PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA s SECRETARIA DE EDUCAÇAO CONTINUADA,ALFABETIZAÇAO E DIVERSIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Plano Nacional de Formação
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
PROJOVEM URBANO É uma das modalidades do ProJovem Foi construído tendo como referência o processo de avaliação do “ProJovem original” Sistema de Monitoramento.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Educação Escolar Indígena
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
Leila Brandão SECAD/MEC
Ministério da Educação
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
O que é o EduCampo O Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável – ou simplesmente EduCampo –, 
Futuro do CFES Proposta para debate.
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Conferência Municipal de Educação
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Ensino Médio e Educação Profissional
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Comissão de EJA de Alagoas
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA. FINALIDADES Proporcionar formação integral aos jovens, por meio de associação entre: Proporcionar formação integral aos.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Ministério da Educação
PROJETO SALA DE PROFESSOR
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
MODALIDADE DE ENSINO EJA TEMPOS FORMATIVOS Tempos de Formação I e II Tempo de Saber.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
ATER MARCO LEGAL.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O Programa Brasil Alfabetizado
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Transcrição da apresentação:

PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA s SECRETARIA DE EDUCAÇAO CONTINUADA,ALFABETIZAÇAO E DIVERSIDADE

Histórico I Edital - Novembro de 2005 Parceria MEC-MDA-MTE Síntese de experiências de movimentos sociais do campo 12 Estados 2007 – Integração à Política de Juventude Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade

Objetivo Geral Possibilitar a jovens agricultores(as) familiares excluídos do sistema formal de ensino, a oportunidade de escolarização na modalidade de EJA integrando elevação de escolaridade e qualificação social e profissional. Possibilitar a jovens agricultores(as) familiares excluídos do sistema formal de ensino, a oportunidade de escolarização na modalidade de EJA integrando elevação de escolaridade e qualificação social e profissional. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade

Objetivos Específicos Elevar a escolaridade e proporcionar a qualificação profissional inicial de agricultores (as) familiaresElevar a escolaridade e proporcionar a qualificação profissional inicial de agricultores (as) familiares Estimular o desenvolvimento sustentável e solidário como possibilidade de vida e constituição de sujeitos cidadãos.Estimular o desenvolvimento sustentável e solidário como possibilidade de vida e constituição de sujeitos cidadãos. Fortalecer o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodologias adequadas à EJA no campo.Fortalecer o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodologias adequadas à EJA no campo. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade

Objetivos Específicos Realizar formação continuada em metodologias e princípios políticos pedagógicos voltados às especificidades do campo para os educadores(as) envolvidos(as) no programa.Realizar formação continuada em metodologias e princípios políticos pedagógicos voltados às especificidades do campo para os educadores(as) envolvidos(as) no programa. Fornecer e publicar materiais pedagógicos que sejam apropriados para o desenvolvimento da proposta pedagógica.Fornecer e publicar materiais pedagógicos que sejam apropriados para o desenvolvimento da proposta pedagógica. Estimular a permanência dos jovens na escola por meio da concessão de auxílio financeiro.Estimular a permanência dos jovens na escola por meio da concessão de auxílio financeiro. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade

Beneficiários Jovens de 18 a 29, residentes no campo; que saibam ler e escrever; que não tenham concluído o ensino fundamental que cumpram aos requisitos do art. 3 o da Lei da Agricultura Familiar n o , de 24 de julho de 2006.

Organização das turmas 25 a 35 educandos 25 a 35 educandos A carga horária obrigatória é de, no mínimo, 2400 horas em 2 anos. Sendo, 1800 (mil e oitocentas) horas serão tempo/escola, e 600 (seiscentas) horas tempo/comunidade.A carga horária obrigatória é de, no mínimo, 2400 horas em 2 anos. Sendo, 1800 (mil e oitocentas) horas serão tempo/escola, e 600 (seiscentas) horas tempo/comunidade. 3 educadores Formação Geral (1 Ciencias Sociais, 1 Ciências da Natureza e Matematica e 1 Linguagens, Códigos) e 1 Ciências Agrárias para acompanhar até 2 turmas.3 educadores Formação Geral (1 Ciencias Sociais, 1 Ciências da Natureza e Matematica e 1 Linguagens, Códigos) e 1 Ciências Agrárias para acompanhar até 2 turmas.

