescente popularização, ainda são predominantemente encontrados num segmento de mercado de maior poder aquisitivo e maior grau de escolaridade.

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais Hábitos de consumo

Você usa a internet para as suas compras?* Dois e cada três entrevistados fazem compras pela internet e cerca de 40% deles buscam informações em redes sociais. Entre os usuários com ensino superior completo ou maior nível de escolaridade, esse percentual sobe para 82,0%, enquanto que entre os usuários com até o ensino médio completo esse percentual cai para 56,3%. *Base: questionários Pós-compra Dois em cada três entrevistados fazem compras pela internet. Entre os usuários com ensino superior completo ou maior nível de escolaridade, o percentual de compra pela internet sobe para 82,0%, enquanto que entre os usuários com até ensino médio completo esse percentual cai para 56,3%. *Resposta múltipla. Base: questionários

Segundo o Google, a internet mudou as etapas no processo de decisão de compra. A etapa de decisão online foi chamada de Zero Moment of Truth (ZMOT), que diz respeito ao comportamento de futuros compradores, os quais buscam reviews de produtos na internet, comparam preços, trocam informações com amigos e conhecidos nas redes sociais, etc., antes de realizar a compra de fato. Além disso, nossa pesquisa mostra que após a compra eles publicam suas impressões e esperam um trabalho de relacionamento contínuo das marcas.

Relacionamento com empresas e marcas No Facebook: 74,0% curtem empresa ou marca 3,7% curtiam, mas deixaram de curtir 17,0% nunca curtiram Base: questionários Resposta múltipla. Base: questionários No Twitter: 54,1% seguem empresa ou marca 6,2% seguiam, mas deixaram de seguir 13,3% nunca seguiram Base: 794 questionários Resposta múltipla. Base: 794 questionários

Três em cada quatro usuários de Facebook curtem páginas de empresas e metade dos usuários de Twitter seguem perfis de marcas.

Monitoração e Análise da Comunicação Boca-a-boca Rua Pamplona, 518 – Jardim Paulistano São Paulo, SP – Brasil – Fone/Fax: