Subprojetos MEB e SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA Maria Emilia de Castro Rodrigues
Museu Virtual da Educação em Goiás Osmar Fávero - 2000 “Infovias e Educação” Museu Virtual da Educação em Goiás <www.fe.ufg.br/reheg>; <www.fe.ufg.br/museu > Osmar Fávero - vídeo → educação popular no Brasil, 1947-1966, na Anped/2008 <http://www.forumeja.org.br/edupopular> Tese - “ENRAIZAMENTO DE ESPERANÇA: As bases teóricas do Movimento de Educação de Base em Goiás
Coleção - Movimento de Educação de Base (MEB) Organizado em 1961 Atuou nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste Reprimidos nos anos da ditadura militar Necessário o trabalho de: localização; identificação; recuperação; organização; e classificação do acervo segundo a Norma Brasileira de Descrição Arquivística – Nobrade;
EJA – Fávero (2013); Rodrigues (2000)... Embasamento teórico da equipe do CMV EJA – Fávero (2013); Rodrigues (2000)... Movimentos sociais e educação popular: Freire (2004); Paludo (2008); Brandão (2008)... Educação do campo em Goiás - Canezin (1983) Arquivística – Nobrade (Brasil, 2001); Ancona (1999)... Memória: Thompson (1992); Le Goff (2003); Ricouer (2007) etc. História oral.
Modelo de ficha catalográfica
Produções: 22 artigos sendo: 19 em eventos, 2 em periódicos e 1 em livro
Equipe: Maribel Schveeidt – 2011 a 2014 Sérgio Ernani Gorski Ferro – 2011 Dinorá de Castro Gomes – 2011 Gabriela Isaac Moreira - 2011 Dayane Mendes da Silva – 2011 a 2013 Maria Aldina Gomes da Silva Francisco – 2012 a 2014 Maíra Soares Ferreira - 2012 Andréia Ferreira dos Santos – 2012 – 2013 Maria Emilia de Castro Rodrigues – coord.
Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal Subprojeto: Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia: história e memória - fundo - Assinatura do termo de cooperação – Centro Memória Viva/FE/UFG e Secretaria Municipal de Educação de Goiânia 06/06/2012.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 2012 – 2015 → Formação teórica da Equipe de pesquisa: Pistas teóricas e metodológicas (SÁ- SILVA et. al., 2009); O método da análise documental: Seu uso numa pesquisa historiográfica (PIMENTEL, 2001); A análise documental no contexto da metodologia qualitativa: uma abordagem a partir da experiência de pesquisa do Programa de Pós- Graduação em Educação da Unisinos (CORSETTI, 2006); Tipologia Documental de Partidos e Associações Políticas Brasileiras (LOPEZ,1999); Norma Brasileira de Descrição Arquivística - Nobrade (CONARQ, 2006); estudos sobre hist., memória e esquecimento; → Higienização, separação e organização dos documentos de EJA da SME Goiânia disponíveis na UFG; → Identificação dos materiais disponíveis na DEF-AJA;
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 2012 – 2015 → Construção do Subprojeto: Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia: História e memória MARIA EMILIA DE CASTRO RODRIGUES (coord.) MARIA MARGARIDA MACHADO (vice-coord.) DINORÁ DE CASTRO GOMES CLÁUDIA BORGES COSTA VÂNIA OLARIA MÁRCIA BUENO
Organização do Organograma da SME 1º organograma – ago. a out./2012 2º Organograma – out. a dez./2012
- 2012 - Out. a dez. - bolsistas Marli e Ilza Higienização e catalogação de 10 caixas arquivos da DEF-AJA/SME - 2013 - Conversa com o Arquivista da UFG – Rodolfo Medição do acervo de EJA da DEF- AJA/SME-Goiânia
Materiais disponíveis para tratamento 187 Caixas 177 Caixas pertecem a DEF-AJA SME-Goiânia 10 Caixas – CMV UFG Do total de 187 caixas foram higienizadas, organizadas e catalogadas 10 caixas
Classificação dos documentos higienizados, descritos e organizados conforme o organograma na planilha do Excel
Portal do Fórum Goiano de EJA 1 bolsista Pibic; 2 bolsistas de extensão do Portal do Fórum Goiano de EJA; 2 bolsistas do Obeduc; → Criação no menu horizontal no Portal do Fórum Goiano de EJA, do ícone Educação Profissional -> registro e divulgação da experiência do Proeja-FIC/Pronatec da SME de Goiânia; Portal do Fórum Goiano de EJA http://www.forumeja.org.br/go
- 2013 a 2014 1 bolsista Pibic; 2 bolsistas de extensão do Portal do Fórum Goiano de EJA; 2 bolsistas do Obeduc; → Criação no menu horizontal no Portal do Fórum Goiano de EJA, do ícone Educação Profissional -> registro e divulgação da experiência do Proeja-FIC/Pronatec da SME de Goiânia; - Final de 2014 e 2015 Formação teórico-prática de uma nova equipe de bolsistas voluntárias para o trabalho no subprojeto: Descrição e registro nas fichas de catalogação dos materiais das caixas; Organização na ficha do excel;
