Qual a importância da Atividade Física no combate à Obesidade?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O STRESS PRODUTIVO.
Advertisements

SEDENTARISMO.
Roberto Teixeira Mendes Depto. de Pediatria FCM / Unicamp
ATIVIDADE FÍSICA Prof.ª Paula Djane.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE
ENVELHECER COM SAÚDE Envelhecer bem depende do equilíbrio entre as limitações e as potencialidades de cada um. É preciso aceitar e compreender as mudanças.
Pirâmide de atividade física
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Aptidão Física.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Prof. VILMAR CAUS MAZINHO
SEDENTARISMO Qual sua relação com o corpo humano e o coração ??
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
COMBATE A FOME 6°B.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Exercícios Físicos.
EM BUSCA DO PESO IDEAL IDENTIFICAÇÃO: - ADEMIR ROQUE ENGEROFF
Televisão e Obesidade fonte bebe.sapo
A influência da tecnologia no sedentarismo
Atividade Física e Promoção da Saúde
Fonte: Redação Meia Fina
Atividade física.
DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS
Seminário 4 – Unidade I.
Sedentarismo Seminário 5 – Unidade I.
DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA (06/04)
O VEGETARIANISMO NA TERCEIRA IDADE
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo
Benefícios do Exercício
OS BENEFÍCIOS DOS JOGOS INTERNOS
“A aula de Educaçao Física
PILATES: Essa prática é feita no chão ou com aparelhos???
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Desenvolvimento motor
Aula 07 – Ensino Fundamental II
PROGRAMA VID A TIVA Prefeitura Municipal de Registro Departamento Municipal de Saúde Novembro/2008.
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Disciplina: Termogênese nos seres vivos. Artigo: Aluna: Aline Miyoko Sakaguchi Yamashita.
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida.
Prof. Dr. Marco Antonio Bettine de Almeida
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari Excesso de peso, atividade física e hábitos alimentares Nomes: Adriel, Larissa e Natacha Turma: 223 Disciplina:
QUALIDADE DE VIDA ESCOLA JARDIM NAIPI
OBESIDADE Turma do 8º Ano de Ciências da Escola Evangélica Ágape
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Doenças crônico-degenerativas
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
ATIVIDADES FÍSICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Exercícios físicos e saúde mental (03/08)
OBESIDADE.
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Aptidão Física Educação Física II.
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL DE RIO FORTUNA/SC Flávia Alberton – Nutricionista – Coordenadora do Projeto Renata Boeing – Professora.
Margarida Ferreira 3º Ano da Turma 5 Em qualquer idade, o exercício físico tem um papel importante na saúde, no bem estar e na criação de estilos de.
Atividade Física e Qualidade de Vida
A atividade física faz parte da natureza humana, com dimensões biológica e cultural. A prática de atividades físicas pode beneficiar todas as pessoas (jovens.
1 Priscila Marconcin Margarida Espanha Doutoranda da FMH Depto. de Desporto e Saúde Faculdade de Motricidade Humana - UL Saúde e Qualidade de Vida Curso.
 Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam a significação social e cultural dos alimentos como fundamento básico.
Transcrição da apresentação:

Qual a importância da Atividade Física no combate à Obesidade?

Vivemos atualmente na era do sedentarismo Vivemos atualmente na era do sedentarismo. A cada dia as pessoas estão diminuindo suas atividades físicas cotidianas e ao mesmo tempo aumentando a ingestão de alimentos calóricos e pouco nutritivos. O impacto não poderia ser diferente: os índices de saúde e qualidade de vida são afetados negativamente.  A vida sedentária facilitada pelos avanços tecnológicos (computadores, televisão, videogames, etc.), faz com que as crianças não precisem se esforçar fisicamente a nada. Hoje em dia, ao contrário de alguns anos atrás, as crianças devido à violência urbana a pedido de seus pais, ficam dentro de casa com atividades que não as estimulam fazer atividades físicas como correr, jogar bola, brincar de pique etc., levando-as a passarem horas paradas enfrente a uma TV ou outro equipamento eletrônico e quase sempre com um pacote de biscoito ou um sanduíche regado a refrigerantes. Isto é um fator preocupante para o desenvolvimento da obesidade.

Afirmamos ainda que a prática de esporte seja essencial para uma melhor qualidade de vida. Assim como o conhecimento faz diferença no mundo em que vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano. Para as crianças e adolescentes o esporte proporciona momentos de aprendizagem. Ao praticar um esporte expressamos sentimentos, crenças, valores, enfim, nosso modo de sentir e perceber o mundo, proporcionado assim um impacto positivo sobre a educação.

○ O que a ausência de exercício pode trazer para as crianças e adolescentes? ●Diminuição do acervo motor: Nessa fase da vida eles estão mais propensos a realizar, assimilar e armazenar em seu sistema nervoso central, novos gestos e movimentos motores que na fase adulta contribuirão muito na realização dos mais variados tipos de atividades físicas ou esportivas;  ●Conflitos na socialização: De uma forma geral, a prática esportiva pode unir as pessoas, por isso crianças e adolescentes que não possuem esse hábito podem perder uma grande oportunidade de estreitar laços de amizades e fazer parte de grupos diferentes;  ●Aumento do peso: Crianças e adolescentes que não praticam nada, provavelmente têm ou terão um impacto negativo no peso corporal, que ocorre pelo acúmulo maior de calorias;  ●Desvios posturais: A prática de uma atividade física regular pode evitar anormalidades posturais, além de baixa flexibilidade e pouca força muscular;  ●Risco de doenças: 70% das doenças que mais matam no mundo inteiro estão relacionadas ao estilo de vida e são diretamente provocadas pela obesidade. 

○ Quais os benefícios das atividades físicas para as crianças e adolescentes?   •Estímulo ao bem estar e hábitos de vida saudáveis; •Formação de hábitos de vida saudáveis no futuro; •Estímulo para o desenvolvimento da massa óssea, muscular e articulações; •Aumento da força e resistência muscular; •Contribui na saúde e controle de peso; •Redução do risco para doenças crônicas: doenças cardiovasculares, tumores, diabetes e hipertensão arterial; •Promoção da convivência saudável em comunidade; •Estímulo ao amadurecimento das habilidades cognitivas e motoras. ATENÇÃO “Seja brincando, seja praticando atividade física formal, toda criança precisa se exercitar diariamente. Isso reduz o risco de desenvolver, lá na frente, várias doenças crônicas.”

Uma hora por dia. Esse é o tempo que as crianças precisam – ou deveriam – reservar para praticar algum tipo de atividade física, segundo os pediatras. E entenda-se por atividade física algo que elas fazem intuitivamente: brincar. Vale pular corda, jogar bola, subir em árvore, correr, se esconder. Enfim, qualquer brincadeira que leve a criança a se mexer, todos os dias. Realização: http://www.blogdocoi.com.br/wordpress/ 2015