Conexão do saber Língua Portuguesa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

INTRODUÇÃO AO LATIM COMPREENDER NOÇÕES DE CUNHO GRAMATICAL DO MODELO FUNDADOR DA GRAMÁTICA ORIUNDO DA LÍNGUA LATINA.
Leitura e Resumo.
Memorizando as clothes
ÁREA DE CONHECIMENTO Matemática.
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Projeto Correspondência
Profa. Dra. Kátia Aparecida Cruzes
LEITURA E PRODUÇAO DE TEXTO
Língua Portuguesa Complemento Nominal Fátima Liporage.
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
PREDICATIVO DO SUJEITO DO OBJETO.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
PREDICATIVO DO SUJEITO DO OBJETO.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TEXTO PUBLICITÁRIO ANÚNCIO
Curso de Gêneros Textuais
ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO PROFESSORAS: Miria Zwirtes e Joseli Calderari Bustolim PLANO DE AULA Tema da aula: Família Série: 2º ano.
O novo e o necessário na avaliação Imenes e Lellis (2002)
Disciplina: Língua Portuguesa Profª Anna Motta Ano: I LSCU
Objeto de Aprendizagem Língua Solta
Período composto por subordinação: orações substantivas
Orientação Técnico-Pedagógica
Redação UEM Gêneros textuais
Regência nominal e verbal
Tipos de predicado.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Ponto de partida Capítulo 3
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
VALOR SONORO DAS VOGAIS LÍNGUA PORTUGUESA
Adjetivos: (p “Noções do Grego Bíblico”
ROTEIRO PEDAGÓGICO PARA USO DA CONEXÃO DO SABER
Esta apresentação não ocorreu no próprio Visual Class devido ao tamanho - muitos megas, que demanda tempo e espaço para que seja possível a visualização.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Língua Portuguesa Rosimeire M. faria
PROFª Leila de Souza Ganem
Documentação e Resenha
PROF.ª CRISTINA PORTELA
Etapas de uma sequência didática
Animais em extinção Nome: Patrícia Lopes Santhusa Pacheco
COMO PROCEDER Cadastro de Alunos pelo site da ENAP.
ROTEIRO PEDAGÓGICO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
Criando tarefas. Uma única vez Escolher.
Autoras: Rosana Rita Gottardi Van Opstal Edição: Site da Educação - SEDUC.
PROFª. Leila de Souza Ganem
Silvana Lamas Alves Ana Paula Guerreiro UME João Papa Sobrinho 3º ano
Tecnologias / Produção de texto
Leitura e Escrita Rosária Politano Lobo UME Pedro II
O que é o plágio? O plágio é quando a gente tira alguma coisa da internet e depois identificamos como se fosse nossa!
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Tipos de predicado “O predicado verbal, que exprime um fato, um acontecimento, ou uma ação, tem por núcleo um verbo, acompanhado ou não, de outros elementos".
Noções básicas.
Profª Ms Patrícia Maria Serrano
Didática da Alfabetização
LINGUA PORTUGUESA. LINGUA PORTUGUESA Leitura e Interpretação Atividades do livro didático e atividades complementares Gramática e Ortografia Produção.
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
ESCOLA MUNICIPAL SANTO RAFAGNIN
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
EXEMPLOS DE QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA
A transitividade verbal é o processo por meio do qual a ação verbal se transmite a outros termos da oração, que atuam como seus complementos. Os verbos.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
3º ANO/2017 Língua Portuguesa – Cristiane Pissutti.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO.
Transcrição da apresentação:

Conexão do saber Língua Portuguesa Complementos verbais e nominais 8.º Ano Prof.ª Eliana Marcia

Objetivos: Ler, compreender e interpretar textos do gênero Conto; Conhecer e identificar a estrutura do gênero textual; Identificar, no texto, verbos e nomes que precisam de complementos; Distinguir os complementos verbais dos nominais.

A proposta é trabalhar a gramática contextualizada no Conto “Sofia”. Orientações: A proposta é trabalhar a gramática contextualizada no Conto “Sofia”. Para o desenvolvimento da atividade, os alunos farão a leitura do conto e, em seguida, a interpretação do texto. Na sequência, deverão destacar os trechos do texto em que aparecem verbos transitivos e intransitivos.

Procedimentos em sala de aula: Leitura silenciosa do texto. Comentários sobre a vinda de imigrantes para o Brasil. Trabalhar os exercícios de interpretação. Destacar trechos em aparecem verbos com complementos. Identificar os objetos indiretos. Destacar substantivos que precisam de complementos. Distinguir objetos indiretos e complementos nominais. Aplicação de exercícios para fixação.

Procedimentos no laboratório de informática: Acessar, no site Conexão de Saber, o módulo Língua Portuguesa. Clicar em Complementos verbais e nominais e participar das atividades propostas para fixação do conteúdo.