A TERCEIRIZAÇÃO E A PRECARIZAÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO: A) EM RAZÃO DA MATÉRIA B) EM RAZÃO DAS PESSOAS Profa. Grasiele A. F. Nascimento 2008.
Advertisements

TERCEIRIZAÇÃO.
os limites de uso para não ferir as leis
Faculdade Da Aldeia De Carapicuíba São Paulo Semana Cultural 2010
RELAÇÕES DE TRABALHO COM O ESTADO. COMPETÊNCIA
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO
EMPREGADO Profa. Dra. Grasiele A. Ferreira Nascimento 2009
DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO:
TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS Direito Empresarial do Trabalho.
TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS Direito Empresarial do Trabalho.
Prof.: Dirceu Rodrigues Junior
Prof. Dirceu Rodrigues Junior
DISCUSSÃO E REGULAMENTAÇÃO Moacyr Pereira/2012
A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) reconhece o vínculo empregatício sempre que estiverem presentes os seguintes elementos reunidos: subordinação,
TERCEIRIZAÇÃO: Solução ou problema ?
I Fórum de Gestão com Pessoas para Micro e Pequenas Empresas
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA
UNIDADE 11: DIREITO DO TRABALHO
PROFESSORA: MARIA INÊS GERARDO
A terceirização e a subversão do mérito e do mercado Leonardo Carneiro Assumpção Vieira.
Unidade 2- Empregado.
Ferramentas de redução de riscos trabalhistas
Prestação de Serviço.
3.Formas de “terceirização” ilícita que iludem o empregador.
DURAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO Direito Processual do Trabalho Programa TRT Campinas Prof. Gabriel Lopes Coutinho Filho 1º sem/2015 DIREITO INDIVIDUAL E TUTELAR.
Dia 18/09/2014 Prof. Ms. Davidson Malacco Ferreira
CONTRATO DE TRABALHO.
Prof. Gabriel Lopes Coutinho Filho 1º sem/2015
HISTÓRICO LEGISLATIVO
Prorrogação e Compensação de Jornada
Unidade 4 Sociedade em Conta de Participação
TERCEIRIZAÇÃO: DESREGULAMENTAÇÃO PROGRAMADA
Legislação Trabalhista – Parte II
CONGRESSO NACIONAL DE DIRIGENTES SINDICAIS REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES EM EDIFÍCIOS E CONDOMÍNIOS DO BRASIL Palestra: Alcance das Normas Coletivas.
EMPREGADOR.
BEM-VINDO Á DISCIPLINA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
Sujeitos da relação de emprego
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO PROCESSO DO TRABALHO Prof. Gabriel Lopes Coutinho Filho 1º sem/2015 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS E DECISÕES JUDICIAIS. CRITICA.
Prof. Me. Mariane Helena Lopes
DIREITO INTERNACIONAL DO TRABALHO Profa. Alessandra Montebelo Gonsales Rocha São Paulo, 6 de junho de 2009.
Direito do Trabalho.
Direito do Trabalho II Docente: Danilo Gaspar Discentes: Ivonete e Paula.
CONTRATO DE EMPREGO Prof. Msc. Carlos Kley Sobral.
"A TERCEIRIZAÇÃO E OS IMPACTOS NO MUNDO DO TRABALHO“
Cooperativas de Trabalho, Terceirização e Administração Pública
RELAÇÕES DE TRABALHO COM O ESTADO Prof. Nilson de Oliveira Nascimento.
DIREITO DO TRABALHO II Aula 11 – Estabilidade e garantia de emprego (continuação): Acidentado. Dirigente sindical. Representantes dos empregados na CIPA.
UERN CURSO: DIREITO Direito do trabalho II - 60 horas/aula Professora: Patrícia Moreira de Menezes ROTEIRO 10 – TERCEIRIZAÇÃO E TRABALHO TEMPORÁRIO.
DIREITO SOCIAL E TRABALHISTA
Empregador Definição legal: Art. 2º da CLT
Não é requisito para ser empregador ter personalidade jurídica.
Prof.ª: MARINA SANTANA UNIVERSIDADE DE CUIABÁ – CAMPUS BEIRA RIO Curso: Ciências Contábeis.
MARÇO. THE SUN: TABLOIDE INGLÊS DEIXA DE PUBLICAR A TRADICIONAL FOTO DE MULHERES DE TOPLESS. O MOTIVO FOI UMA PETIÇÃO COM MAIS DE 200 MIL ASSINATURAS.
Legislação Trabalhista
UERN CURSO: DIREITO Direito do trabalho I - 60 horas/aula Professora: Patrícia Moreira de Menezes Contrato de Trabalho.
DIREITO DO TRABALHO I.
Análise Crítica da Jurisprudência (SÚMULA 331 e OJ 383 TST)
Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Fev/2016 COOPERATIVAS DE TRABALHO.
31/03/10 Direito do trabalho. Profa. Luzia Zorzal, MS2 Direito do trabalho  Possui conjunto de princípios, normas e instituições atinentes à relação.
Súmula 331-TST: V - Os entes integrantes da Administração Pública direta e indireta respondem subsidiariamente, nas mesmas condições do item IV, caso evidenciada.
TERCEIRIZAÇÃO VALE 01/09/2014. A ordem econômica é fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa... observados os seguintes princípios:
TERCEIRIZAÇÃO Súmula 331 do TST Nova Redação - Res. 174/ DeJT 27/05/2011 Temos uma relação terceirizada quando a empresa tomadora contrata uma empresa.
CONTRATO DE TRABALHO - FORMAS  O contrato de trabalho pode ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por prazo determinado ou indeterminado.
CONSULTORIA-GERAL DA UNIÃO GESTÃO DE CONTRATOS Porto Alegre, 2011.
TERCEIRIZAÇÃO A terceirização significa a transferência de certas atividades periféricas do tomador de serviços, passando a ser exercidas por empresas.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito do Trabalho Ponto 4 – TERCEIRIZAÇÃO (a) Conceito A terceirização significa a transferência.
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO Direito e Processo do Trabalho – 90263
Dano Moral, Assédio Moral e Assédio Sexual Profª Christiane
A TERCEIRIZAÇÃO E A PRECARIZAÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO
Transcrição da apresentação:

