K ARL M ARX Delilian Fogliatto Luciana Oliveira Luís Fernando Baldissera Sociologia da Educação I-A Prof. Neusa Chaves Batista.

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Transcrição da apresentação:

K ARL M ARX Delilian Fogliatto Luciana Oliveira Luís Fernando Baldissera Sociologia da Educação I-A Prof. Neusa Chaves Batista

BIOGRAFIA Karl Heinrich Marx Nascimento: Tréveris (Prússia) - 18/05/1818 Falecimento: Londres (Inglaterra) - 14/03/1883 Atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. Amigos intelectuais: Friedrich Engels e Georg Hegel

P ENSAMENTO MARXISTA A complexa história da espécie humana pode ser reduzida a uma única fórmula? Classe DominanteClasse Subordinada vs. Luta de Classes Economia

P ENSAMENTO MARXISTA Marx acreditava que a tarefa da filosofia não era discutir ideias, mas provocar mudanças reais. A burguesia “tinha reduzido o valor pessoal ao valor de troca”. Valores morais, religiosos e até sentimentais tinham sido esquecidos, enquanto todo mundo (de cientistas a advogados a sacerdotes e poetas) tinha se transformado em nada mais que trabalhadores assalariados. O livre comércio é visto como uma liberdade irracional. Alienação – Exemplo do sapateiro

P ENSAMENTO MARXISTA A única solução era que todos os meios de produção econômica (terra, matérias-primas, ferramentas e fábricas) se tornassem propriedade comum. “De cada um, de acordo com suas capacidades; para cada um, de acordo com suas necessidades.” Marx Mudança dialética – Tese / Antítese – Síntese Estado final, livre de conflito, sociedade perfeita onde todos trabalhariam harmoniosamente rumo a um bem-estar de um todo maior.

P ENSAMENTO MARXISTA “As ideias dominantes de cada época sempre foram as ideias de sua classe dominante.” Marx As quatro diferentes formas de propriedade (modos de produção): 1. Sistema tribal original da propriedade comum 2. Antigo sistema de propriedade comunal e estatal (em que tanto a escravidão quanto a propriedade privada começaram) 3. Sistema feudal de propriedade 4. Moderno sistema de produção capitalista

P ENSAMENTO MARXISTA Superestruturas – política, artes, religiões, filosofias Segundo Marx, quando um modo de produção muda, as superestruturas mudam, que se desenvolvem para servir aos interesses das classes dominantes. Sociedade Utópica – ditadura do proletariado

MARX E A EDUCAÇÃO Marx vê a educação de duas formas: 1. Como uma ferramenta que pode levar o ser humano a alienação, perpetuando a exploração de uma classe sobre a outra; 2. Como instrumento emancipador, libertando o indivíduo da exploração e do jugo do capital. Marx acreditava que o ser humano em sua formação necessitava da educação formal escolar e do trabalho braçal. Para ele uma vez conjugados o trabalho e a escola, uma atividade funcionaria como descanso para a outra. Marx afirma que a escola em tempo integral é pouco produtiva, para ele a mãos sujas de graxa e o suor do rosto seriam tão educativos do ponto vista moral quanto os livros, os cadernos e o lápis. E propõe diferentes jornadas para diferentes idades.

MARX E A EDUCAÇÃO A preocupação com a educação deveria ser, fundamentalmente, a de romper com a alienação do trabalho. Esse seria o ponto de partida para romper com a passividade do trabalhador frente à ideologia da classe dominante. Marx diz que os conteúdos educacionais devem contemplar três dimensões: uma educação mental, uma educação física e uma educação tecnológica. Rechaçava propostas genéricas de adoção de um ensino público e gratuito para todos e oferecido pelo Estado.

MARX E A EDUCAÇÃO Como Marx e Engels viam, na nova sociedade preconizada por eles, um processo educacional que contribuísse efetivamente para emancipar o ser humano? “A educação dará aos jovens a possibilidade de assimilar rapidamente na prática todo o sistema de produção e lhes permitirá passar sucessivamente de um ramo para outro, segundo as necessidades da sociedade ou suas próprias inclinações. Por conseguinte, a educação nos libertará deste caráter unilateral que a divisão atual do trabalho impõe a cada indivíduo. Assim, a sociedade organizada sobre bases comunistas dará a seus membros a possibilidade de empregar em todos os aspectos suas faculdades desenvolvidas universalmente.” Engels

REFERÊNCIAS - Acessado em 31/03/2013