Equipe: Marli – out. a dez./2012 Ilza – out. a dez./2012 Prof. Márcia Bueno - SME (disposição de 20 h semanais para a pesquisa) – jun. 2012 a dez.2012 Andréia Ferreira dos Santos – 2013 a 2015 Prof. Maria Emilia de Castro Rodrigues – coord. Prof. Maria Margarida Machado – vice-coord. Doutorandas: Dinorá de Castro Gomes – 2012 Cláudia Borges Costa – 2012 a 2015 Vânia Olária - 2012
Palavras finais... “[...] memória é a capacidade humana de reter fatos e experiências do passado para retransmiti-las às novas gerações’’ (SIMSON, 2000, p. 63)
Referências BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular e a educação de jovens e adultos: antes e agora. In: MACHADO, Maria Margarida.(org.) Formação de educadores de jovens e adultos .Brasília: Secad/MEC, UNESCO, 2008. CANESIN, M. T. As formas de organização camponesa em Goiás. Goiânia: Editora da UFG, 1983. CORSETI, Berenice. A análise documental no contexto da metodologia qualitativa: uma abordagem a partir da experiência de pesquisa do Programa de Pós- Graduação em Educação da Unisinos. In: UNIrevista, v. 1, nº 1, p. 32-46, 2006. ISSN:1809-4651. FAVERO, Osmar (org.). Cultura popular educação popular – memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1983. _______. Uma pedagogia da participação popular – análise da prática educativa do MEB – Movimento de Educação de Base (1961-1966). Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006. ______. MEB - Movimento de Educação de Base primeiros tempos: 1961-1966. In: ROSAS, Paulo (org.). Paulo Freire: Educação e transformação social. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2002. LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora UNICAMP, 2003. MACHADO, Maria Margarida; RESES, Erlando; TORRES, Artemis; MONTEIRO, Areotildes (coord.). Centro Memória Viva: Documentação e Referência em EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais do Centro Oeste. Projeto de Pesquisa e Extensão, 2010 -2014. Goiânia, GO, 2009. (mimeo.) Disponível em: <http://forumeja.org.br/cr/sites/forumeja.org.br.cr/files/Projetocontromemoria20102014Goias.> acesso em 25/03/2012. NEPOMUCENO, Maria de Araújo. Prefácio, Capítulo 1. A informação Goyana em perspectiva: apresentação da revista. In: O Papel Político-Educativo de A informação Goyana na construção da Nacionalidade. Goiânia: Editora UFG, 2003. PALUDO, Conceição. Movimentos sociais e educação popular: atualidade do legado de Paulo Freire. In: STRECK, Danilo et.al. (Org.). Leituras de Paulo Freire: contribuições para o debate pedagógico (II). Brasília: Liber Livro, 2010, v. , p. 39-55. Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/fae/dialogoscompaulofreire/ConceicaoPaludo.pdf. Acesso em: 29/03/2012. PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: Seu uso numa pesquisa historiográfica. In: Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Cadernos de Pesquisa, 2001, nº 114, p. 179-195. PEIXOTO FILHO, José Pereira. A Travessia do popular na contra-dança da educação. Dissertação (Mestrado) – Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 1985. ______ . A Travessia do popular na contra-dança da educação. Goiânia, GO: Ed. Da UCG, 2003. RICOEUR, Paul. Memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007. RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. (Tese de doutorado) Enraizamento de esperança: as bases teóricas do Movimento de Educação de Base em Goiás. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2008. SÁ-SILVA, JACKSON Ronie, ALMEIDA et. al. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. In: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Ano 1, nº 1, jul. 2009. Disponível em: www.rbhcs.com. ISSN: 2175-3423. SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes Von. Memória, cultura e poder na sociedade do esquecimento: o exemplo do Centro de Memória da UNICAMP. In: FILHO, Luciano Mendes de Faria (org.). Arquivos, Fontes e Novas Tecnologias. Campinas, SP: Autores Associados; Bragança Paulista, SP: Universidade de São Francisco, 2000. THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. TOSCHI, Mirza Seabra; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. Infovias e educação. In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v.29, n.2, p. 313-326, jul./dez. 2003.