PARA QUEM ACREDITA E SE IMPORTA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INCLUSÃO ESCOLAR Marta estela Borgmann UNIJUI –
Advertisements

Que trata de alunos com altas habilidades/superdotação
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SISTEMA ESTADUAL DE REGISTRO ESCOLAR
ADAPTAÇÕES CURRICULARES
08/08/2007 Ana Silvia Rosana Ferraz
INCLUSÃO:A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
1ª REUNIÃO 2011 SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Deficiência Sensorial
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
Legislação.
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
A PERGUNTA INICIAL: Estamos promovendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
Política Nacional de Educação Especial na
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
EDUCAÇÃO ESPECIAL CLASSES CONVENIADAS.
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
Secretaria Municipal de Educação de Esmeralda
Portadores de Necessidades Especiais e as Tecnologias
EDUCAÇÃO ESPECIAL TGD (Autismo, Rett, Asperger, TID, TDI)
PROJECTO PSICOTERAPIA NA ESCOLA
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Avaliação Psicopedagógica
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
Escola de Educação Especial Sol Nascente/APAE-Itajubá MG
BOM DIA.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Conferência Municipal de Educação
Manual Informativo Sobre Inclusão
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Questionário Nome Número USP Telefones para contato.
Ensino superior acessível: desafios do desenho universal.
Mudanças na LDB e Projetos de Lei em Andamento Novembro 2014.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
AEE, PPP e acessibilidade na escola
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
Campina Grande Outubro 2015
Políticas Públicas de promoção à educação Inclusiva
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
São profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, bem como dedicam-se ao ensino e a pesquisa na interface Psicologia e Educação. As.
SHEILA DE QUADROS UZÊDA Doutoranda em Educação pela UFBA
História, legislação e Políticas Públicas Santos, 2012
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
São aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
O DESAFIO DA INCLUSÃO E NOVASTÉCNICAS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ Textos: Ef. 3: 8-10; 1 Cor. 1:24; At. 2:
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Sentido da Educação Inclusiva Profa. Dra. Rosângela Machado.
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

PARA QUEM ACREDITA E SE IMPORTA

INCLUSÃO: CONCEITO É O PROCESSO QUE PROMOVE A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, OU, QUE POR OUTRAS RAZÕES ESTEJAM AFASTADAS (TEMPORÁRIA OU PERMANENTEMENTE) DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

INCLUSÃO: JUSTIFICATIVA O Projeto de Inclusão na EBD se Justifica pela exclusão dos seguintes grupos de pessoas: - Enfermos - Anciãos - Presos - Profissionais - Estudantes - Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais

INCLUSÃO: POSSIBILIDADE O Projeto de Inclusão na EBD é possível na medida que: - Acontece uma tomada de consciência pela liderança da igreja, liderança da EBD, professores, alunos e irmãos em geral; - Um levantamento da realidade excludente é realizado; - Um Plano de Ação é Estabelecido; - Especialistas e leigos são envolvidos

- A resistência às mudanças (é inovação); INCLUSÃO: BARREIRAS As principais barreiras na implantação de um projeto inclusivo na EBD são: - A resistência às mudanças (é inovação); - O comodismo (é mais trabalho); - O pessimismo (é tempo e causa perdidos); - O miopismo (é desnecessário); - A indiferença (tanto faz)

EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONCEITO A Educação Especial é definida como uma modalidade de educação escolar direcionada para as “pessoas com necessidades educacionais especiais” (Declaração de Salamanca/1994). Todas as faixas etárias e níveis de ensino são contemplados nesta modalidade de educação (LDBEN 9394/96).

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIAL NA EBD O Atendimento Educacional Especial pela Escola Dominical pode acontecer em: - Classes comuns; - Classes especiais; - Fora do espaço escolar (onde houver pessoas com necessidades educacionais especiais)

OS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Os PNEE são aqueles que apresentam: - Distúrbios de Aprendizagem (dislexia, discalculia, disgrafia); - Distúrbios da Comunicação (fala e linguagem); - Deficiência Intelectual (retardo mental e síndromes); - Superdotação ou Altas habilidades; - Distúrbios Emocionais ou Comportamentais (agressividade, hiperatividade, retração, TDAH) - Deficiência Física (monoplegia, diplegia, triplegia, tetraplegia, paraplegia); - Doenças Crônicas (asma, fibrose cística, diabete, câncer infantil, hemofilia, anemia) - Doenças Infecciosas (AIDS)

OS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS - Deficiência Física (monoplegia, diplegia, triplegia, tetraplegia, paraplegia); - Doenças Crônicas (asma, fibrose cística, diabete, câncer infantil, hemofilia, anemia) - Doenças Infecciosas (AIDS) - Surdez e Deficiência Auditiva; - Baixa Visão e Cegueira; - Transtornos do Espectro Autístico (transtorno autístico, transtorno desintegrativo, transtorno de Asperger, Transtorno de Rett); - Deficiências Múltiplas (surdocegueira, traumatismo cranioencefálico)

INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: VÍDEO

AUTISMO: VÍDEO

REFLEXÃO: SER ESPECIAL Ser especial não é ser menos, é ser tanto quanto Ser especial não é ser incapaz, é ser possível Ser especial não é ser imperfeito, é ser humano Ser especial não é ser coisa, é ser gente

REFLEXÃO: SER ESPECIAL Gente que ri e que chora Gente que sente e deseja Gente que perde e conquista Gente que ama e é amado Simplesmente, apaixonadamente, maravilhosamente gente. (Por Altair Germano)

BLOG www.escoladominicalinclusiva.com