O financiamento da educação e o Regime de Colaboração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Que EJA temos e queremos?
Advertisements

SECAD Novembro de 2007 Ministério da Educação Secretaria de Educação
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Secretaria de Educação Básica
EDUCAÇÃO: AVANÇOS POSSÍVEIS COM A MELHORIA DA GESTÃO
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Plano Nacional de Educação
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
DO FUNDEF AO FUNDEB O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) foi substituído pelo Fundo de.
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
POLÍTICA DE FUNDOS Desafios para a construção de um Sistema Nacional de Educação Luiz Araújo.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
UNDIME – MT REUNIÃO AMPLIDA SISTEMA NACIONAL ARTICULADO (Cooperação) Antônio José Medeiros – SASE/MEC 13/Setembro/2011 Cuiabá-MT.
Fundeb e o desenvolvimento dos sistemas de ensino Dos aspectos positivos: política mais eqüânime de valorização de professores - PSPN mecanismo regular.
FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - FUNDEB CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO GESTORES DE ORÇAMENTO DOS ESTADOS Cuiabá – MT, agosto de 2005.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Mudanças na LDB e Projetos de Lei em Andamento Novembro 2014.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Valorização do Magistério: Piso Salarial e Plano de Carreira
QUAL??? COMO??? A MISSÃO DO PODER PÚBLICO NA EDUCAÇÃO
Planejando a Próxima Década
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
PNE - PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Lei /2001
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO PÚBLICO Bianca Mota de Moraes.
Normas de Cooperação entre os entes federados e a responsabilidade na Gestão Pública da Educação Virgínia Maria Pereira de Melo Dirigente Municipal de.
Perspectivas para a Carreira Docente Condições de Trabalho Docente.
Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - SASE Planejando a Próxima Década IV SEMINÁRIO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INTEGRAL Itajaí/SC.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Profª. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica/ MS e Vice-presidente da Undime Alternativas para o.
Gestão pública e a Lei de Responsabilidade Educacional Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/ CE Presidente da Undime.
O financiamento da educação
Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) Profª. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica/ MS Vice-presidente.
AUDIÊNCIA PÚBLICA - ESTUDOS E METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CAQI E O CAQ NOVA FORMA ESTRUTURANTE DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Novembro de 2015.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Municipalização Descentralização da execução das políticas públicas, sem os correspondentes recursos financeiros para fazer frente a novas responsabilidades.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
AUDIÊNCIA PÚBLICA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA Dia 19/11/2015.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Financiamento de uma educação de qualidade em uma federação em desequilíbrio José Marcelino de Rezende Pinto USP-Ribeirão Preto FINEDUCA Senado Federal.
NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAIS Marsia Sulzbacher (AE Executivo RS) Contato:
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
PNE PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Plano nacional de educação é uma série de metas, medidas, estratégias, objetivos e prioridades que visam melhorar.
Educação pública de qualidade o que é e como alcançá-la? Luiz Araújo.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Carlos Eduardo Sanches Assessor da Undime Impacto do Piso Salarial Nacional do Magistério.
Financiamento da Educação e Regime de Colaboração: um ano de PNE José Marcelino de Rezende Pinto USP Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da.
Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/ CE Vice-presidente da Undime Fundeb: perspectivas, reformulações e desafios.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
O PNE e o Pacto Federativo Secretaria Nacional de Articulação com os Sistemas de Ensino Ministério da Educação I SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
TEMA: DERECHO A LA EDUCACIÓN Y MODELOS PÚBLICOS ALTERNATIVOS EN LATINOAMERICA: ¿QUÉ NOS MUESTRAN LOS MODELOS ALTERNATIVOS A LA EDUCACIÓN NEOLIBERAL? Experiencias.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras/ RN Secretária de Finanças da Undime Alternativas para o financiamento.
Sistema Nacional de Educação Cooperação e definição de responsabilidades Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de.
Profª. Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras e Secretária de Finanças da Undime A Educação ao Longo da Vida.
Política de Fundos: qual o próximo passo? José Marcelino de Rezende Pinto USP Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação – Fineduca Contato:
Marlete dos Santos Lopes e Silva Dirigente Municipal de Educação de Bujari/ AC Presidenta da Undime/ AC 2º ano do Plano Nacional de Educação: Desafios.
Transcrição da apresentação:

O financiamento da educação e o Regime de Colaboração 1º ano do Plano Nacional de Educação: Desafios e Perspectivas O financiamento da educação e o Regime de Colaboração Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/ CE Presidente da Undime

A Undime e os Planos Municipais de Educação A Undime atuou no processo de elaboração dos PME por meio de mobilização e formação dos Dirigentes Municipais de Educação e suas equipes técnicas em Fóruns Nacionais e Ciclo de Seminários e pelo ambiente virtual Conviva Educação. As seccionais da Undime também atuaram com as equipes da Sase/ MEC e Secretarias Estaduais de Educação.

A Undime e os Planos Municipais de Educação Esforço dos municípios e estados na elaboração dos seus planos decenais em um cenário desfavorável com referência à evolução das receitas.

Cenário Atual O que preocupa a Undime: redução de receitas próprias e de transferências; aumento contínuo das despesas, sobretudo dos gastos com pessoal; saturação do modelo do Fundeb; colapso no financiamento da educação pública municipal.

Cenário Atual 1. redução dos recursos do Fundeb, em alguns municípios com acentuadas percas em função da diminuição de receitas decorrente da conjuntura econômica e da queda de matrículas; 2. crescimento do valor do Piso acima da inflação, do salário mínimo e das receitas do próprio Fundeb; 3. comprometimento do Fundeb, quase na sua totalidade, com gasto com pessoal, gerando um desequilíbrio em sua concepção inicial: 60% (mínimo) para profissionais do magistério e 40% para manutenção e desenvolvimento; 4. não complementação do valor do Piso pela União, no volume de recursos necessários para suportar os reajustes anuais do referido Piso;

Cenário Atual 5. demanda por parte dos sindicatos para concessão do percentual de reajuste do Piso estendido de forma linear a todos os níveis da carreira, provocando o estrangulamento dos atuais planos; 6. dificuldades de ordem financeira por parte de alguns municípios para implementação do Piso e do 1/3 de hora- atividade; 7. forte tensão entre sindicados e a gestão nos municípios, desviando o foco das discussões dos macro problemas estruturais da União; 8. empecilhos impostos pelos limites da LRF dificultam o cumprimento da Lei do Piso.

Desafios do PNE e PME Metas do PNE cuja implementação passa pelos municípios: 1. universalização da Pré-Escola (2016); 2. ampliação em 50% da oferta de matrícula em Creches (até 2024); 3. garantir a alfabetização na idade certa; 4. erradicação do analfabetismo; 5. cumprimento da Lei do Piso (salário, carreira e hora atividade); 6. melhoria da qualidade da educação e dos índices do Ideb; 7. garantia da inclusão; 8. promoção da equidade.

Demandas prioritárias Injeção de novos recursos a curtíssimo prazo; regulamentação do CAQi e do CAQ, definindo a real necessidade de recursos para custeio da educação a partir de critérios técnicos e com a destinação direta dos novos recursos via contas do Fundeb de municípios e estados; homologação do Parecer 8/10 do CNE; complementação do Fundeb pela União para além dos 10% mínimos, contemplando mais estados e municípios; regulamentação da distribuição dos royalties e do Fundo Social do Pré-Sal, já recolhidos, repassando parte desses recursos diretamente aos municípios;

Demandas prioritárias regulamentação dos mecanismos de reajuste do Piso de forma sustentável e que assegure a valorização contínua dos profissionais da educação; instalação de Fórum Permanente para acompanhar a atualização do piso do magistério e mediar conflitos; Implantação de política nacional de formação continuada para os profissionais da educação de outros segmentos que não os do magistério; implementação do Sistema Nacional de Educação; regulamentação do Regime de Colaboração, definindo papéis e responsabilidades, inclusive financeiras; aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional.

https://twitter.com/undime Obrigado! undimenacional@undime.org.br www.undime.org.br https://www.facebook.com/undime https://twitter.com/undime https://www.youtube.com/user/undimenac