Proponentes Secretarias Estaduais de EducaçãoSecretarias Estaduais de Educação Municípios Territórios da Cidadania (2009)Municípios Territórios da Cidadania (2009)

Apoio Financeiro do MEC para o proponente Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Caráter suplementar – itens não financiados pelo Fundeb ou de financiamento insufucienteCaráter suplementar – itens não financiados pelo Fundeb ou de financiamento insufuciente Transferência automáticaTransferência automática 1200 Reais aluno/Ano + FUNDEB1200 Reais aluno/Ano + FUNDEB

Apoio Financeiro do MEC para o proponente Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Itens Financiáveis: a – Auxílio financeiro para deslocamento dos educadores e coordenadores locais para as formações realizadas pela rede de formação; b - Contratação de educador da formação profissional; c - Aquisição de material de qualificação social e profissional; d - Aquisição de gêneros alimentícios para o período tempo-escola; e – Acompanhamento técnico e pedagógico dos educandos no tempo comunidade; f - Transporte de educandos; g – Certificação dos educandos h – Coordenador de turmas (2009)

Eixos do Currículo Agricultura Familiar: identidade, cultura, Gênero e etnia Sistemas de Produção e Processo de Trabalho no Campo Agricultura Familiar e Sustentabilidade Cidadania, Organização Social e Políticas Públicas Economia Solidária Desenvolvimento Sustentável e Solidário com Enfoque Territorial

Qualificação Profissional 5. Aqüicultura 4. Agroindústria 3. Extrativismo 2. Sistemas de Criação 1. Sistemas de cultivo Produção Rural Familiar OcupaçõesArco Ocupacional O arco produção rural deverá contemplar de modo transversal estudos em meio ambiente, gestão e administração.

Estrutura do currículo PLANO DE PESQUISA SOCIALIZAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO CÍRCULOS DE DIÁLOGOS: INTEGRAÇÃO DOS SABERES: FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ESCOLARIZAÇÃO, VIVÊNCIAS PARTILHA DE SABERES AVALIAÇÃO NO PROCESSO SISTEMATIZAÇÃO TEMPO COMUNIDADE TEMPO ESCOLA TEMPO COMUNIDADE TEMPO ECOLA REALIZAÇÃO DA PESQUISA TEMPO ESCOLA

Formação dos Profissionais Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Rede Nacional de Formação dos Educadores do ProJovem Campo - ST Articulação Universidade e Rede de Educação Profissional Carga horária mínima de 360 horas. Possibilita a especialização em 2 anos Convênios das Instituições com o MEC

Material Pedagógico Nacional Elaborados e 4 primeiros impressos Consórcio entre a UFPE/NUPEP e UFPA Sistematização da produção dos 12 Estados (Relatórios, materiais, instrumentos pedagógicos, fotos, cadernos educandos, planejamentos pedagógicos, etc) Construção de Cadernos do Educando e do Educador por Eixos Temáticos

Material Pedagógico Nacional O Caderno do Educando material de leitura capaz de viabilizar a compreensão geral da temática a ser trabalhada no eixo temático, possibilitando ao educando conhecer a diversidade da Agricultura Familiar no Brasil e como o Eixo temático dialoga com a Agricultura Familiar e Sustentabilidade. O Caderno do Educador orientação para o planejamento do percurso formativo do Saberes: construção da ementa; plano de pesquisa; círculos de diálogos e partilha de saberes. Esse material proverá diretrizes gerais, indicações de como abordar os conteúdos mínimos do ensino fundamental, possibilidades de estratégias pedagógicas e exemplos de experiências desenvolvidas por educadores.

Auxílio Financeiro ao Educando A título de bolsa será pago, a cada dois meses, aos educandos cadastrados no Programa o valor de R$ 100,00 (cem reais); É vedado, ao educando, o acúmulo de bolsa- auxílio com as demais modalidades do Projovem previstas em Lei; Para recebimento do valor referente à bolsa será exigida do educando a freqüência mínima a 75% das aulas; Para recebimento da bolsa o educando deverá apresentar a documentação requerida.

Certificação Instituição indicada pela proponente ou Agrotécnicas Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade

Metas Meta I (2005) = educandos (as) Meta II (2008) = Meta III (2009) = Meta IV (2010) = Meta V (2011)=

Meta por Estado em 2008 Atendimento de pelo menos 42% no Território da Cidadania.

Início da Implementação Resolução 21 – Transferência Automática aos Estados – publicada em 26 de maio de 2008 Resolução 25 – Transferência de Recursos às Instituições de Ensino Superior – publicada em 04 de julho de 2008 I Seminário Nacional de Formação de Formadores – Setembro de 2008 Etapa estadual inicial de formação dos educadores Início das aulas – mar 2009

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Contato SECAD/DEDC/CGEC Endereço: SGAS 607 Edifício CNE sala 104 Telefone: (61)