A TERCEIRIZAÇÃO E A PRECARIZAÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO

  “Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.” “No Caminho com Maiakóvski”, com todos os poemas de Eduardo Alves da Costa

DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943 CLT Getúlio Vargas Art. 2º  – Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.

DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943 CLT Getúlio Vargas Art. 3º  – Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza  não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Parágrafo único  – Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual

TRABALHO AVULSO

CONTRATO FACÇÃO

TERCEIRIZAÇÃO: ADQUIRIR PRODUTOS MEIO OU CONTRATAR MÃO-DE-OBRA TERCEIRIZAÇÃO: ADQUIRIR PRODUTOS MEIO OU CONTRATAR MÃO-DE-OBRA? empresas de produção x empresas de serviços

AMPLIAÇÃO DA POSSIBILIDADE DE CONTRATAÇÃO POR EMPRESA INTERPOSTA Lei 6.019/74 - Trabalho Temporário Lei 7.102/83 - Serviços de Vigilância, posteriormente ampliada para serviços de conservação e limpeza e atividades especializadas, pela compreensão do teor do Enunciado 331 do TST

Súmula nº 256 do TST CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. LEGALIDADE (cancelada) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 Salvo os casos de trabalho temporário e de serviço de vigilância, previstos nas Leis nºs 6.019, de 03.01.1974, e 7.102, de 20.06.1983, é ilegal a contratação de trabalhadores por empresa interposta, formando-se o vínculo empregatício diretamente com o tomador dos serviços.   Histórico: Revista pela Súmula nº 331 - Res. 23/1993, DJ 21.12.1993 e 04.01.1994 Redação original - Res. 4/1986, DJ 30.09.1986, 01 e 02.10.1986

Súmula nº 331 do TST I - A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário (Lei nº 6.019, de 03.01.1974).   II - A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da Administração Pública direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988).   III - Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância (Lei nº 7.102, de 20.06.1983) e de conservação e limpeza, bem como a de serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta.  

Súmula nº 331 do TST CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. LEGALIDADE (nova redação do item IV e inseridos os itens V e VI à redação) - Res. 174/2011, DEJT divulgado em 27, 30 e 31.05.2011 V - O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços quanto àquelas obrigações, desde que haja participado da relação processual e conste também do título executivo judicial. V - Os entes integrantes da Administração Pública direta e indireta respondem subsidiariamente, nas mesmas condições do item IV, caso evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigações da Lei n.º 8.666, de 21.06.1993, especialmente na fiscalização do cumprimento das obrigações contratuais e legais da prestadora de serviço como empregadora. A aludida responsabilidade não decorre de mero inadimplemento das obrigações trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada. VI – A responsabilidade subsidiária do tomador de serviços abrange todas as verbas decorrentes da condenação referentes ao período da prestação laboral.

O QUE É A TERCEIRIZAÇÃO? De forma ampla um fenômeno de contratação indireta da mão-de-obra com fins a: 1) reduzir custos – à custo da qualidade de vida do trabalhador 2) reduzir a força da proteção sindical do empregado

O QUE É A TERCEIRIZAÇÃO? Sob a justificativa da especialização, de forma ampla é um fenômeno de contratação indireta da mão-de-obra com fins a: 1) reduzir custos – à custo da qualidade de vida do trabalhador 2) reduzir a força da proteção sindical do empregado

O Know-how sempre é da tomadora ESPECIALIZAÇÃO ONDE? O Know-how sempre é da tomadora

terceirização

NÃO CONTRATAÇÃO DIRETA INFORMAL MASCARADA COM ARES DE LEGALIDADE

NÃO FORMALIZAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO MASCARADA FRAUDES AO CONTRATO DE EMPREGO

Intermediação de mão-de-obra

Diferença de tributação de empresas Pulverização – enfraquecimento sindical Redução obrigações sociais Redução de obrigações de segurança do trabalho

trabalho temporário

Negação total da relação de emprego FRAUDES SEM A FORMALIZAÇÃO DO CONTRATO DE EMPREGO: Negação total da relação de emprego

TRABALHO COOPERADO

APRENDIZAGEM

ESTÁGIO

PEJOTIZAÇÃO

Correspondentes bancários

TRABALHO DIGNO SINAIT – 2015 AFT Lilian Carlota Rezende