OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC Secretaria de Comércio Exterior - SECEX Departamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCEDIMENTOS PARA IMPORTAÇÃO
Advertisements

Imposto sobre a Importação
Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
Instruções para preenchimento
IMPORTAÇÕES DEFINITIVAS
III REUNIÃO PREPARATÓRIA CT-INFRA 2010
ANVISA MISSÃO : Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso.
Licenças de Importação Registro e Acompanhamento – Dicas
Importação de Máquinas e Equipamentos Usados
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Regimes de Tributação
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
Passo a Passo da Exportação Encomex Vitória – 02/07/09
Legislação de DB Vilma Lima.
Evoluções.
Siscomex Exportação web
Departamento de Operações de Comércio Exterior – DECEX
Controle Administrativo no Comércio Exterior
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
13ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior 08 de fevereiro de 2012.
9a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 07 de abril de 2011.
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
Departamento de Operações de Comércio Exterior – DECEX
Departamento de Operações de Comércio Exterior - DECEX
Sistemática de Importação e Exportação
“Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé)
TRATAMENTO ADMINISTRATIVO DAS IMPORTAÇÕES “ Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé) PROFESSOR NARCÉLIO BARBOSA.
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria da Receita Federal do Brasil
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
LICENCIAMENTO DE IMPORTAÇÃO
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Política Nacional do Meio Ambiente
TRÂMITE PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E TOMADA DE CONTAS ESPECIAL
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO.
_________________________
1 1.
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC Secretaria de Comércio Exterior - SECEX Departamento.
Prestações de Serviço de Transporte Art. 2° São hipóteses de incidência do ICMS: VI - as prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal,
REGIME DE DRAWBACK O Regime de Drawback é um incentivo a exportação. Ele confere isenção de impostos na importação da matéria prima destina a fabricação.
Relatório Semestral de Comercialização
Controle administrativo no comércio exterior
Marcelo Landau FIEP, Curitiba, 30 de junho de 2015
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
II Imposto sobre a Importação
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR ETIQUETAS. AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR ETIQUETAS (Pontualidade) SISTEMA DE AVALIAÇÃO Cumprimento do Prazo de Entrega constante no.
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC Secretaria de Comércio Exterior - SECEX Departamento.
Secretaria de Comércio Exterior - SECEX Departamento de Operações de Comércio Exterior – Decex DRAWBACK INTEGRADO Normas, Procedimentos e Dúvidas DRAWBACK.
Processo Eletrônico Cristina Assmann, Supervisão de Instrução de Contas Municipais Resolução n.º 982/2013.
REGIME ADUANEIRO ESPECIAL DE DRAWBACK
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Portfólio Classificação Fiscal de Mercadorias
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
Relatório de Comercialização
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Departamento de Contabilidade e Finanças – DCF/PROPLAN.
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
LICENCIAMENTOS. LICENCIMENTOS AMBIENTAIS: ATIVIDADE DE EXTRAÇÃO DE ARGILA ATIVIDADE DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS: TELHAS-TIJOLOS LICENCIAMENTO MINERAL- DNPM.
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
LICENCIAMENTO DE IMPORTAÇÃO
Carlos Biavaschi Degrazia Brasília, DF, 10 de novembro de 2015 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC Secretaria de Comércio.
IMPORTAÇÕES PARA PESQUISA
Tributos Internacionais
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Art. 153, I da Constituição Federal; Função extrafiscal; Fato gerador – sujeito passivo art. 19 CTN – desembaraço aduaneiro, entrada.
HENRIQUE OLIVEIRA GADELHA
O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.
Marcelo Landau BRASÍLIA, DF, 15 de março de 2016 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC Secretaria de Comércio Exterior -
ABIMO 338 associados divididos em 6 setores % 80% De todas as empresas do setor médico são associadas à ABIMO Do faturamento do setor médico vem.
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
Transcrição da apresentação:

OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC Secretaria de Comércio Exterior - SECEX Departamento de Operações de Comércio Exterior- DECEX Coordenação de Operações de Importação de Usados e Similaridade-COIMP IMPORTAÇÕES SUJEITAS À APURAÇÃO DE PRODUÇÃO NACIONAL

