MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI e-PING Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico FUNDO DE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Advertisements

Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
Ciclo de vida e organização do projeto
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
PADRÕES DE INTEROPERABILIDADE DE GOVERNO ELETRÔNICO (E-PING)
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
CAPA.
Referência de migração para software livre do Governo Federal
PLANO DE GESTÃO.
CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE 29/08/2012
Governo Eletrônico para Todos
Taxonomia, Metadados e Ontologia no governo
Estudos Setoriais Secretaria da Receita Federal do Brasil
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Portal dos Convênios – SICONV
NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
2o Seminário Sistema de Custos no Setor Público
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Política de Governo Eletrônico e o Desafio da Integração.
Política nacional de planejamento regional urbano
Governo Eletrônico.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Promoex 1.5. Resultado Primário estabelecido na LDO - Art. 4 §1º e Art. 9º LRF COMPARTILHAMENTO DE CONTROLES INFORMATIZADOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
Governo Eletrônico no Brasil
Portal de Serviços e Informações do Governo do Paraná Portais de informação sobre serviços públicos: Portal de Serviços e Informações do Governo do Paraná.
Gestão de Processos e Tecnologia da Informação
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Objetivo Desenvolver um conjunto de sistemas suportados em processos padronizados, acessados e alimentados pelos diferentes agentes da Educação Profissional.
CARTÃO DE PAGAMENTOS DO GOVERNO FEDERAL FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ PAULO M. BUSS.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Curso de Graduação em Gestão Pública
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Sistemas de Informações Gerenciais 2010/01 Prof. Ms. Adriana M. Martins
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
SINIEF – Marco institucional na área fazendária estadual e federal.
I Encontro Nacional de Portais de Compras Públicas.
GOVERNO ELETRÔNICO Aula 6 – O programa de governo eletrônico na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva.
 .
POLITICAS DE SEGURANÇA
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Portal Único de Comércio Exterior
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
Projeto Engenharia de Software e Técnicas de Programação Avançada
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SÉRGIO NOGUEIRA SEABRA Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Setembro/2013 IX Encontro Nacional do CONACI Parceria.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Eloi Juniti Yamaoka Workshop: Modelo de Requisitos para Sistemas de Gestão de Documentos e Processos Eletrônicos.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Brasília/DF Objetivo: Contratação de 6 consultores com a finalidade de atualizar o conteúdo dos manuais técnicos da SEDEC. Custo: US$ ,23.
Gestão de Bens Móveis HELOIZA MUNIZ Analista de Planejamento e Orçamento
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
Implementação de uma API baseada na abordagem arquitetural REST para as aplicações internas do SEMASA Acadêmico: Alexandre Martini Orientador: Carlos Henrique.
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI e-PING Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico FUNDO DE COR CLARA Facilita a leitura e não aparece na impressão em preto e branco CAPA APLICAÇÃO DA MARCA CICLO DE CONFERÊNCIAS UNILEGIS 2009 Nazaré Lopes Bretas Brasília, 29 de junho de 2009

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI O que é e-PING ? Uma arquitetura que define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização de TIC no Executivo Federal, estabelecendo as condições de interação com os demais poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Modelo de Governo Eletrônico

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Adesão à e-PING Entidades fora do governo federal – Poder Executivo brasileiro –voluntária e sem qualquer ingerência por parte da Coordenação da e- PING. »Exemplo: Executivos Estaduais Órgãos do governo federal – Poder Executivo brasileiro (Órgãos da Administração Direta, Autarquias e Fundações) –Obrigatória A adesão ocorre de maneira gradativa (plano de implementação)

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Histórico

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Histórico

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Políticas Gerais –Alinhamento com a Internet (todos os sistemas); –Adoção do XML (padrão primário para integração de dados); –Adoção de navegadores (browsers); –O desenvolvimento e adoção de um Padrão de Metadados do Governo Eletrônico (modelo aberto e internacional); –Desenvolvimento e manutenção da Lista de Assuntos do Governo (assuntos relacionados com atuação de Governo);

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Políticas Gerais –Suporte de mercado (redução de custo e risco); –Transparência (sítio à disposição da sociedade); –Adoção Preferencial de Padrões Abertos (proprietários são transitórios);

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Responsabilidades

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI e-PING - Segmentação 1.Interconexão 2.Segurança 3.Meios de Acesso 4.Organização e Intercâmbio de Informações 5.Áreas de Integração para Governo Eletrônico

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI e-PING – Órgãos envolvidos SegmentoNúmero de Órgãos Interconexão 18 Segurança 15 Meios de Acesso 12 Organização e Intercâmbio de Informações 21 Áreas de Integração para Governo Eletrônico 32

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Componentes e situação

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Comparação entre e-GIFs – Escopo de Interoperabilidade Escopo Fonte: United Nations Development Programme, e-Government Interoperability Guide G2G = Government-to-government G2C = Government-to-citizens G2B = Government-to-business G2Org = Government-to-organizations G2OG = Government-to-other-governments

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Comparação entre e-GIFs – Princípios de Interoperabilidade Princípios Fonte: United Nations Development Programme, e-Government Interoperability Guide

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Comparação entre e-GIFs – Domínios de Interoperabilidade Domínio de Interoperabilidade Fonte: United Nations Development Programme, e-Government Interoperability Guide

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Comparação entre e-GIFs – Segmentos de Interoperabilidade Camadas Fonte: United Nations Development Programme, e-Government Interoperability Guide

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Tendências e Desafios Modelo de Maturidade –   Checklist e resultados de conforme/não conforme é inviável –   Baseado em um Modelo de Níveis de Maturidade –O modelo de auditoria proposto possuirá três fases:

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Tendências e Desafios Semântica –Produzir um plano de ação para avançar na definição do modelo de ontologia; –Realizar uma aplicação prática de um modelo de ontologia tendo como referência a carta de serviço; –Publicar versão 2.0 da LAG – Lista de Assuntos do Governo (preferencialmente denominando-a VISP – Vocabulário Integrado do Setor Público), estimulando seu uso para a indexação de páginas governamentais na Internet.

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Tendências e Desafios Catálogos –Disponibilizar Catálogo Xml Schemas; –Construir o Catálogo e-PING (integrando CPD, XML Schemas e serviços); –Publicar estudo sobre xBRL; –Publicar Referência para Documentação de Interfaces de Integração; –Documentar interfaces de integração de sistemas estruturadores da APF.

Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI Nazaré Bretas Departamento de Integração de Sistemas de Informação