Similaridade – Decreto-Lei 37/66 Importações amparadas por benefícios fiscais - RECOPA, REPORTO, REPENEC, RECINE (Lei específica) - Importações de Instituições enquadradas no Decreto-Lei 37/66 IMUNIDADE TRIBUTÁRIA – Art. 150 Constituição Federal e Ato Declaratório Interpretativo SEF nº 20, de 5/1/2002 Material Usado - Portaria DECEX 8/91 -Máquinas, equipamentos, aparelhos, instrumentos, ferramentas, moldes e contêineres para utilização como unidades de carga. Apuração de Produção Nacional BENS USADOS E SUJEITOS EXAME SIMILAR

Exame de similaridade (Decreto-Lei 37/66 e Portaria SECEX nº23/2011): Produção nacional diferente de Similar Nacional No caso de usados, a produção nacional impede a importação Havendo produção, parte-se para a análise da similaridade. Observar Decreto-Lei nº 37, de 1966, art. 18: I - qualidade e especificações ao fim a que se destine; II- preço não superior ao custo de importação, moeda nacional, da mercadoria estrangeira, base no preço Cost, Insurance and Freight - CIF, acrescido dos tributos que incidem sobre a importação e de outros encargos de efeito equivalente; III- prazo de entrega normal ou corrente.

Mercadorias para publicação - No licenciamento deverá constar no campo descrição da mercadoria: Modelo, Marca, Fabricante, ano de fabricação do equipamento e nº série - Citar amparo legal no campo informações complementares. - Enviar catálogo técnico ou memorial descritivo para a caixa postal (tamanho máximo de 4 Mb), NA MESMA DATA DO REGISTRO da LICENÇA, com dados para contato. Assunto – LI e NCM, com tradução em língua portuguesa - O catálogo/memorial descritivo não poderá conter informações particulares (nomes, telefones, logomarcas) que não sejam do fabricante estrangeiro. O catálogo tem que ser preferencialmente em formato PDF, e o arquivo não pode ser maior que 4 Mb. - Registrar uma LI para cada modelo de máquina; Apuração de Produção Nacional BENS USADOS E SUJEITOS EXAME SIMILAR

Igual ao catálogo

Consulta Pública (sexta-feira) - Disponível no sitio do MDIC - Prazo para contestação = 30 dias (durante a consulta) - Validade da consulta = 180 dias Contestação pelo produtor nacional - Protocolo na SECEX dentro do prazo - deverá conter: Indicação do bem contestado; COMPARATIVO TÉCNICO COM O BEM CONTESTADO; Catálogo técnico; Comprovação de fornecimento; Índice de nacionalização de acordo com as regras de origem do Mercosul. Apuração de Produção Nacional BENS USADOS E SUJEITOS EXAME SIMILAR

descrever o processo produtivo análise de enquadramento como linha contém todos os equipamentos NCM e descrição corretos envia ofícios – importador e entidade de classe recebimento do acordo de contrapartida registra LI para toda a linha – informações complementares deverá constar: Oficio DECEX/COIMP nº, data aprovação. Linhas de Produção Dispensa do exame de produção nacional Portaria DECEX 8/91

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Ex-tarifário – dispensado de apuração de produção. Informar na ficha Informações Complementares: Ex nº, Res.Camex, data e validade da Resolução; Bens com Consultas anteriores válidas, informar na ficha Informações Complementares: Consulta Pública nº e data da publicação e validade da consulta; Bens de Informática e Telecomunicações – Portaria DECEX 8/91, art.... (dispensa o exame de produção). Partes e peças usadas – apresentar atestado de inexistência de produção nacional e garantia do fabricante ou da empresa responsável pelo recondicionamento..

Observações Importantes Incompatibilidade – Incoterms Uso indevido da caixa postal institucional COIMP/CATALOGOS Informações de enquadramento legal – Lei/Decreto DICAS DECEX – IMPORTAÇÃO – USADOS Informações Complementares - Empresa, Nome, fone,e.mail Ofício de encaminhamento (ENDEREÇAMENTO) Li SUBSTITUTIVA – ADM TEMPORÁRIA Descaracterização de LicençaExemplo: Alteração no modelo, dados técnicos, NCM, importador